O que é estresse no trabalho?
O estresse no local de trabalho é uma grande preocupação para empresas e gestores — e é um problema que não vai desaparecer. De questões políticas e sociais mais amplas a frustrações organizacionais, o estresse no local de trabalho é inevitável para quase todos os funcionários em algum momento. Todos nós ficamos estressados em algum momento. Mas os gestores precisam estar cientes dos níveis de estresse na equipe, além de ficarem de olho nos indivíduos que podem estar caminhando para o burnout . Parece simples, mas a realidade é muito mais complexa. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!
Neste guia, exploraremos estratégias práticas para lidar com o estresse no trabalho, das mais práticas às mais criativas. Também discutiremos os próprios gestores e por que é tão importante que eles se avaliem e mantenham seu próprio bem-estar em dia.
14 dicas úteis para lidar com o estresse no trabalho e criar equipes mais equilibradas
Lidar com o estresse no ambiente de trabalho exige uma abordagem proativa. Pode também exigir um toque criativo. O que funciona para uma organização pode não funcionar para outra.
Abaixo estão quatorze dicas práticas que podem ajudar você a criar um ambiente mais equilibrado e produtivo — algumas são mais práticas e tradicionais, enquanto outras são mais inovadoras e progressistas.
Considere o que é melhor para você e para a cultura da sua empresa antes de elaborar um plano de ação:
- Promova linhas de comunicação abertas
Esta pode parecer uma dica óbvia, mas certamente vale a pena ressaltar. Uma boa comunicação pode contribuir muito para aliviar as causas de estresse e frustração no ambiente de trabalho.
Incentive os membros da equipe a discutir suas preocupações sem medo de julgamento. Contatos regulares — tanto formais (por meio de pesquisas com funcionários , por exemplo) quanto informais (encontros informais entre gerente e funcionário) — ajudam os funcionários a se sentirem ouvidos e valorizados. A escuta ativa demonstra empatia e gera confiança, o que pode reduzir o estresse e evitar que os problemas se agravem. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.
- Defina metas e expectativas realistas
Expectativas pouco claras ou irrealistas podem deixar os funcionários sobrecarregados. Como você está se saindo ao definir cargas de trabalho realistas? Nossos dados de referência mostram que apenas 64% dos funcionários sentem que conseguem lidar confortavelmente com sua carga de trabalho , enquanto os demais sentem que estão se esforçando para acompanhar.
Trabalhe com seus funcionários para definir objetivos e prazos claros e alcançáveis, e para garantir que eles saibam o que se espera deles. Priorizar tarefas e alinhar metas com recursos pode aliviar significativamente as pressões no ambiente de trabalho.
- Ofereça opções de trabalho flexíveis
Flexibilidade no horário de trabalho ou regimes de trabalho remoto podem aliviar o estresse de funcionários que conciliam responsabilidades pessoais e profissionais. Pesquisas mostram que oferecer flexibilidade reduz o burnout e melhora o bem-estar geral.
- Fornecer treinamento e recursos
O estresse pode surgir quando os funcionários se sentem mal preparados para desempenhar suas funções — seja por falta de treinamento ou por equipamentos inadequados. Nossos dados mostram que até 32% dos funcionários não recebem o treinamento e o desenvolvimento necessários para desempenhar suas funções.
Equipe sua equipe com as ferramentas e o conhecimento necessários para gerenciar suas cargas de trabalho com eficácia. Sessões de treinamento sobre gestão de tempo, mindfulness ou gerenciamento de estresse podem ser particularmente úteis.
- Reconheça e recompense o esforço
Reconhecer o trabalho árduo dos funcionários pode aumentar o moral e a motivação. Um simples bilhete de agradecimento, um reconhecimento público ou até mesmo pequenas recompensas podem contribuir significativamente para reduzir os níveis de estresse e criar um ambiente positivo.
- Incentive pausas e folgas
Passar mais tempo sentado não é sinal de trabalho de qualidade! Todos nós precisamos de tempo para descansar e nos recuperar. Isso nos dá um respiro e uma perspectiva muito necessários, permitindo que nossos níveis de estresse se equilibrem.
Os gestores devem dar o exemplo, fazendo pausas e incentivando a equipe a se afastar da mesa de vez em quando — principalmente na hora do almoço. Férias regulares são igualmente importantes — os funcionários devem se sentir à vontade para tirar as férias que lhes são devidas.
- Monitore as cargas de trabalho e ajuste quando necessário
Preste muita atenção à carga de trabalho da sua equipe e redistribua as tarefas caso alguém pareça sobrecarregado. Revisar as responsabilidades regularmente garante uma distribuição mais equilibrada e reduz o risco de burnout na equipe.
- Aproveite a realidade aumentada (RA) para gerenciamento imersivo do estresse
A tecnologia mudou nosso ambiente de trabalho para melhor — vimos nos últimos anos a diferença que a IA está fazendo em termos de produtividade e desempenho. A IA também está sendo usada para aumentar o engajamento dos funcionários . Algumas empresas realmente inovadoras estão usando outra forma de tecnologia avançada para ajudar a reduzir os níveis de estresse em suas empresas.
A RA pode ser usada para gerenciamento de estresse, oferecendo escapes virtuais relaxantes ou simulações de treinamento para preparar os funcionários para cenários estressantes em um ambiente de baixa pressão. Esse uso criativo da tecnologia gera engajamento e reduz a ansiedade no local de trabalho.
- Transforme atividades mundanas em um jogo
A gamificação pode adicionar diversão e reduzir o estresse no trabalho. Por exemplo, algumas organizações usam caças ao tesouro digitais interativas para incentivar a colaboração em equipe e injetar leveza ao dia de trabalho. As equipes podem competir para resolver problemas ou explorar os valores da empresa de forma lúdica, fortalecendo a camaradagem e aliviando a tensão.
- Ofereça práticas de atenção plena adaptadas às equipes
A iniciativa " gPause " do Google incentiva os funcionários a praticar a atenção plena juntos, como exercícios de respiração em grupo ou sessões curtas de meditação. Essa abordagem colaborativa fortalece a equipe, ao mesmo tempo que promove o relaxamento e o foco, proporcionando uma pausa nas rotinas estressantes.
- Integre a arteterapia ao dia de trabalho
Atividades criativas como oficinas de pintura, desenho ou contação de histórias podem proporcionar uma válvula de escape saudável para o estresse. A Pixar, por exemplo, incorpora exercícios de contação de histórias em suas sessões de formação de equipes para aprimorar a criatividade e a comunicação, reduzindo o estresse. Essas atividades também incentivam os funcionários a explorar a imaginação, criando um ambiente mais descontraído e inovador.
- Use o condicionamento físico como uma ferramenta de construção de equipe
A Reebok integra desafios de condicionamento físico, como aulas de CrossFit, à cultura do seu ambiente de trabalho. Essas iniciativas não só promovem a saúde física, mas também criam camaradagem, permitindo que as equipes se unam em torno de objetivos comuns e, ao mesmo tempo, combatam o estresse.
- Organize sessões de “compartilhamento de falhas”
Criar um espaço seguro para discutir falhas no local de trabalho pode ajudar a aliviar a pressão por um desempenho impecável, ao mesmo tempo em que contribui para a sensação geral de segurança psicológica dentro da organização. Por exemplo, as empresas podem realizar fóruns regulares onde funcionários e líderes compartilham abertamente erros e lições aprendidas, normalizando contratempos e incentivando a resiliência.
- Incentive micropausas com propósito
O blog da Calm destaca a importância de pausas intencionais, como sair para tomar um ar fresco por alguns minutos ou fazer um rápido exercício de relaxamento. Atividades como alongamento ou respiração profunda guiada podem revigorar os funcionários, deixando-os mais preparados para lidar com os desafios constantes.
O estresse do gerente também é um problema — certifique-se de cuidar de si mesmo
Como gestor, você não está imune ao estresse. Na verdade, você pode enfrentar desafios únicos, como mediar conflitos, atender às expectativas da liderança e dar supor. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.