Impacto do Trabalho na Saúde Mental
O ser humano médio passa aproximadamente 90.000 horas de sua vida no local de trabalho. Isso é um tempo significativo. Seu trabalho pode ser sua fonte de realização pessoal ou felicidade. Mas também pode causar sérios problemas de saúde mental. É vital saber como lidar com problemas mentais relacionados ao trabalho para que você possa se manter produtivo no trabalho. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!
Impacto do Trabalho na Saúde Mental
Fatores como um ambiente de trabalho ruim podem afetar negativamente o moral no local de trabalho. Isso, em última análise, leva a problemas como desempenho abaixo da média, problema de saúde e comunicação deficiente, o que causa frustrações e estresse.
A má saúde mental causada pelo estresse no local de trabalho pode causar uma série de condições médicas graves, como hipertensão , diabetes e outros problemas cardíacos.
Coisas que afetam a saúde mental no trabalho
Algumas coisas que podem afetar sua saúde mental no local de trabalho incluem:
Carga de trabalho excessiva. Uma carga de trabalho pesada pode causar burnout nos funcionários. Burnout, ou exaustão, é uma causa comum de problemas de saúde mental no ambiente de trabalho. Pode ser uma grande barreira para contribuições significativas na vida pessoal e profissional. Funcionários esgotados não conseguem trabalhar com eficiência. Isso pode significar prejuízos ou lucros menores para o empregador. Muitas empresas dedicam um orçamento para ajudar seus funcionários a cuidar da saúde mental.
Salários baixos. A pressão constante para ganhar mais dinheiro acaba afetando sua saúde mental. Quando os funcionários são mal pagos e trabalham demais, condições mentais como ansiedade e depressão são mais propensas a se desenvolver.
Estigma. A saúde mental ainda é um tema delicado para muitos. Poucas pessoas se sentem à vontade para falar sobre suas dificuldades mentais pessoais com colegas de trabalho. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.
Problemas de saúde mental relacionados ao trabalho
O estresse relacionado ao trabalho também pode ser a causa de vários problemas de saúde mental, incluindo:
Ansiedade. Transtornos de ansiedade são bastante comuns. A ansiedade afeta cerca de 18% dos adultos. Ela se manifesta como inquietação, fadiga, dificuldade de concentração e excesso de preocupação durante o trabalho. Esses sintomas interferem na sua capacidade de funcionar da melhor forma possível.
Existem várias causas para a ansiedade no trabalho. Algumas delas incluem relacionamentos azedos com colegas de trabalho, baixo desempenho profissional e cumprimento de prazos. O transtorno de ansiedade pode ter um grande impacto negativo no seu trabalho. A ansiedade pode até fazer com que você recuse oportunidades de crescimento profissional.
Relacionado:
Como controlar os sintomas da esquizofrenia
Depressão . Qualquer trabalho pode contribuir para a depressão, dependendo do ambiente e do nível de apoio disponível. Algumas das causas mais comuns de depressão relacionadas ao emprego são a insegurança no emprego, a falta de equilíbrio entre casa e trabalho, um ambiente de trabalho tóxico e o excesso de trabalho.
A depressão também pode afetar sua capacidade de tomar decisões, administrar o tempo, realizar tarefas físicas, interagir socialmente e se comunicar. É fundamental diagnosticar a depressão precocemente para que você possa tratá-la com eficácia.
Prevenção de problemas de saúde mental no local de trabalho
Tratamento para problemas de saúde mental.
Quando você tem um problema de saúde mental relacionado ao trabalho, os especialistas recomendam buscar ajuda de um profissional e de outras pessoas próximas. A maioria das organizações possui um programa de assistência ao funcionário.
Se você sentir que precisa de mais ajuda do que a disponível pelo seu empregador, converse com seu médico. A saúde mental pode ser tratada por meio de diversas formas de terapia. Seu médico pode prescrever medicamentos ou recomendar outras alternativas, como psicoterapia. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.