Gente e gestão: um novo olhar sobre a gestão de RH
A perenidade e o crescimento dos negócios requerem que todas as áreas da empresa procurem a eficácia da organização através de uma gestão estratégica. A visão de que o Planejamento Estratégico é de responsabilidade exclusiva da alta gestão tem ficado de lado para dar espaço para a participação de outros níveis da organização. A execução de cada tarefa deve ser precedida do entendimento da sua importância. Ao compreender aonde se quer chegar, o colaborador se envolve mais em sua atividade.
Neste sentido, o papel do profissional de RH mudou e cada vez mais ganha importância estratégica para o crescimento das organizações e cumprimento das metas. O RH tornou-se peça-chave para engajar o capital humano dentro dos objetivos organizacionais. No passado, os recursos humanos eram vistos como fator relacionado aos custos de produção das empresas. Agora assumem papel como um ativo que se valoriza com o passar do tempo, a partir dos investimentos efetuados em seu desenvolvimento profissional.
Assim, o RH tem um papel central para fortalecimento da competitividade da organização, ao influenciar as equipes de trabalho a se tornarem cada vez mais comprometidas. Sua preocupação deve ser o alinhamento dos comportamentos em direção à estratégia da empresa. A tarefa torna-se, entretanto, cada vez mais difícil diante das mudanças do perfil das novas gerações que chegam ao mercado de trabalho. Entender os anseios e necessidades desses jovens e descobrir quais os seus interesses de realização de forma a proporcionar condições para que trabalhem de acordo com eles é um dos desafios do RH.
A retenção destes novos talentos que garantirão o sucesso da empresa no futuro aumenta ainda mais a responsabilidade do RH. É preciso valorizar e dar oportunidade de crescimento aos colaboradores. Os programas motivacionais devem ser substituídos por treinamentos mais elaborados, que visam tornar os colaboradores verdadeiros defensores da marca e da organização. Para isso, o gestor de RH precisa estar presente na operação da empresa e atento a todos os níveis gerenciais da corporação. Assim, torna-se possível oferecer aos gestores informações rápidas e confiáveis sobre a vida de seus colaboradores e o RH passa a ser a peça motor da inovação da gestão organizacional.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Recrutar #Soluçõespersonalizadas #EstrategiasCriativas #SaudeMental #Produtividade #Potencializar #Equipe #Indicadoresdedesempenhoorganizacional #Desdobramentodemetas #DescriçãodeCargoseSalários #Desempenhonotrabalho #EngajamentoOrganizacional #ImplantaçãodeumPlanodeCargoseSalários #EntrevistasdeEmprego #BusinessPartner #EntrevistasOnline #ComunicaçãoInternanasEmpresas #MercadodeTrabalho #GovernançacorporativaCompliance #Resiliêncianotrabalho #ReduziroTurnover