Indicadores de desempenho organizacional: Porque é importante?

Indicadores de desempenho organizacional: Porque é importante?

A concorrência agressiva, que atinge escalas globais, leva à necessidade de as empresas se tornarem cada vez mais preparadas e medirem seu desempenho de forma a garantir a qualidade e atendimento adequado. É preciso olhar cada vez mais para processos, voltando-se para o gerenciamento dos negócios. Desta forma, torna-se essencial lançar mão de indicadores de desempenho organizacional que tornem claro aos colaboradores a essência de seu papel no processo como um todo. O objetivo é promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, o que leva a uma maior produtividade e melhor desempenho organizacional.

Para evitar que cada um vá para um lado diferente do outro e assim comprometa a produtividade da organização, é preciso avaliar constantemente os resultados e, consecutivamente, a capacidade do modelo de gestão adotado. É dessa forma que se identificará pontos fortes e oportunidades de melhoria. Os sistemas de medição de desempenho fornecem informações adequadas como a identificação das atividades que agregam valor aos produtos ou serviços, além de permitir a realização de comparações de desempenho e a revisão das estratégias organizacionais.

Nas grandes organizações medir o desempenho é um processo presente e de elevada importância para a vida dos funcionários. São levados em conta variados aspectos nos quais a estratégia de negócio se realiza. Ao mesmo tempo, os indicadores precisam interagir para se tornarem instrumentos eficazes de gestão. Desta forma, as empresas necessitam desenvolver procedimentos que envolvam e comprometam os funcionários com seus objetivos.

Mesmo sem uma gestão eficaz de indicadores, uma empresa pode funcionar do ponto de vista financeiro e operacional, porém acaba se acomodando e deixa de ter diferenciais em relação às concorrentes. Para não ser superada, a organização precisa se aperfeiçoar continuamente levando em consideração o aprendizado de seus colaboradores. O diagnóstico possibilitado pela gestão de indicadores fornece o mapa a ser seguido. É possível avaliar se as metas traçadas foram atingidas e, caso a resposta seja negativa, entender o porquê. Assim, a empresa pode decidir alterar o rumo da gestão e ficar à frente do mercado.

Diante das constantes transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas, as empresas não podem ficar paradas em termos de gestão. É preciso quebrar paradigmas, buscar novos modelos e técnicas e engajar os funcionários. Os sistemas de avaliação de desempenho permitem que os gestores tenham uma visão sobre o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos, de modo a nortear a administração. Sem esta visão não é possível alinhar as organizações com suas estratégias, assegurar resultados sustentáveis e dar foco às ações das pessoas dentro das empresas. O gestor deixa de priorizar as ações importantes e corrigir o que é necessário para o futuro.

Compartilhe esse artigo: