O que os introvertidos podem trazer para o local de trabalho?

O que os introvertidos podem trazer para o local de trabalho?

Ao contrário da crença popular, a extroversão nem sempre é a chave para o sucesso no local de trabalho. Muitas pessoas hoje em dia se identificam fortemente com o fato de serem introvertidas, tanto que um terço a metade da população acredita ser introvertida.

A introversão é considerada um traço de personalidade importante entre psicólogos e coaches comportamentais. Do outro lado do espectro da extroversão, pessoas introvertidas têm uma tendência a se concentrar em seus próprios pensamentos, sentimentos e humores internos em vez de buscar outros para estimular sua atenção como extrovertidos. Em outras palavras, quando extrovertidos adquirem energia ao socializar com outros, introvertidos têm que gastar sua energia e trabalhar mais para serem gregários. É por essa razão que a introversão é confundida com timidez ou ser solitário, mas realmente esses são equívocos comuns. Muitos introvertidos podem, de fato, socializar facilmente com outros, mas eles simplesmente preferem não fazer isso. Introvertidos geralmente permanecem mais reservados e introspectivos do que extrovertidos, mantendo apenas alguns relacionamentos próximos e frequentemente pensando antes de falar.

O que os introvertidos podem trazer para o local de trabalho?


1. Introvertidos são reflexivos
Os introvertidos geralmente têm um comportamento muito calmo e reflexivo. Eles pensam antes de agir, o que significa que são analíticos e levam tempo para refletir sobre o que está acontecendo ao seu redor. Em reuniões ou sessões de brainstorming, os introvertidos geralmente tendem a contribuir com ideias pensadas, atenciosas e produtivas. Esse atributo também pode ser extremamente benéfico quando o local de trabalho se torna tenso e estressante, pois os introvertidos têm a capacidade de permanecer compostos e bem fundamentados.

2. Introvertidos se sentem confortáveis ​​trabalhando sozinhos
Os introvertidos acreditam fortemente em ser autônomos e autogerenciar seus próprios projetos. Isso significa que funcionários introvertidos são frequentemente extremamente automotivados; eles não dependem de outras pessoas para inspirá-los e podem tomar a iniciativa sem buscar consistentemente a opinião de seu gerente. Ter introvertidos independentes dentro da força de trabalho torna mais fácil para sua empresa delegar tarefas, confiar que elas serão concluídas a tempo e, consequentemente, focar em outras áreas de produtividade que exigem mais atenção.

3. Introvertidos são bons ouvintes
Uma boa comunicação é essencial para todo local de trabalho bem-sucedido, e a chave para uma boa comunicação é ter a capacidade de ouvir os outros. Embora os introvertidos possam parecer desinteressados ​​ou hesitantes, eles provaram ser excelentes ouvintes e são extremamente atenciosos com seus colegas de trabalho, sempre dando total atenção a quem estão falando. Ter essa capacidade significa que os funcionários introvertidos podem construir excelentes relacionamentos individuais com seus colegas e estão interessados ​​em criar uma rede de equipe colaborativa.

4. Introvertidos podem ser grandes líderes
Os introvertidos valorizam fazer parte de uma equipe unida. Em vez de perseguir suas próprias ambições pessoais, os introvertidos geralmente permanecem focados nas metas da empresa e são motivados a ver a equipe ter sucesso. Embora mais de 60% dos principais executivos em todo o mundo sejam extrovertidos, um estudo concordou que líderes extrovertidos podem realmente ser uma "responsabilidade para o desempenho de uma empresa", principalmente se seus seguidores também forem extrovertidos. A razão para isso é que indivíduos extrovertidos podem estar tão interessados ​​em contribuir com ideias que deixam de ouvir a opinião dos outros. Líderes introvertidos , por outro lado, não são ameaçados ou não receptivos a funcionários proativos, mas procuram aceitá-los.

5. Introvertidos fornecem um equilíbrio
Extrovertidos têm uma tendência a serem extrovertidos e animados. Eles buscam desenvolver amizades e gostam de ser o centro das atenções, enquanto introvertidos são frequentemente o oposto completo. É por esta razão que é essencial ter um binário complementar entre ambas as qualidades. Por exemplo, os introvertidos pensativos garantem que uma gama de ideias esteja sendo considerada pelos extrovertidos animados, enquanto os extrovertidos orientados para a ação aumentam o entusiasmo e encorajam os introvertidos a socializar com os outros. Fornecer este equilíbrio provou criar uma força de trabalho mais bem-sucedida e produtiva, onde cada indivíduo se sente confortável e tem a oportunidade de prosperar.

Se você estiver ciente de suas intuições, os introvertidos podem ser um grande trunfo para seu local de trabalho. Aproveite ao máximo os pontos fortes dos introvertidos – essas são as pessoas que podem ajudá-lo a pensar profundamente, criar estratégias, resolver problemas complexos e identificar canários em sua mina de carvão. Então, o que você está esperando? Agora é a hora de abraçar o poder de sua força de trabalho introvertida!

 

Desenvolva e ofereça treinamento em habilidades sociais de vendas com a JP&F Consultoria
Neste ponto, você sabe por que as soft skills são tão cruciais para o sucesso em vendas e quais delas os vendedores precisam. Mas e como ensinar habilidades de vendas?

Equipes de vendas eficazes devem combinar o poder das hard skills e soft skills. Do conhecimento do produto à resolução de problemas, as soft skills para vendedores são essenciais para o sucesso da sua empresa. Para garantir que seus representantes de vendas tenham o conjunto certo de habilidades, faça uma parceria com a JPeF Consultoria

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe #Inteligência #emocional #InCompany #Comportamental #uberlandia #araguari #mg #Go #Técnico  #Onboarding  #Integração  #Motivacional  #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #caldas #novas #catalão #uberaba #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #recrutamento #Seleção #Recruiter #TI #Tecnologia #projetos #processo #cultura #Sales #Enablement #vendas #capacitação #B2B #B2 #TI Tecnologia #sistema #Software

Compartilhe esse artigo: