O uso da tecnologia para aumentar a produtividade e reduzir custos nas empresas
Investir em períodos de crise é complicado, mas se é certo que haverá retorno com a redução de custos, trata-se de uma boa saída. Para aprimorar a gestão, reduzir gargalos e, desta forma, ampliar as margens, empresas de todos os portes têm lançado mão do uso de softwares que facilitam desde o gerenciamento de pessoas a estoques e caixa. Tais ferramentas permitem o aprimoramento dos métodos e processos internos e, desta forma, aumentam a produtividade e impactam diretamente nos resultados.
Existem, por exemplo, plataformas que permitem aos envolvidos em um projeto, processo ou gestão conhecer, em tempo real, cada uma das tarefas que compõe o todo, status, prazos e responsáveis por cada etapa. Quando o papel de cada um é claro e todos estão cientes sobre o que devem fazer, a vida do gestor fica bem mais fácil, já que pode, com maior rapidez, delegar tarefas e acompanhar o desempenho de cada gestor. Dessa forma, é possível dedicar menos tempo ao cotidiano e se centrar na estratégia do negócio.
Há ferramentas que possibilitam a centralização de todos os dados em uma única plataforma. Para um departamento de RH, por exemplo, possibilita que o desempenho de cada colaborador seja acompanhado por períodos determinados, que se compare a performance de diferentes integrantes da equipe, sua posição na folha salarial, além de, na mesma plataforma, divulgar comunicados e a disponibilização dos regulamentos internos.
Na hora de avaliar o custo-benefício do investimento, é preciso ter em mente que duas coisas são preciosas dentro da organização: pessoas e tempo. Ao delegar para a tecnologia tarefas que não precisam da expertise de um profissional, ganha-se os dois. O colaborador deixa de se sentir desvalorizado ao ter que realizar mais mecânicas para se voltar a questões mais importantes. Do outro lado, a tecnologia agiliza os processos e reduz possíveis erros, ampliando a produtividade. Algumas soluções, que são mais acessíveis do que se imagina podem gerar benefícios muito maiores do que o investimento inicial. Para isso, basta estar atento aos lançamentos do mercado e verificar quais são as soluções ideais para seu negócio.