O que é gamificação? E como ele pode ajudar no ambiente de trabalho
A gamificação - uso de conceitos conhecidos de games para motivar pessoas em busca de um objetivo - tem sido cada vez mais utilizada no ambiente de trabalho para estimular a produção, competitividade e o espírito de colaboração entre os funcionários. Até mesmo grandes organizações têm utilizado a ferramenta, que envolve o uso de estratégias de jogos em contextos diversos para estimular a participação de colaboradores, gerar interesse e atingir objetivos específicos por meio de ações lúdicas.
O processo envolve o uso desde conceitos simples, como regras, pontuação e recompensas, aos mais sofisticados, que levem ao aumento da motivação e façam os colaboradores buscarem a sensação de conquista. A gamificação pode ser empregada individualmente ou para inspirar o espírito de equipe. A busca é pela motivação e inspiração das pessoas, por meio do estabelecimento de metas e recompensas. Neste sentido, os funcionários são encorajados a buscar falhas nos processos, aumentarem a produtividade e atingirem as metas.
Apesar dos benefícios, sua implantação não é complicada: basta o estabelecimento dos objetivos e das recompensas. Antes de sua implantação, o gestor deve avaliar os pontos fracos da organização e traçar os objetivos da gamificação, que devem estar sempre alinhados aos ideais da sua empresa. Além disso, é preciso lançar mão de desafios cada vez maiores cujo ganho seja proporcional ao esforço.
A prática aumenta o engajamento dos funcionários ao inspirar maior comprometimento com os desafios propostos. Outro benefício é o direcionamento da equipe para metas específicas e a criação de um ambiente de trabalho mais dinâmico e menos entediante. Para isso, a gamificação precisa ter objetivos e estratégias bem definidos e não ser apenas uma solução para acobertar os problemas da equipe. Além disso, é necessário que haja a mensuração dos resultados e que as recompensas oferecidas sejam atrativas aos colaboradores.
A gamificação estimula o aprendizado, o trabalho em equipe e aumenta a motivação, desde que seja elaborado de forma estratégica e não aleatória. A metodologia pode ser empregada nos mais diversos segmentos produtivos, com resultados positivos. Buscar exemplos entre as grandes companhias pode ser um primeiro passo para a implantação do processo.