Entendendo melhor o ambiente de contratação

Entendendo melhor o ambiente de contratação

Preencha suas vagas em aberto entendendo melhor o ambiente de contratação atual e como os candidatos estão alavancando seu poder. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.

Está com dificuldades para contratar?

Preencha suas vagas em aberto entendendo melhor o ambiente de contratação atual e como os candidatos estão alavancando seu poder de novas maneiras.

Compreendendo os candidatos a emprego de hoje

No passado, as empresas tinham muito mais facilidade para adquirir e reter funcionários porque os candidatos tinham menos recursos à disposição do que hoje.

Sites de emprego como LinkedIn e outros oferecem insights sem precedentes sobre disponibilidade de vagas, benefícios, salários e avaliações de outros funcionários. Com os recrutadores online constantemente contatando candidatos e trabalhadores com novas oportunidades, os candidatos estão começando a perceber que têm todas as cartas na manga.

Isso apresenta às empresas um novo desafio para seus departamentos de contratação:

como convencer os candidatos de que eles devem querer trabalhar para nós?

Importância da Marca Empregadora

As empresas estão dando cada vez mais importância à sua marca empregadora, e por um bom motivo. 86% das mulheres e 67% dos homens nos Estados Unidos não se juntariam a uma empresa com má reputação.

A marca empregadora é a identidade corporativa que uma empresa assume na mente de potenciais funcionários. Os elementos que compõem a marca empregadora são os valores, a cultura, a missão e a personalidade da empresa.  Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.

Saber a mensagem e a imagem que você quer transmitir é uma coisa, mas saber onde fazê-lo é outra.

Os canais que as pequenas e médias empresas usam para expandir sua marca empregadora 

  1. Site da empresa

O site da empresa é o principal ponto de contato entre muitos consumidores e uma marca. O site não é usado apenas para vender produtos ou serviços, mas também para compartilhar a história, os objetivos, as novidades e a cultura da sua marca.

  1. Redes profissionais online

Redes profissionais, como LinkedIn e outros, permitem que potenciais funcionários e parceiros de negócios saibam mais sobre oportunidades de emprego, inovações da empresa e avaliações de outros funcionários atuais e antigos. 86% dos funcionários e candidatos a emprego pesquisam avaliações e classificações de empresas para decidir onde se candidatar.

  1. Mídias sociais

As mídias sociais são o lugar onde as marcas podem compartilhar o dia a dia de seus negócios, bem como diferentes eventos dos quais estão participando. A melhor coisa sobre as mídias sociais para empresas é a maneira como elas permitem que as marcas compartilhem seus valores corporativos por meio de interações com seus clientes.

Refine suas ofertas de emprego

Todos querem preencher suas vagas rapidamente, mas se você não adaptar seu processo de contratação e suas publicações aos interesses e comportamentos dos candidatos, provavelmente não verá resultados.

A primeira coisa que você pode fazer ao publicar seus anúncios de emprego é torná-los fáceis de preencher. Aliás, 60% dos candidatos afirmam já ter desistido de candidaturas no meio do processo seletivo devido à extensão ou complexidade dos formulários. Como contratante, você geralmente quer o maior número possível de candidatos, pois é melhor recusar candidatos do que tornar suas candidaturas muito difíceis de preencher ou muito restritivas.

Além disso, você deve se concentrar na otimização de suas vagas para dispositivos móveis. Certifique-se de que o texto seja facilmente legível e evite processos de candidatura com várias etapas. 70% dos candidatos a emprego buscam vagas pelo celular.

Principais motivos pelos quais os candidatos aceitam um novo cargo:

  1. Compensação
  2. Chance de alcançar desenvolvimento profissional
  3. Melhoria do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Aqui estão alguns fatos adicionais sobre os candidatos a emprego que devem orientar suas listas de empregos:

As ofertas de emprego que incluem uma faixa salarial recebem 75% mais cliques do que as que não incluem

75% dos candidatos a emprego procuram voluntariamente, em vez de procurar por necessidade, para poderem dar-se ao luxo de serem seletivos

Mais de 70% das pessoas atualmente empregadas considerariam um novo emprego

5 etapas que você pode seguir para melhorar seu processo de contratação online

  1. Cultive sua marca de empregador

Seja ativo em todos os canais da internet para divulgar sua marca e criar uma imagem positiva na mente de potenciais funcionários. Você deve utilizar as mídias sociais, seu site e redes profissionais online para criar uma voz de marca consistente que fale com seu funcionário-alvo.

  1. Crie anúncios de emprego que atendam às necessidades dos candidatos com transparência

Certifique-se de que suas publicações sempre incluam uma faixa salarial. Destaque a oportunidade que sua vaga oferece ao candidato de receber melhor remuneração, desenvolvimento profissional e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Se você não puder garantir nenhum desses fatores, talvez seja interessante considerar mudar a cultura da sua empresa para que ela seja mais amigável aos funcionários, ajudando, no processo, na aquisição e retenção de seus próprios funcionários.

  1. Entre em contato com candidatos inativos

70% da força de trabalho global não está procurando emprego ativamente, enquanto 87% estariam abertos a uma oportunidade de emprego melhor (LinkedIn). Concentrar-se apenas em pessoas que buscam emprego ativamente significa perder 61% dos seus candidatos em potencial. Entre em contato com candidatos qualificados que ocupam outras posições por meio de mensagens diretas em redes sociais ou por meio de anúncios segmentados.

  1. Simplifique seu processo de contratação

Não force os candidatos a se candidatarem. No LinkedIn e em outros sites de emprego semelhantes para evitar que os candidatos visitem vários sites (muitas vezes, com uma desistência a cada clique adicional). Além disso, facilite a candidatura em dispositivos móveis para alcançar pessoas que navegam pelos sites de vagas em seus celulares. Siga estas diretrizes para obter taxas de inscrição mais altas em comparação com uma estratégia de candidatura mais restritiva.

  1. Mantenha um site de qualidade

A maioria dos candidatos não se candidata a uma vaga sem pesquisar sobre a empresa, e o primeiro lugar que eles procuram é o seu site. Garantir que seu site seja limpo e convidativo ajudará a fortalecer a imagem da sua marca, e os candidatos responderão positivamente a você, destacando o compromisso da sua empresa com a cultura dos funcionários. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

Compartilhe esse artigo: