O que é mapeamento de talentos?

O que é mapeamento de talentos?

Você pode ter ouvido falar de “roteiros de negócios” ao planejar estratégias para sua organização, mas o que é mapeamento de talentos? O processo de mapeamento de talentos se refere a como as empresas desenvolvem uma compreensão mais profunda dos recursos humanos que têm atualmente à disposição e fazem previsões sobre as necessidades futuras da empresa. O mapeamento de talentos no recrutamento precede o estágio de contratação e se concentra em uma avaliação das necessidades da organização para que a contratação possa prosseguir adequadamente em vez de apressar o processo de contratação no último minuto quando as demandas da organização aumentam repentinamente.

O que é mapeamento de talentos?
O mapeamento de talentos é o processo de reunir dados de várias fontes dentro da organização e avaliar as necessidades de talentos para cada ala da empresa, tanto no presente quanto no futuro imediato. Assim como um mapa físico nos dá uma visão geral da área ao seu redor, um mapa de talentos pode ser usado para expor todas as informações sobre sua força de trabalho em um só lugar. Ele se concentra em uma avaliação realista de sua força de trabalho e dos talentos existentes que você espera reter, permitindo que você planeje com antecedência suas necessidades de contratação, mas também auxiliando na elaboração de estratégias de retenção para a manutenção de sua força de trabalho.

Entender o que é mapeamento de talentos e como ele funciona não só lhe dá uma boa ideia de seus próprios planos para as funções de trabalho em sua organização, mas também permite que você defina planos para mobilidade interna, o que é útil para mostrar aos principais talentos como eles podem esperar crescer dentro de sua organização sem ver oportunidades de fora. O mapeamento de talentos no recrutamento precisa ser considerado tão seriamente quanto os planos da empresa para o dimensionamento de negócios ou produtos.

O processo de mapeamento de talentos é frequentemente terceirizado para ser tratado por empresas e agências externas, mas também pode ser tratado internamente, desde que a organização consiga poupar recursos para montar uma equipe de aquisição de talentos que possa concentrar sua energia no planejamento de recrutamento . Ao planejar as necessidades de longo prazo, também haverá constantemente vagas se abrindo dentro de uma organização, pois alguns membros da equipe se mudam ou não são adequados para a organização e precisam ser demitidos. Contratar com base na necessidade é inevitável, não importa quanto planejamento esteja envolvido. No entanto, com uma equipe atualizando constantemente as descrições de cargos, explorando novas plataformas de contratação e refinando dedicadamente os processos de teste e contratação, a qualidade dos candidatos contratados também melhora drasticamente.

Benefícios do mapeamento de talentos — você deve priorizá-lo?
Depois que você for capaz de responder à pergunta, “ O que é mapeamento de talentos? ”, você pode se perguntar, “ Eu realmente deveria investir em mapeamento de talentos para minha organização? ” Sim! Sua empresa não crescerá sem seu pessoal e mesmo que você encontre algum nível de sucesso, ela permanecerá instável. Os benefícios do mapeamento de talentos incluem:

  • Acelerando o tempo de contratação, desde a publicação de uma vaga até a integração de um funcionário
  • Melhorar a retenção de funcionários existentes
  • Usando a mobilidade interna para reter talentos e maximizar todo o seu potencial
  • Atrair os melhores talentos que sejam adequados à organização
  • Desviar a força de trabalho existente para funções alinhadas às suas capacidades em vez de demitir
  • Contratação eficiente no momento certo para garantir que sua força de trabalho não seja pressionada além da capacidade de trabalho
  • Identificar lacunas na força de trabalho e as etapas necessárias para fechar o ciclo
  • Priorizar as funções que precisam ser preenchidas primeiro em vez de várias contratações simultâneas inadequadas
  • Permitir que a contratação acompanhe o crescimento da empresa em vez de gastar recursos e contratar muito cedo 
  • Permitir que as funções existentes sejam atualizadas constantemente e que novas funções sejam criadas de acordo com as necessidades e o crescimento da empresa.

Processo de Mapeamento de Talentos — Redefinindo o Ciclo de Contratação
Priorizar o mapeamento de talentos no recrutamento é essencial para que sua empresa cresça de forma constante, mas isso não significa que você tenha que gastar todo o seu orçamento de uma só vez. Se sua empresa não estiver em condições de financiar uma revisão completa do seu processo de contratação, então não há problema em começar pequeno e dedicar algum tempo para pelo menos considerar a força de trabalho atual e as necessidades futuras da sua organização para que você possa lentamente começar a reservar recursos para um investimento mais significativo e atualizar mais tarde no ano fiscal. A conscientização é o primeiro passo e o resto pode ser escalonado ao longo do tempo.

Crie Descrições de Candidatos Ideais 
Cada função pode ter um conjunto diferente de critérios que tornam um candidato adequado para a função, mas cada empresa também terá um conjunto abrangente de valores e descrições que farão de um candidato uma boa opção para a cultura da empresa. Todas as contratações que acontecem dentro da organização devem seguir o modelo para garantir que todas as contratações correspondam ao que a organização está procurando em seus funcionários, ao mesmo tempo em que consideram as necessidades de cada função. Para que isso aconteça uniformemente, a empresa precisa gastar algum tempo identificando os candidatos ideais que deseja em sua organização e estabelecendo uma visão geral detalhada dessas qualidades em cada domínio.

Após isso, um modelo de candidato ideal pode ser criado para cada função de trabalho também, para tornar mais fácil para a equipe de recrutamento dizer se um candidato deve ser considerado para processamento posterior. Dos gerentes aos próprios funcionários, o feedback pode ser coletado para entender bem a função de trabalho e garantir que os conjuntos de habilidades e qualidades corretos estejam sendo priorizados para o processo de mapeamento de talentos.

Avalie tanto a empresa quanto os concorrentes
Uma revisão completa da força de trabalho existente e uma atualização constante desses registros são sempre benéficas. Considere cada funcionário e suas experiências passadas, seu tempo na organização, seus níveis de produtividade, seu potencial de crescimento e todas as outras facetas que detalham seu tempo dentro da organização. Isso fornece uma base firme para avaliar se você deseja manter esses funcionários nessas funções ou considerar movê-los para outras tarefas. Os funcionários que devem receber uma promoção precisarão receber atualizações ativas sobre esses detalhes, assegurando-os do interesse de seu empregador em seu bem-estar.

Junto com as revisões internas, as organizações também devem considerar o que seus concorrentes estão fazendo e suas estratégias também. Primeiramente, isso as ajudará a corresponder ao que é o padrão da indústria e fornecer ofertas competitivas a potenciais recrutas , para manter uma posição firme dentro da indústria. Além disso, isso também as ajudará a elaborar novas estratégias e desenvolver uma abordagem mais abrangente para o mapeamento de talentos no recrutamento , adicionando detalhes aos seus planos de longo prazo e definindo o que é necessário para eles investirem ao longo do tempo.

Envolva-se ativamente com a equipe de contratação
Ter uma equipe que saiba o que é mapeamento de talentos pode ser muito benéfico para a empresa, mas esse departamento não pode trabalhar isoladamente para planejar as necessidades de recrutamento da empresa. Sim, eles podem ser capazes de elaborar uma estratégia eficiente para contratações diversas e manter perfis de candidatos em potencial prontos para cada função, mas sem saber para onde a empresa está indo nos próximos dois anos ou quais escolhas os líderes farão para o futuro da empresa, eles nunca estarão totalmente preparados para ajudar a organização. Se eles não estiverem em contato constante com os gerentes que supervisionam as novas contratações, eles não serão capazes de planejar com antecedência as lacunas de habilidades em sua força de trabalho atual ou estar cientes dos conjuntos de habilidades e talentos em demanda que eles precisam priorizar para futuras contratações. Toda a organização precisa estar ciente do que é mapeamento de talentos e como eles podem contribuir individualmente para isso também.

Escolha a tecnologia de gestão apropriada
Reuniões passadas curvadas sobre documentos físicos estão se tornando cada vez mais uma coisa do passado e a tecnologia está constantemente avançando para simplificar o processo de avaliação de dados para todos. Várias formas de tecnologia de gerenciamento podem ajudar a consolidar dados de funcionários e obter uma visão geral da força de trabalho rapidamente. Essas ferramentas também podem fornecer várias estatísticas e pontos de dados que podem ser usados ​​para obter o máximo de benefícios do processo de mapeamento de talentos . Certifique-se de estar ciente de todas as informações que essas ferramentas de gerenciamento podem oferecer e verifique se a equipe de recrutamento está totalmente treinada para aproveitar ao máximo a plataforma na qual você escolheu investir.

Gerar um pool de candidatos
Uma etapa e resultado inevitável do mapeamento de talentos é a criação de um banco de dados de candidatos em potencial que podem atender às necessidades da sua empresa quando oportunidades de contratação surgirem no futuro. Isso pode garantir que os candidatos ideais sejam encontrados para cada função e em um ritmo muito mais rápido do que reiniciar o processo de contratação do primeiro estágio. Esse banco de dados de candidatos passivos cria um conjunto confiável de candidatos para selecionar, tornando o processo de contratação muito mais eficiente. A geração de uma reserva de candidatos pode ocorrer de muitas maneiras diferentes. Uma maneira é identificar fontes onde os melhores candidatos da sua organização foram contratados atualmente e aproveitar os recursos para ter uma ideia dos candidatos disponíveis na mesma plataforma. Se houver outros candidatos semelhantes procurando ativamente por empregos pelo mesmo canal, considere priorizar essa plataforma durante o recrutamento. Além disso, explore plataformas de nicho onde aqueles com os conjuntos de habilidades necessários exibam suas capacidades e recorram regularmente a essas plataformas para contratação também. Em muitas situações, pedir aos funcionários existentes que tragam seus contatos para vagas de emprego também fornece uma reserva de currículos de candidatos que podem ser do mesmo calibre que seus funcionários, portanto, não descarte essa via ao considerar seu conjunto de candidatos.

Se você tem vários candidatos talentosos se candidatando para uma vaga, mas apenas algumas vagas de emprego, considere priorizar esses candidatos durante o próximo ciclo de contratação, apenas para verificar se eles estão abertos para assumir a vaga. Isso não só ajudará a cortar o processo de identificar e entrevistar candidatos novamente, mas também garantirá que sua empresa construa sua reputação como um espaço para oportunidades.

Refinar funções de trabalho existentes
O processo de mapeamento de talentos é dinâmico e precisa continuar evoluindo com o tempo e as necessidades ativas da empresa. Embora um plano de longo prazo seja o objetivo da jornada de mapeamento de talentos , novas tangentes surgirão e a equipe de recrutamento precisa ser capaz de se adaptar para atender aos requisitos da empresa. Mesmo sem nenhuma mudança inesperada, as empresas devem considerar sua descrição de cargo existente e refiná-la para refletir a função real dentro da empresa. Um funcionário que é contratado para uma tarefa geralmente descobre que suas atribuições estão se expandindo ao longo do tempo e isso deve ser refletido na função também, para que os novos contratados estejam cientes de sua função e para que a equipe de recrutamento saiba procurar essas habilidades adicionais.

As organizações precisam analisar cuidadosamente os exemplos e técnicas de mapeamento de talentos para ter uma boa noção de quais estratégias podem adotar para sua organização.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos

Compartilhe esse artigo: