O que é software aplicativo: conceito e definição
O software aplicativo é um dos dois principais tipos de software. Ele executa tarefas específicas e é para o propósito dos requisitos dos usuários finais. Neste artigo, discutiremos as características, funções e tipos de software aplicativo.
O que é software aplicativo?
Quando um usuário interage com um pedaço de software diretamente, ele é conhecido como software aplicativo. É um programa de computador que executa funções educacionais, pessoais e comerciais específicas. Esse software geralmente é usado por usuários finais. Ele vem pré-construído com elementos que podem ser personalizados. Este é um tipo de programa de computador que executa certas funções e conclui as tarefas para as quais foi desenvolvido.
Tais aplicativos são compostos de um único código de programa ou grupo de programas. Eles podem ser operados com o mesmo fluxo de aplicativo e funções que um usuário final deve concluir. As tarefas em tais softwares são concluídas linha por linha com base nos requisitos do usuário. Eles aprimoram as capacidades dos computadores com tarefas dedicadas para cumprir tarefas comerciais.
Características do software aplicativo
A seguir estão os recursos do software aplicativo:
Deve ser acessível e criado tendo em mente o interesse dos usuários finais.
Uma das características importantes dos aplicativos de software é que deve haver um procedimento regular para correção de bugs.
Esses tipos de aplicativos de software devem ajudar os usuários a organizar informações de forma eficaz. Os usuários devem criar e manipular dados de forma eficiente usando esse software.
O software aplicativo deve ajudar no gerenciamento e modificação de bancos de dados .
Necessidade de software de aplicação/strong>
Os seguintes motivos destacam a necessidade de software aplicativo:
- O software aplicativo ajuda os usuários a executar tarefas e funções específicas de forma mais eficiente, automatizando processos repetitivos ou complexos. Isso pode economizar tempo, reduzir a probabilidade de erros humanos e melhorar o fluxo de trabalho geral.
- Eles fornecem ferramentas e recursos que permitem que os usuários realizem mais em menos tempo, melhorando sua produtividade geral. Isso pode incluir recursos como gerenciamento de tarefas, colaboração de documentos e análise de dados.
- O software aplicativo é projetado para abordar problemas ou necessidades específicas que usuários ou organizações enfrentam. Essas soluções especializadas podem ser projetadas conforme os requisitos exclusivos de uma indústria, negócio ou indivíduo em particular.
- Esses softwares podem fornecer recursos de análise de dados, visualização e relatórios, ajudando os usuários a tomar decisões mais informadas com base em informações precisas e atualizadas.
- Muitas soluções de software de aplicação permitem que os usuários compartilhem informações, coordenem tarefas e trabalhem juntos, melhorando a comunicação e a colaboração dentro de equipes ou organizações.
- Software aplicativo bem projetado oferece interfaces amigáveis ao usuário, o que simplifica a maneira como os usuários interagem com o software. Isso pode melhorar a satisfação do usuário e a adoção do software.
- O software aplicativo ajuda os usuários a armazenar, organizar e proteger seus dados. Isso garante a integridade e a confidencialidade de informações sensíveis. Isso pode incluir recursos como backup de dados, controles de acesso e criptografia.
- O software aplicativo fornece aos usuários a capacidade de recuperar, manipular e analisar dados conforme necessário, dando-lhes acesso às informações necessárias.
- O software de aplicação orientado a negócios ajuda as organizações a gerenciar diferentes aspectos de suas operações, incluindo contabilidade, gestão de estoque, gestão de relacionamento com o cliente e recursos humanos.
- O software aplicativo pode capacitar os usuários a explorar novas ideias, desenvolver novas soluções e ultrapassar os limites do que é possível, promovendo a inovação e a criatividade.
- Muitas soluções de software de aplicação podem ser personalizadas ou atualizadas para atender aos requisitos em evolução de usuários ou organizações, garantindo que o software permaneça relevante e útil ao longo do tempo.
Funções do software aplicativo
O software aplicativo tem as seguintes funções:
Verifica os usuários para autenticar sua identificação e senha. Depois disso, ele associa as autoridades apropriadas ao usuário. O software então valida a autoridade do usuário para executar operações dentro do aplicativo.
- Indica ao software do sistema sobre as áreas críticas nas quais o código compartilhado modifica os bancos de dados.
- Fornece uma interface gráfica ao usuário com base no sistema de janelas fornecido pelo sistema operacional .
- Lembra o histórico de entrada do usuário.
- Verifica a validade das entradas do usuário e informa o usuário sobre erros e inconsistências nos dados.
- Prepara documentos específicos para aplicações e permite a impressão de formulários formatados.
- Prepara a apresentação dos dados na forma de gráficos para que a análise possa ser feita facilmente.
Classificação de aplicações de software
Existem diferentes métodos para classificar software aplicativo. De acordo com considerações legais, tal software é classificado com uma abordagem de caixa preta sobre os direitos de usuários finais e assinantes. Ele também é classificado em termos da linguagem de programação na qual o código-fonte é escrito ou executado. Existem duas categorias principais de aplicativos de software: software de código fechado e de código aberto, bem como software livre e proprietário. Vamos aprender sobre esses tipos de software .
