O que é como funciona o Assessment

O que é como funciona o Assessment

O Assessment é uma ferramenta que permite traçar perfis comportamentais e é muito utilizado pelas empresas em processos seletivos. O mapeamento comportamental serve para identificar os pontos fortes dos colaboradores e aqueles que precisam ser aprimorados. Durante o processo, são avaliados vários traços do comportamento do candidato, inclusive como ele atua nas relações interpessoais, sua expectativa com relação à carreira e anseios. A ferramenta possibilita a identificação de aspectos importantes da personalidade da pessoa e demonstra quais precisam ser melhor trabalhados de forma a aprimorar o trabalho e até a vida pessoal, a fim de favorecer o sucesso profissional. Dessa forma, sua aplicação não deve se limitar ao momento da contratação.

Para a organização, o Assesment é de extrema importância. Basta perceber que os Recursos Humanos fazem parte do capital intelectual de uma empresa. Portanto, necessita de constante aprimoramento e valorização, com vistas à retenção de talentos. A técnica, além de provocar o desenvolvimento do colaborador, auxilia na escolha dos melhores talentos, já que ajuda na escolha dos profissionais que melhor se adequam à cultura da empresa. Outra aplicação da técnica é avaliar quem está preparado para ascensão na companhia.

Apesar de sua importância, a técnica de Assesment pode ser aplicada rapidamente. Inicia-se com a aplicação de um questionário prático e objetivo, composto por questões de múltipla escolha. Após esta etapa, deve-se realizar uma entrevista presencial.

As perguntas permitem que se conheça o comportamento da pessoa em determinadas situações e se ela consegue ser flexível para atender às diferentes demandas. O diagnóstico não avalia o desempenho do profissional em si, mas sim seu perfil, a fim de se obter um indicador de como será seu futuro na empresa.

O gestor precisa conhecer as vulnerabilidades e virtudes de seus colaboradores para saber com quem contar em determinadas situações, seja em momentos de crise ou de crescimento dos negócios. Neste sentido, a prática de Assesment é cada vez mais valorizada pelas corporações, seja pela praticidade em ser aplicada, quanto pelos resultados que apresenta.

Compartilhe esse artigo: