Framework Scrum O Que É? funções e responsabilidades do Scrum

Framework Scrum O Que É? funções e responsabilidades do Scrum

Um Scrum Master é um líder responsável por estabelecer e promover o Scrum Framework para dar suporte a uma Equipe Scrum — um grupo formado pelo Scrum Master, o Product Owner e a equipe de Desenvolvedores

O Scrum Master defende os valores do Scum enquanto entende a importância de se adaptar às mudanças, conforme defendido pelos princípios do Agile . O Scrum Master apoia seu Scrum Team removendo impedimentos ao progresso do time. Essencialmente, o trabalho de um Scrum Master é tornar o trabalho de outras pessoas mais fácil, buscando constantemente maneiras para o time trabalhar melhor e melhorar os fluxos de trabalho.

Neste post, abordaremos o que é Scrum, as diferenças entre Scrum e Agile, o que um Scrum Master faz e como esse líder servidor pode ser uma força verdadeiramente influente na transformação digital e na transformação da nuvem. Vamos lá!

O que é Scrum?
“Scrum” é um termo usado para um tipo de metodologia ágil.

O Scrum surgiu como uma estrutura para ajudar organizações a entregar projetos de software complexos, mas desde então foi adotado por equipes que não são de desenvolvimento de software.

A essência do Scrum é uma equipe auto-organizada que entrega valor ao cliente em um período de tempo definido, chamado de sprint.

Os sprints são considerados o coração do Scrum e permitem ajustes contínuos até que uma equipe entregue um ótimo projeto.

Esses sprints de duração fixa duram um mês ou menos. Durante os sprints, todo o Scrum Team colabora para determinar objetivos e itens de ação do backlog.

Definição de Scrum Master
O Scrum.org define o Scrum Master como “responsável pela eficácia do Scrum Team. Eles fazem isso permitindo que o Scrum Team melhore suas práticas, dentro do framework Scrum.”

Como o Scrum Master é responsável por proteger o Scrum Team de obstáculos externos e internos, eles geralmente são líderes servidores empáticos que gostam de ajudar os outros.

Scrum versus Ágil
Para entender o Scrum, temos que entender os fundamentos do Agile. Os termos Agile e Scrum são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas não são a mesma coisa.

Enquanto o Agile é uma filosofia, o Scrum é a estrutura para colocar a filosofia em prática.

  • O Agile oferece uma filosofia ampla sobre como entregar melhor software... mas sem recomendações sobre como realmente fazer isso. 
  • Scrum é uma estrutura específica para gerenciar projetos de software que incorpora muitas das crenças da mentalidade Agile. Scrum é uma das muitas estruturas consideradas parte da filosofia Agile geral. Outras estruturas populares incluem Kanban e XP, ou Extreme Programming.

O Manifesto Ágil foi escrito em 2001, mas algumas equipes já praticavam e escreviam sobre Scrum anos antes, na década de 90.

O manifesto Agile foi escrito em um momento depois que várias metodologias Agile tomaram forma e ganharam força, e o manifesto pretendia unir essas filosofias. É por isso que o manifesto é amplamente agnóstico em relação a processos.

Qual é a diferença entre Scrum Master e Gerente de Projeto?
As diferenças entre um Scrum Master e um Gerente de Projeto podem parecer sutis, mas esta é uma área de debate (pelo menos em círculos que debatem coisas como "Um Scrum Master é um gerente de projeto?")

Um Scrum Master e um Gerente de Projeto podem ser considerados como pertencentes à mesma família profissional.

  • Um Scrum Master é mais apropriado quando há muitas incógnitas na entrega de um projeto. 
  • Um gerente de projeto é útil para datas fixas e projetos repetíveis.

Em um nível superficial, você poderia dizer que o Scrum Master está para a entrega Agile assim como um gerente de projeto está para a entrega Waterfall. ("Entrega Waterfall" sendo a maneira linear, sequencial, "uma fase depende da próxima" de concluir projetos que é meio que o oposto de todas as coisas Agile.)

Quando você analisa a fundo, as diferenças entre um Scrum Master e um gerente de projeto estão nas nuances de como o trabalho é planejado e executado. 

Um Scrum Master é menos um gerente e mais um consultor e removedor de bloqueios. Embora você possa pensar que essas são tarefas que um gerente de projeto poderia assumir, a diferença está na dinâmica da equipe. No gerenciamento de projetos, o relacionamento de um gerente de projeto com os membros da equipe pode parecer o de um gerente clássico de cima para baixo. Pense: "Faça isso até esta data". 

Mas um Scrum Master é um colaborador e um membro da equipe no mesmo nível. Como o framework Scrum dá grande valor à autogestão, há menos necessidade de alguém acima dando ordens e mais necessidade de alguém ao lado da sua equipe fazendo tudo o que pode para limpar obstáculos.

