Emprego vs. Negócios: diferença entre empreender ou ser empregado
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o debate empregos vs. negócios. Explore os prós e contras de cada um e saiba qual é o mais adequado para você.
Empregos e negócios vêm com seu próprio conjunto de vantagens. Para alguns, um sempre será uma opção melhor do que o outro. Mas fatores como confiabilidade, riscos, flexibilidade, experiência, etc., são essenciais a serem considerados no debate emprego vs. negócio. Este blog aborda as principais diferenças entre um emprego e um negócio para que você tome a decisão certa.
O que é um trabalho?
Um emprego é um termo amplo que denota uma forma de emprego remunerada. Aqui, um funcionário executa tarefas definidas para ganhar um salário fixo com base em um contrato. Essa renda é predeterminada. Ela é oferecida com base na capacidade do funcionário de assumir a responsabilidade de concluir um conjunto de trabalho (que também é predeterminado).
Seja um trabalho de tempo integral ou parcial, sempre há um superior que avalia o desempenho, determina o salário e delega tarefas. Alguém pode conseguir um emprego quando está qualificado para executar tais tarefas e manter um bom desempenho. Um emprego depende de horas de trabalho e salário mensal.
Mas essas tarefas precisam estar alinhadas com a organização. Geralmente, o recrutador realizará um processo de entrevista para encontrar o candidato certo.
Para conseguir um emprego, é preciso ter um conjunto de qualificações acadêmicas ou baseadas em experiência de trabalho. Quanto mais qualificado for, mais oportunidades estarão disponíveis para o funcionário progredir na carreira.
Para quem procura emprego, o desenvolvimento profissional contínuo é benéfico.
Hoje em dia, há muitos cursos e certificados on-line gratuitos , e certificações governamentais em várias disciplinas. É possível concluir esses cursos enquanto se trabalha e melhorar o currículo para subir na empresa ou conseguir um emprego melhor com salário mais alto.
O que é um negócio?
Um negócio é um tipo de organização administrada por um ou mais proprietários que têm um objetivo comum.
Como proprietário de uma empresa, é preciso criar um modelo de negócio e ter uma estratégia empresarial que defina a organização e a ajude a se destacar no mercado.
Começar um negócio traz mais responsabilidades do que conseguir um emprego regular. Administrar um negócio com sucesso significa que o(s) proprietário(s) tem conhecimento de finanças , gestão , marketing , recursos humanos, etc. O proprietário do negócio também deve procurar contratar candidatos que possam executar tarefas individuais como um grupo ou equipe.
Confira o topo –
Cursos de finanças
Cursos de gestão
Cursos de marketing
Administrar um negócio também significa que há espaço para ter um horário de trabalho flexível em comparação a ter um emprego. Em um emprego, é preciso manter um horário regular das 9 às 5, cinco a seis dias por semana. Esse horário fixo não precisa ser seguido pelo proprietário do negócio. Mas o funcionário sob o proprietário do negócio pode ter um horário de trabalho fixo.
Vantagens dos empregos em relação aos negócios
Aqui estão algumas das principais vantagens dos empregos.
Fonte de renda estável
Aqueles com empregos têm melhor segurança financeira do que um dono de empresa. Isso significa que essa renda é recebida pelo funcionário regularmente – mensalmente ou semanalmente. Junto com isso, o funcionário também recebe outros benefícios, incluindo seguro saúde, bônus anuais, promoções, feriados pagos, etc.
Um empresário, por outro lado, pode ter que correr riscos nos estágios iniciais e pode não ganhar uma fonte estável de renda. Administrar um negócio também exige que o proprietário busque fundos para investir, o que pode não resultar na renda desejada. Além disso, não há limite para ganhar como empresário. Não há tempo de espera para ganhar uma renda relativamente maior quando o negócio se torna bem-sucedido.
Horário de trabalho fixo
Na maioria das organizações, o funcionário tem um horário de 8 a 9 horas, que é fixo. Pode-se buscar outros interesses depois do expediente ou nos fins de semana.
Para os donos de negócios, o horário de trabalho é flexível. Mas é importante notar que administrar um negócio pode exigir que o dono do negócio invista completamente todo o seu tempo e recursos em seu único negócio.
Fácil de progredir na carreira
Como mencionado anteriormente, aqueles com empregos sempre podem progredir em suas carreiras fazendo cursos ou acumulando ampla experiência de trabalho. Há muito espaço para desenvolvimento profissional, tanto dentro de uma empresa quanto encontrando melhores oportunidades em diferentes organizações.
Os empresários também podem buscar desenvolvimento profissional, mas, diferentemente dos funcionários, seu sucesso depende de fatores de mercado e de suas ofertas.
Vantagens de Negócios vs. Emprego
Confira algumas das vantagens populares de administrar um negócio.
Independência e Autoridade
Os donos de negócios têm que assumir total responsabilidade pelo negócio. Isso vem com a independência que os funcionários não têm. Os donos de negócios podem tomar decisões de forma independente e não precisam enfrentar a competição em um nível individual que está presente nas organizações entre aqueles que têm empregos.
Os donos de empresas são as únicas autoridades do negócio. Eles não precisam pedir ou depender de ninguém para tomar decisões comerciais. No cenário atual, muitos donos de empresas escolhem cursos de empreendedorismo para começar.
Obtendo uma experiência mais ampla
Como dono de um negócio, é preciso ser capaz de entender finanças, aplicar as melhores práticas de marketing, etc. Eles aprendem constantemente tais práticas no mundo prático. Tais experiências desenvolvem um conjunto de habilidades mais amplo e ajudam a crescer profissionalmente.
Ganhando todos os lucros
Como o dono do negócio é dono do negócio, toda a receita que é ganha vai para o dono do negócio. Comparado a alguém que tem um emprego, o funcionário ganha uma parte dos lucros ganhos.
Comece em qualquer ponto da carreira
Uma das melhores vantagens de alguns negócios em relação aos empregos é que não há um requisito específico (idade e experiência) para iniciá-los e ganhar muito. O maior exemplo é o marketing de afiliados , onde o indivíduo tem que promover outro negócio em seu site ou canal do YouTube e ganhar uma comissão quando alguém compra.
Aqui, o profissional de marketing afiliado pode começar de graça (ou obter um domínio e hospedagem a preços mínimos). Existem muitos sites de marketing de afiliados para começar, que listam produtos e serviços com ótimas comissões por venda. E com algum conhecimento de SEO e marketing de conteúdo (que está facilmente disponível online), pode-se começar a ganhar seriamente.
Então, nesse debate emprego vs. negócio, há vantagens e desvantagens iguais para empregos e negócios. O que é um desafio em um emprego pode ser uma vantagem para um empresário, ou vice-versa.
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.
#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F