- Software proprietário: É um tipo de software que foi protegido por direitos autorais. Esse software impõe limites contra uso, modificação e distribuição impostos pelo desenvolvedor, fornecedor e editor. A propriedade desse software é retida pelo criador, e os usuários finais usam esse software sob condições predefinidas. É chamado de software de código fechado.
- Software de código aberto: é um software de computador lançado sob uma licença na qual o detentor dos direitos autorais concede direitos aos usuários para uso, estudo, alteração e distribuição do software e do código-fonte para qualquer pessoa.
Tipos de software de aplicação
Os seguintes são os diferentes tipos:
- Software de Processamento de Texto: É um tipo de software usado para formatar, embelezar e manipular texto. Os usuários podem alterar cores, fontes e estilos conforme sua escolha com o recurso de word art.
- Software de apresentação: Este software permite que você apresente pensamentos e ideias visualmente. Ele permite que você apresente informações na forma de slides. Os usuários podem tornar os slides interativos e informativos adicionando textos, tabelas, gráficos e imagens.
- Navegador da Web: Este tipo de software aplicativo é usado para navegar na internet. Ele permite que os usuários localizem e recuperem dados da web.
- Software multimídia: permite gravar e criar arquivos de áudio, imagens e vídeo. Este software de aplicativo é usado para edição de vídeo, animações e gráficos.
- Software de planilha: são usados para armazenar dados em formato tabular e executar aplicativos.
- Software gráfico: Esse software é usado para fazer alterações em animação , imagens e dados visuais. Consiste em diferentes softwares editoriais.
- Shareware: É um software comercial distribuído gratuitamente aos usuários e exige que o usuário pague para dar suporte ao software.
- Software de simulação: Tais aplicativos são amplamente usados para projetar equipamentos para trazer a máxima precisão no produto sem custos para modificação do processo. Ele fornece uma maneira pela qual projetos, planos e políticas alternativas podem ser avaliados em um sistema real.
- Freeware: Esses tipos de software estão disponíveis sem custo para uso. No entanto, os usuários não têm permissão para fazer nenhuma alteração no código-fonte do software. Não há direitos acordados, EULA ou licença. As regras são definidas pelo publicador.
Impacto do software aplicativo nos negócios
- Eficiência e produtividade: O software aplicativo ajuda as empresas a automatizar tarefas de rotina, levando ao aumento da eficiência e produtividade. Por exemplo, um software de planilha como o Microsoft Excel permite que as empresas gerenciem e analisem grandes quantidades de dados de forma rápida e precisa.
- Comunicação e colaboração: softwares como o Microsoft Teams ou o Slack permitem comunicação e colaboração eficazes entre os membros da equipe, mesmo que estejam localizados em diferentes partes do mundo.
- Gestão de relacionamento com o cliente (CRM): softwares de CRM como o Salesforce ajudam empresas a gerenciar seus relacionamentos com clientes, rastrear leads de vendas, fazer marketing para clientes e fornecer serviços pós-venda.
Impacto do software aplicativo na educação
- Aprendizagem interativa: software educacional pode tornar o aprendizado mais interativo, envolvente e divertido para os alunos. Por exemplo, aplicativos de aprendizagem de idiomas como Duolingo ou jogos educacionais podem aprimorar a experiência de aprendizagem.
- Acessibilidade: O software de e-learning torna a educação mais acessível para pessoas que podem não conseguir frequentar aulas tradicionais. Por exemplo, plataformas de cursos online permitem que as pessoas aprendam de qualquer lugar do mundo.
- Administração: O software de administração escolar ajuda as escolas a gerenciar dados dos alunos, monitorar o progresso dos alunos e se comunicar com pais e alunos.
Impacto do software aplicativo na vida diária
- Comunicação: Softwares como WhatsApp, Facebook Messenger ou Skype permitem que as pessoas se comuniquem com amigos e familiares de qualquer lugar do mundo.
- Entretenimento: as pessoas usam softwares como Netflix, Spotify ou YouTube para entretenimento.
- Informação: As pessoas usam navegadores como o Google Chrome ou Safari para acessar informações na internet.
- Finanças pessoais: aplicativos de finanças pessoais como Mint ou Personal Capital ajudam as pessoas a monitorar seus gastos, criar orçamentos e gerenciar suas finanças.
- Saúde e condicionamento físico: aplicativos de saúde e condicionamento físico como MyFitnessPal ou Fitbit ajudam as pessoas a monitorar suas metas de saúde e condicionamento físico.
Diferença entre software de sistema e software de aplicação
A principal diferença entre software de sistema e software de aplicativo está em suas funcionalidades.
- Enquanto o software do sistema controla o funcionamento interno do computador, os aplicativos de software direcionam o computador para executar comandos fornecidos pelo usuário. Isso inclui qualquer programa que processe dados para o usuário.
- Em comparação com o software de aplicação, o software de sistema é mais complexo.
- Enquanto o software do sistema é escrito em linguagens de baixo nível, o software aplicativo é escrito em linguagens de alto nível, como C++ e Java .
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F