Funções e responsabilidades do Scrum
Existem três funções principais no Scrum:

  • O Dono do Produto
  • O Scrum Master
  • Os desenvolvedores

De acordo com o Scrum Guide , observe que essas são funções e não cargos. Sua “equipe de desenvolvimento” pode não ter desenvolvedores nela. Esta é apenas sua equipe de fazedores ou trabalhadores. Esta equipe é normalmente algo entre 3 e 9 pessoas.

Quando as equipes ficam muito grandes, é sugerido que elas sejam divididas em equipes Scrum menores e coesas que compartilhem o mesmo objetivo e Product Owner.

Quais são as responsabilidades diárias de um Scrum Master?
O Scrum Master é responsável pela eficácia do Scrum Team. Para fazer isso, o Scrum Master tem várias responsabilidades com o Scrum Team, o Product Owner e as organizações maiores.

Essas responsabilidades incluem:

  • Liderando os esforços de adoção do Scrum em organizações maiores
  • Aconselhar a equipe Scrum sobre autogestão e trabalho multifuncional
  • Removendo impedimentos ao progresso do Scrum Team
  • Garantir que todos os eventos relacionados ao Scrum ocorram de forma oportuna, produtiva e positiva
  • Facilitar a colaboração com as partes interessadas e o Product Owner quando necessário
  • Organizar reuniões necessárias, como reuniões diárias de equipe ou o “Daily Scrum” (às vezes com tempo limitado a 15 minutos), reuniões de planejamento de sprint , reuniões de revisão de sprint e retrospectivas de sprint.

Nota: Embora muitas empresas tenham adotado a linguagem do Agile e do Scrum e começado a chamar qualquer reunião diária e concisa de "standup", isso geralmente é um uso indevido da palavra — geralmente motivado pelo desejo de fazer as reuniões (ou a organização) parecerem descoladas e legais. (Reuniões não são nenhuma dessas coisas — e essas organizações provavelmente também não são.)

Cinco valores do Scrum Framework

  • Foco — Multitarefa é ineficaz. O Scrum incentiva o foco para produzir trabalho de maior qualidade. O Scrum permite isso limitando a quantidade de trabalho assumido e dividindo o trabalho em projetos menores.
  • Coragem — Como as equipes devem trabalhar juntas e apoiar umas às outras, elas devem ser capazes de enfrentar grandes desafios.
  • Abertura — A transparência está na raiz do Scrum. Por meio de revisões regulares do trabalho, planejamento e atualizações, e discussões sobre como a equipe pode melhorar. Compartilhar planos e métricas com a organização mais ampla geralmente é feito para impulsionar isso ainda mais. 
  • Comprometimento — Uma equipe se compromete a fazer o trabalho da mais alta qualidade possível (benéfico para eles e para as partes interessadas) e se compromete a ser aberta e honesta sobre o verdadeiro progresso e status dos projetos. Algumas equipes expandem o comprometimento para o que se comprometem a assumir no trabalho no início de um sprint.
  • Respeito — As equipes Scrum são encorajadas a respeitar umas às outras no trabalho diário. Com a transparência, vem a necessidade de respeito. Esse respeito permite que a equipe seja honesta, compartilhe impedimentos e peça ajuda quando necessário. Da mesma forma, as partes interessadas também devem respeitar a equipe de desenvolvimento em relação ao seu feedback sobre a dificuldade e o investimento necessários para concluir os projetos.

A história do Scrum
As raízes do Scrum vêm de uma teoria de gestão chamada Controle de Processo Empírico, ou empirismo. Isso é menos ameaçador do que pode parecer. (Pense: “evidência empírica”, não “Império Galáctico”.)

Empirismo é a ideia de que o conhecimento vem somente ou principalmente da experiência. O empirismo encoraja a tomada de decisões com base em ocorrências conhecidas em vez de crenças, especulações ou expectativas sobre o futuro. O Scrum é movido pelo empirismo.

O empirismo é predominante na indústria de manufatura. É a base do Sistema Toyota de Produção (ou TPS — sem relação com relatórios TPS ), considerado um dos processos de manufatura mais bem-sucedidos em uso. (Nota lateral: como a maioria das coisas no mundo, há um podcast fascinante This American Life que aborda o Sistema Toyota de Produção.)

Talvez não seja surpresa, então, que os primeiros artigos sobre Scrum façam referência ao sistema Toyota.

Embora você possa planejar o futuro no Scurm, todos os planos devem ser baseados no que já aconteceu. É por isso que o Scrum valoriza decisões empiricamente orientadas — ou tomar decisões com base no que realmente aconteceu no passado.

Como tal, as métricas usadas no Scrum são chamadas de “indicadores defasados”. Essas métricas históricas só podem ser usadas após um evento ter ocorrido. Exemplos de indicadores defasados ​​incluem histórico de índices do mercado de ações ou padrões climáticos.

O oposto disso são os “indicadores principais”. Os indicadores principais nos permitem fazer previsões, mas podem não ser confiáveis ​​e não são usados ​​no Scrum.

