Maneiras de contratar e integrar trabalhadores remotos

Maneiras de contratar e integrar trabalhadores remotos

O recrutamento de trabalhadores remotos mudou para se tornar o foco principal de muitas empresas. Antes da pandemia, muitas empresas tinham pouca ou nenhuma prática recomendada para recrutamento, contratação e integração de trabalhadores remotos e tiveram que fazer o melhor para se adaptar em curto prazo. 

Gerar ideias para recrutar, contratar e integrar trabalhadores remotos pode ser uma tarefa assustadora, especialmente se sua empresa não está acostumada a lidar com os desafios únicos que os trabalhadores remotos apresentam. No entanto, com a abordagem certa e ferramentas eficazes, sua empresa se beneficiará de trabalhadores remotos de qualidade.

Recrutamento e contratação de trabalhadores remotos

Encontrando os melhores candidatos

O primeiro desafio é encontrar e recrutar os melhores trabalhadores remotos. Ideias para essa tarefa incluem algumas das mesmas estratégias usadas para encontrar trabalhadores no local e algumas que são exclusivas para recrutar trabalhadores remotos. 

  • Os quadros de empregos são inestimáveis ​​para aumentar seu grupo de candidatos ao recrutar remotamente. Apenas certifique-se de que a descrição do trabalho e, especialmente, as qualificações para a posição sejam claramente declaradas e delineadas. Essa melhor prática reduzirá os candidatos antes mesmo do processo de inscrição começar. 
  • Plataformas de mídia social são outro ótimo recurso. Mas não confie apenas em sites profissionais como o Linkedin. Use o Facebook, Instagram ou o site da sua empresa para promover o trabalho remoto – e não se esqueça de torná-lo compartilhável! 
  • O boca a boca é uma ferramenta importante e frequentemente negligenciada porque é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é dizer a todos com quem você entra em contato o que você está procurando.  
  • Associações profissionais podem ser especialmente úteis se a posição remota for para um freelancer ou trabalhador contratado. Essas associações geralmente têm suas próprias ofertas de emprego que o freelancer remoto ou trabalhador contratado procura para posições legítimas de trabalho em casa. 

Lembre-se, você está procurando os trabalhadores remotos mais qualificados para recrutar. Deixe os valores essenciais da sua empresa claros para o candidato, ao mesmo tempo em que garante que as expectativas e qualificações para o trabalho sejam delineadas com cuidado. O objetivo deve ser ter um trabalhador remoto que possa se conectar com os ideais do negócio para que ele se sinta conectado à empresa e seja capaz de se tornar investido em sua cultura única e seu sucesso final.  

Entrevistando

O aspecto mais importante do processo de entrevista é a preparação do entrevistador. Você quer deixar claro desde o início suas expectativas. Não considere apenas as qualificações do candidato no papel. Faça perguntas que se aprofundem mais do que o currículo. Considere estratégias exclusivas e use software de rastreamento de candidatos para manter o processo organizado e perfeito.

Projetos de teste 

Depois de ter reduzido seus candidatos, você pode querer que eles façam um projeto de teste para ver como eles lidariam com as coisas em um ambiente de trabalho remoto. Isso é especialmente útil se o possível funcionário for novo no trabalho remoto. Eles, e você, podem descobrir que o trabalho remoto simplesmente não é o ideal para eles. Trabalhadores remotos precisam de características únicas para serem bem-sucedidos.

  • Uma atitude  proativa
  • Capacidade de priorizar tarefas 
  • Excelentes habilidades de escrita comunicação
  • Uma personalidade que prospera por ser automotivada
  • Capacidade de ser aberto e honesto 

Considere essas qualidades ao construir seu projeto de teste. Você pode economizar muito tempo e dinheiro ao restringir sua busca com tarefas específicas do trabalho. Você também verá como os candidatos se dão bem e interagem com os funcionários atuais. 

Integração de trabalhadores remotos

Orientação/Transição

Depois de contratar novos funcionários, o primeiro passo para integrar trabalhadores remotos é ter uma orientação. Provavelmente, isso será virtual e pode incluir boas-vindas, apresentações e qualquer papelada que ainda não tenha sido concluída. A orientação idealmente dá ao trabalhador remoto um senso de pertencimento e permite que ele conheça a hierarquia da empresa. Eles precisam saber a quem estão se reportando e com quem estão trabalhando regularmente. Perguntas dos novos funcionários devem ser encorajadas durante esta fase. 

A transição da orientação para a integração completa pode levar dias ou meses, dependendo do tipo de posição. As melhores práticas ao integrar trabalhadores remotos incluem usar vídeos de treinamento, mantê-los engajados durante todo o processo e preparar o caminho para trabalhar em suas primeiras atribuições.

Primeiras Tarefas

Quando o membro da equipe tiver os recursos necessários, ele pode começar suas primeiras tarefas. Dependendo da tarefa, elas podem ser feitas sozinho com o entendimento de que perguntas à pessoa a quem ele está se reportando são encorajadas ou essas tarefas podem ser feitas em grupo por meio de vídeo, e-mails ou outras fontes compartilhadas. O importante a lembrar é que o funcionário pode estar remoto, mas ele não deve se sentir sozinho ou desconectado da cultura da empresa e de outros membros da equipe. 

Suporte contínuo

Uma boa maneira de oferecer suporte contínuo é ter objetivos claros para um determinado período de tempo. Por exemplo, trabalhe com seus trabalhadores remotos para definir metas de 30, 60 e 90 dias. Essas metas ajudarão a manter o trabalhador remoto engajado e focado na tarefa. Também lhe dará as ferramentas necessárias para avaliar o trabalho feito e melhorar seu processo de integração no futuro. 

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos

 

Compartilhe esse artigo: