O que é capital de conhecimento?
O termo capital de conhecimento se refere ao valor intangível de uma organização composto por seu conhecimento, relacionamentos, técnicas aprendidas, procedimentos e inovações. Em outras palavras, capital de conhecimento é o corpo completo de conhecimento que uma organização possui. O capital de conhecimento de uma empresa depende das habilidades e talentos de seus trabalhadores, o que a torna um ativo intangível . O capital de conhecimento fornece às empresas uma vantagem comparativa sobre seus concorrentes.
Compreendendo o Capital do Conhecimento
Quando as pessoas ouvem a palavra capital , elas tendem a pensar em dinheiro. Embora isso possa ser verdade até certo ponto, o termo significa mais do que apenas dólares e centavos. O termo capital é amplo e é usado para descrever qualquer coisa que forneça valor ao proprietário. Isso inclui dinheiro, bem como propriedade física ( imóveis , maquinário, metais preciosos) e ativos como conhecimento.
Capital de conhecimento, que também é chamado de capital intelectual ou baseado em conhecimento, é qualquer coisa de valor que resulta da experiência, habilidades, conhecimento e aprendizado das pessoas dentro de uma organização. Portanto, ele não depende do esforço físico de suas máquinas ou outros equipamentos. Como tal, essa forma de capital tem valor imensurável e não pode ser quantificada. É por isso que é considerado um ativo intangível, que é aquele cujo valor não pode ser tocado ou medido.
Conforme observado acima, o capital de conhecimento depende em grande parte das habilidades e talentos dos indivíduos. Isso dá às empresas uma vantagem sobre a concorrência. Organizações com alto capital de conhecimento podem ser mais lucrativas ou produtivas em comparação àquelas com menor capital de conhecimento. As empresas desenvolvem capital de conhecimento incentivando os funcionários a compartilhar informações por meio de white papers , seminários e comunicação pessoal. Quando esse capital é reunido e compartilhado, os resultados podem valer muito a pena.
O capital de conhecimento é importante porque reduz as chances de uma empresa ter que reinventar a roda toda vez que um processo específico é realizado. Isso ocorre porque seus funcionários têm acesso a documentos detalhando as etapas necessárias, juntamente com acesso a pessoal que realizou atividades semelhantes.
Considerações especiais
Mesmo que não seja um ativo físico, o capital de conhecimento ainda requer uma quantidade significativa de investimento . Isso significa que as empresas podem precisar investir no seguinte para melhorar seu capital de conhecimento:
Contratar um grupo diversificado de indivíduos com diferentes formações educacionais e profissionais
Desenvolvimento de funcionários, incluindo treinamento e educação continuada
Pesquisa e desenvolvimento (P&D)
Inovação
Incentivos e outros benefícios, como bolsas de estudo, assistência familiar e bônus
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Formas de incentivar e fomentar a colaboração
Tenha em mente que esta não é uma lista exaustiva e que as organizações podem tomar muitas outras medidas para investir e melhorar seu capital de conhecimento.
Componentes do Capital do Conhecimento
O capital de conhecimento tem três componentes principais: capital humano, capital relacional e capital estrutural. Cada categoria é destacada abaixo em mais detalhes.
Capital Humano
O capital humano representa as contribuições feitas a uma organização por seus funcionários utilizando seus talentos, habilidades e expertise. Possuído apenas por indivíduos. O capital humano pode ser aproveitado e explorado por uma organização. Ele não é possuído totalmente.
O capital humano pode desaparecer quando um funcionário sai. Como tal, organizações de qualidade focam em reter trabalhadores criativos e inovadores, bem como trabalhar para criar um ambiente onde tal inteligência possa ser ensinada e aprendida.
Não era incomum, no entanto, que as empresas firmassem um contrato de trabalho com seus funcionários, especialmente a alta gerência, para se proteger contra a perda de capital de conhecimento por meio de cláusulas de não concorrência . No caso de um funcionário deixar a empresa, um acordo ou cláusula de não concorrência normalmente proibiria esse funcionário de trabalhar para um concorrente por um período de tempo especificado. No entanto, em abril de 2024, a FTC proibiu o uso de cláusulas de não concorrência.
Capital Relacional
Capital relacional é definido como os relacionamentos entre colegas de trabalho. Ele também inclui os relacionamentos entre trabalhadores e vendedores , clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. O capital de relacionamento também inclui franquias , licenças e marcas registradas, pois elas têm valor apenas no contexto do relacionamento que têm com os clientes.
Relacionamentos fortes ajudam corporações e outras organizações a impulsionar sua vantagem competitiva. Como tal, permite que elas acessem informações (e facilita o fluxo dessas informações entre indivíduos) e pode reduzir riscos e a chance de erro. Também lhes dá a oportunidade de expandir suas bases de clientes, fornecedores e recursos.
Capital Estrutural
Este tipo de capital representa o capital não físico possuído por uma organização, como processos, métodos e técnicas, que permitem que ela opere e a habilitem a alavancar suas capacidades. O capital estrutural também pode incluir propriedade intelectual , como bancos de dados, código, patentes , processos proprietários, marcas registradas , software e muito mais.
O capital estrutural de uma organização permite que ela integre e teça tudo em uma unidade sólida e coesa. Como tal, ele encoraja e promove a eficiência entre todos os seus participantes.
Usos do Capital do Conhecimento
Para que qualquer negócio seja bem-sucedido, ele deve aproveitar e explorar de forma eficaz e eficiente o potencial de seu capital de conhecimento. Isso requer que a gerência esteja ciente e trabalhe em direção à gestão eficiente do conhecimento, que é o ato de criar, disseminar, gerenciar e utilizar os talentos e o conhecimento que existem em uma organização.
Outra ressalva importante para as empresas com relação ao seu capital de conhecimento: é um ativo que precisa de investimento constante de dinheiro e tempo porque, como tudo o mais, o capital de conhecimento se deprecia e não é finito. As pessoas precisam ter a oportunidade de melhorar e atualizar continuamente suas habilidades para manter seus talentos. Quanto mais uma empresa investe em seu capital de conhecimento, mais valor ele detém.
Ao continuar investindo em capital de conhecimento, as empresas podem expandir suas operações de P&D, criar novos modelos de negócios, aumentar suas patentes e designs e continuar a inovar.
Exemplos de Capital de Conhecimento
Embora possa não ser um ativo físico, ainda podemos determinar as formas que o capital de conhecimento assume. Ele pode tomar forma por meio da liderança de um executivo ou membro da equipe de gestão. Ter a confiança e a motivação para manter as pessoas se movendo em direção a um objetivo comum é um ativo muito valioso para qualquer empresa.
Outra forma comum de capital de conhecimento é o conhecimento prático. Ter alguém que seja bem versado em codificação e programação, por exemplo, pode ser valioso para uma pequena startup de internet .
O capital de conhecimento leva a algumas das maiores inovações que conhecemos hoje. Considere a proeza intelectual e o know-how que foram usados no desenvolvimento de alguns dos logotipos famosos do mundo, como os arcos dourados do McDonald's, o swoosh da Nike ou até mesmo o logotipo da Apple — uma maçã com uma mordida. Conhecimento considerável também foi usado em alguns dos alimentos que comemos e nas ferramentas que temos à nossa disposição, como a fórmula da Coca-Cola ou a invenção do smartphone.
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.
#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F