Certificações Scrum Master: CSM vs PSM?
A Scrum Alliance oferece o Certified ScrumMaster (CSM) introdutório , o primeiro de sua série de certificações relacionadas ao Scrum. Esta certificação é um possível primeiro passo para aspirantes a Scrum Masters que continua até o Advanced Certified ScrumMaster (ACSM) e o Certified Scrum Professional-ScrumMaster (CSP-SM) . O CSP-SM requer a certificação A-CSM e pelo menos dois anos de experiência recente específica para a função de Scrum Master.

A primeira certificação da Scrum.org é a Professional Scrum Master nível I (PSM I) . Ela é seguida pela Professional Scrum Master nível II (PSM II) e pela Professional Scrum Master nível III (PSM III) .

Para ganhar seu CSM, é obrigatório que você participe de um curso de CSM (além de passar em um exame de certificação de múltipla escolha). Uma certificação CSM deve ser renovada a cada dois anos. Os cursos variam em custo e conteúdo dependendo do instrutor, mas muitos consideram o certificado introdutório CSM mais fácil de obter do que o certificado introdutório PSM I.

O PSM pode ser obtido por meio de autoestudo, o que significa que você pode pular direto para o teste agora mesmo se estiver pronto para isso. Existe um curso de PSM, mas é opcional. Isso pode tornar o PSM uma opção mais barata se você já conhece o básico. Mas, como bônus, fazer um curso de treinamento de PSM permite que você faça o teste uma vez de graça. O certificado PSM é uma certificação vitalícia sem necessidade de renovação

Outras certificações Scrum
Outras certificações populares relacionadas ao Scrum Master incluem o PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP) — que não cobre exclusivamente o Scrum, mas demonstra experiência com o Agile e é comumente procurado por empregadores que buscam contratar Scrum Masters — e o SAFe Scrum Master — que se inclina mais para trabalhar em organizações empresariais que usam o Scaled Agile.

Cada certificação tem prós e contras, então faça sua lição de casa, converse com pessoas da sua rede e confira as ofertas de emprego na sua área (ou nas empresas em que você quer trabalhar) para ter uma ideia do que melhor se alinha com seu possível caminho de carreira.

(Nota lateral: se você é novo no mundo das certificações e está se perguntando "Todas elas têm nomes bobos?" A resposta é 100% — sim. Mas não se deixe intimidar pelas siglas árduas! A maioria dos caminhos de certificação , incluindo as certificações Scrum Master, oferecem cursos introdutórios e certificações para ajudar a atualizá-lo antes de mergulhar no fundo do jargão da tecnologia).

Qual é o papel de um Scrum Master em uma transformação de nuvem?
Semelhante a educar sua equipe sobre princípios ágeis e mantê-los em padrões de equipe de alto desempenho, um Scrum Master pode ajudar a liderar o gerenciamento de mudanças necessário em uma transformação de nuvem. Quando engenheiros são solicitados a começar a trabalhar na nuvem, há uma curva de mudança muito real pela qual eles devem passar. A curva de mudança é inevitável, a questão é quanto tempo leva para a equipe evoluir.

Ser solicitado a trabalhar em um modelo completamente novo é assustador, mas isso não é novidade para os Scrum Masters. Os Scrum Masters responsabilizam as equipes pelos padrões Agile como parte de seu trabalho. As habilidades sociais necessárias para liderar o gerenciamento de mudanças são perfeitas para ajudar os engenheiros a aprender a trabalhar em seu novo ambiente de nuvem.

O que um Scrum Master pode fazer para ajudar a migrar uma equipe para a nuvem?
Incorporar treinamento em cada sprint transforma algo tão grande e intimidador como "aprender a usar a nuvem" em uma meta SMART.

Um guru da nuvem recomenda usar certificações do setor, como o AWS Certified Solutions Architect e o Microsoft Azure Administrator, para tornar esse aprendizado ainda mais específico e com tempo limitado.

Em organizações verdadeiramente transformadas, cada sprint Scrum Masters está atribuindo um currículo de treinamento para seus engenheiros. No final do sprint, as equipes Agile se reúnem para discutir o que aprenderam por meio do treinamento e como a abordagem específica de sua empresa para essa lição.

Por exemplo, em um sprint, a equipe aprende sobre opções de armazenamento em nuvem . No final do sprint, a equipe se reúne para falar sobre quais opções de armazenamento funcionariam melhor para seu aplicativo e por quê. Essa abordagem contínua e iterativa para o aprendizado é a base de uma cultura de inovação.

Se você é um Scrum Master interessado em aprender mais sobre computação em nuvem, recomendo estudar para as certificações AWS Certified Cloud Practitioner e/ou Azure Microsoft Fundamentals . Não há necessidade de formação em ciência da computação para passar nesses exames, e eles darão a você a confiança necessária para aprender a linguagem da sua equipe scrum.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos

Compartilhe esse artigo: