O que falar em uma entrevista de emprego?
Ao aprender a entrevistar bem, aprender a elaborar respostas concisas e pontuais é primordial. Um dos erros mais comuns que os candidatos cometem quando começam a entrevistar é explicar demais. Embora seja importante dar respostas completas, nem todas as perguntas exigem um discurso de 15 minutos. Manter as respostas curtas e diretas transmitirá confiança e permitirá que o gerente de contratação dite a direção da entrevista. Lembre-se, se o gerente de contratação quiser mais informações, ele perguntará.
Não sinta necessidade de preencher pausas vazias com mais palavras
Os gerentes de contratação podem tirar um momento para fazer anotações ou reunir seus pensamentos antes de prosseguir com outra pergunta. Quando isso acontece, é importante que o candidato permaneça quieto, confiante e calmo durante a pausa. Preencher o silêncio com informações adicionais distrairá o gerente de contratação e indicará falta de confiança na resposta do candidato.
Reserve um momento para coletar uma resposta para evitar divagações
Ao contrário da crença popular, fazer uma pausa rápida depois que o gerente de contratação faz uma pergunta transmitirá reflexão, e não necessariamente que o candidato não sabe a resposta. A pausa rápida pode evitar que uma resposta de um minuto se transforme em uma resposta de três minutos. Quando uma resposta passa da marca de 90 segundos, é provável que o candidato tenha perdido a atenção do gerente de contratação.
Tenha em mente a agenda do gerente de contratação
Um gerente de contratação pode ter reservado apenas 45 minutos para entrevistar um candidato. Além disso, o gerente de contratação também pode ter 15 perguntas a fazer para passar pela entrevista. Levar cinco minutos para responder a cada pergunta não levará a uma entrevista bem-sucedida ou a conseguir o emprego. No início da entrevista, não tenha medo de perguntar ao gerente de contratação quanto tempo a entrevista deve durar.
Ser conciso não só exala confiança, mas também mostra que um candidato pode ser eficiente e eficaz. Essas habilidades podem distinguir um bom candidato de um candidato extraordinário, faça a diferença na sua próxima entrevista!
Quando solicitado, defenda agressivamente suas posições
Se um gerente de contratação pedir mais detalhes sobre uma resposta dada, aproveite a oportunidade para mostrar o pensamento que produziu a resposta. Vacilar em uma posição mostra ao gerente de contratação que o candidato não tem certeza de suas próprias respostas, a consistência é a chave. Se houver circunstâncias em que um candidato pode mudar de posição, fale sobre isso. Normalmente, um gerente de contratação pedirá mais informações quando estiver particularmente interessado no assunto, então esteja pronto para uma discussão proposital quando isso acontecer.
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.
#Industria #Financeira #Payments #Bancos #Serviços #Mercado #Financeiro #TI #Tecnologia #Tech #Recrutamento #Seleção #Contratação #Capitais #Recruiter #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #software #Projetos #gerenciamento #JP&F #JPEF #JPeF #Consultoria #Empresa #Negocios #RH #Recursos #Humanos #Software #SoftSkills #Hardskills #Gestão #Equipe