Diferença entre empreendedor e intraempreendedor
A principal diferença entre um empreendedor e um intraempreendedor é seu ambiente operacional. Empreendedores operam de forma independente, criando e gerenciando seus próprios empreendimentos comerciais, muitas vezes assumindo riscos financeiros significativos. Em contraste, um intraempreendedor funciona dentro da estrutura de uma organização existente, alavancando seus recursos e capacidades para inovar e impulsionar novos projetos ou iniciativas, normalmente com menos risco financeiro pessoal.
O que é um empreendedor?
Um empreendedor é uma pessoa que começa um negócio. Ele é um sonhador e um indivíduo com uma ideia que está disposto a correr riscos para começar um projeto ou um negócio.
O empreendedor é a pessoa que descobre uma oportunidade de negócio, fornece os fundos de investimento e investe o capital necessário para criar e impulsionar uma empresa. Ele é o principal tomador de decisões e decide quanto, onde e o produto ou serviço será produzido e vendido.
Um empreendedor se distingue por sua capacidade de inovar. Isso não precisa envolver a criação de um negócio do zero. Em vez disso, gerenciar uma ideia existente de forma diferente também pode ser um começo. Eles empreendem resolutamente ações inovadoras e buscam colegas que possam se comprometer com um objetivo comum.
Tipos de Empreendedores
Inovadores – Como o nome sugere, eles são empreendedores que criam ideias inteiramente novas e as transformam em negócios lucrativos. Inovadores pensam diferente de outras pessoas pensam e fazem as coisas. Eles são incrivelmente apaixonados e obsessivos sobre seu trabalho e sempre se esforçam para fazer melhor do que antes e outros. Alguns exemplos interessantes de inovadores são Steve Jobs, Larry Page e Bill Gates, para citar alguns.
Hustlers – São pessoas que trabalham duro. Eles começam pensando pequeno, então levam suas ideias para o próximo nível e fazem seus negócios crescerem. Eles são motivados por seus sonhos e são muito focados em alcançá-los sem se importar muito com conforto.
Imitadores – Imitadores imitam, mas com uma melhoria em relação à ideia original. Eles se concentram em procurar diferentes abordagens para melhorar um produto e deixar a concorrência para trás. Eles são uma amálgama de inovadores e traficantes e geralmente são muito confiantes em suas abordagens.
Pesquisadores — Embora tenham tido uma ideia, os pesquisadores ainda pensam muito antes de dar um passo à frente. Eles trabalharão na ideia, reunirão todas as informações relacionadas e analisarão cada aspecto da ideia com os dados disponíveis. Eles não consideram o fracasso uma opção, considerando o trabalho detalhado que fizeram.
Compradores – Eles têm todo o dinheiro e procuram negócios viáveis e em potencial para investir. Os empreendedores compradores identificam um negócio, avaliam sua viabilidade, o adquirem e encontram a pessoa perfeita para administrá-lo e fazê-lo crescer.
Quem é um intraempreendedor?
Um intraempreendedor é um trabalhador que desenvolve uma nova linha de negócios ou inovação dentro de uma empresa. Eles assumem a responsabilidade e lideram um projeto. Esses profissionais geralmente estão muito envolvidos com a empresa. Eles adoram buscar oportunidades e se sentem confortáveis em assumir responsabilidades e ser um líder.
Por outro lado, há a classe de intraempreendedores que trabalham como perfis autônomos que realizam projetos inovadores dentro de uma empresa. Eles usam o know-how e os recursos da entidade; assim, esses intraempreendedores geralmente cobrem a maior parte de seus custos.
Esse grupo de profissionais é cada vez mais procurado pelas empresas. Eles se caracterizam pelo caráter perseverante, criativo e apaixonado pelo que fazem. Para realizar seu trabalho com tranquilidade, seu relacionamento com as organizações é baseado na confiança, independência e flexibilidade.
Tipos de Intraempreendedores
O Advogado – Os Advogados geralmente têm um papel de contato com o cliente, onde funcionam como solucionadores de problemas . Eles definem os atributos do cliente e propõem as melhores soluções possíveis.
O Criador – Os criadores são inovadores. Eles dão vida a uma ideia de negócio e criam um protótipo de solução. Eles aprendem rápido e amam mudanças. Os criadores sempre procuram maneiras diferentes de fazer as coisas melhor. Eles pensam grande e preferem trabalhar em ambientes menos estruturados.
The Change Maker – O Change Maker é uma pessoa externa voltada para os negócios, responsável por ganhar novos investimentos e negócios para a empresa. Eles geralmente são muito extrovertidos e confiantes, com um talento para networking. Eles podem pertencer a qualquer nível de trabalho.
Mergulhe no empreendedorismo e descubra as melhores faculdades , programas dinâmicos , cursos on-line e perspectivas de carreira interessantes para um futuro de sucesso!
Empreendedor vs Intraempreendedor
Parâmetro | Empreendedor | Intraempreendedor |
---|---|---|
Definição |
Eles são tomadores de decisão e trabalham de forma independente. Eles detêm a autoridade para
|
Eles são criadores de ideias, e a decisão de implementá-las cabe à organização. |
Metas |
Eles introduzem algo novo e de valor socioeconômico no mercado
|
Eles trabalham para melhorar o desempenho e a sustentabilidade de mercado de uma empresa estabelecida. |
Posição |
Fundador de uma empresa
|
Um funcionário de uma empresa existente |
Fundos |
Adquirido pelo próprio empresário
|
Fornecido pela empresa para a qual trabalham. |
Responsabilidade |
Supervisiona todas as atividades dentro da empresa
|
Responsável apenas pelas tarefas atribuídas |
Riscos |
Os riscos para empreendedores são muito maiores do que os de um intraempreendedor.
|
Menor risco que empreendedores. |
Motivação |
Automotivado e determinado a levar o negócio a outro nível
|
Motivado pela valorização, crescimento salarial e avaliações |
Empreendedorismo é o processo de criar um novo empreendimento do zero, geralmente identificando uma lacuna ou oportunidade no mercado e desenvolvendo um produto ou serviço para atender a essa necessidade, enquanto intraempreendedorismo se refere à prática de promover inovação e comportamento empreendedor dentro de uma organização existente.
Uma diferença significativa entre um empreendedor e um intraempreendedor é que o primeiro é o iniciador ou fundador de uma startup. Em contraste, o último é simplesmente um funcionário em uma empresa existente.
Ambos estão envolvidos no desenvolvimento de ideias e projetos inovadores, mas seus objetivos diferem. Um empreendedor visa produzir algo novo no mercado e de valor socioeconômico. Um intraempreendedor visa fazer inovações para melhorar a eficiência e a produtividade de uma empresa estabelecida.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos