Dicas de linguagem corporal para sua próxima entrevista
Em nossa série sobre linguagem corporal, queremos fornecer a você todas as informações que podem afetar a qualidade da sua experiência de entrevista. Mantendo esse objetivo, aqui estamos com nosso próximo blog da série – sobre dicas de linguagem corporal.
Alcance a perfeição ao entender e aplicar essas dicas de linguagem corporal em seus próprios gestos e posturas durante uma entrevista.
Você pode dizer muita coisa pela linguagem corporal de alguém.
~ Harvey Wolt
Sabemos que pode ser difícil decidir-se sobre tantas coisas e, por isso, entendemos que você precisa de algumas dicas rápidas e eficazes de linguagem corporal sobre o que você DEVE fazer para vencer a corrida. Aqui estão 9 métodos testados e aprovados que funcionam muito bem durante uma entrevista:
Dica de linguagem corporal 1: mantenha sua postura corporal o tempo todo
Mantenha sua postura corporal reta, atenta e levemente inclinada para frente, em vez de curvada e preguiçosa. Nunca se sente com as pernas e os braços cruzados estreitamente (no caso dos braços, não os cruze perto do peito), pois isso dá a impressão de que você não está pronto para aceitar as opiniões deles ou aberto a desafios. Além disso, não mantenha suas mãos de uma forma que interrompa o contato visual direto com seu entrevistador. Esteja confiante em seu assento e saia confiante também. Sente-se ereto com suas pernas ligeiramente abertas ou cruzadas amplamente.
É necessário que você aperte as mãos com firmeza e confiança (mas NÃO exagere). Um aperto suave significa um aperto fraco em situações difíceis e nenhum entrevistador quer ver isso. Embora isso não os faça evitar diretamente sua inscrição, isso causa uma péssima primeira impressão e não queremos isso, certo?
Para ter uma linguagem corporal correta, é preciso uma pegada correta, que não seja nem muito suave, nem muito forte.
Dica de linguagem corporal 2: não seja muito egocêntrico ou rígido
A entrevista não começa quando você se senta na frente do RH e responde às perguntas dele/dela. Ela começa quando você entra no escritório e pergunta na recepção. Sim, os empregadores tendem a tirar a avaliação da sua personalidade da recepção em si. Eles querem saber como você normalmente se comporta na frente das pessoas, como você tenta quebrar o gelo entre você e as outras pessoas naquele escritório (que podem ser seu futuro colega de trabalho ou chefe!). Sorria quando você fizer contato visual com alguém, acene com a cabeça como um gesto educado ou deseje-lhes um bom dia. É necessário e bem fácil.
Dica de linguagem corporal 3: fique confortável
Enquanto você estiver dando sua entrevista, cuide de suas necessidades. Prepare uma lista de verificação com antecedência para que você tenha tudo no lugar, como blocos de notas, certificados, instruções, caneta, calculadora etc. Durante a entrevista, fale para pedir o que você quer, com um sorriso educado e um contato visual confiante. Se você sentir sede, peça um copo de água ali mesmo, caso contrário sua entrevista pode não ser tão boa! Isso fará com que seus entrevistadores tenham certeza de que você possui as características certas para o trabalho em equipe.
Dica de linguagem corporal 4: faça contato visual e sorria
Sorrimos melhor em uma reunião casual. Da mesma forma, é necessário sorrir em uma entrevista formal também. Os empregadores sempre procuram uma pessoa que seja flexível e educada. Portanto, um rosto sombrio e desinteressado pode adicioná-lo aos seus livros ruins. Mantenha a conversa leve, faça contato visual porque isso mostrará seu nível de confiança e conduta transparente, e não se esqueça de sorrir um pouco. Se houver três pessoas no painel, tenha um contato visual de 15 a 20 segundos com cada uma delas.
Dica de linguagem corporal 5: procure uma 'pose de poder' e pratique-a
Nós falamos sobre poses e como elas nos ajudam a assumir certas posturas que podem impressionar nossos entrevistadores. Quando nos sentimos confiantes, tendemos a ocupar muito espaço abrindo nossas pernas e braços. Embora essa pose possa ser útil, ela também pode levar a uma impressão que sugere que você está confiante demais. Amy Cuddy em sua palestra no Ted explica como as poses realmente funcionam e podem ser melhoradas.
Dica de linguagem corporal 6: tente seguir os passos do entrevistador
Ao caminhar para a cabine de entrevista, é o melhor momento para se ajustar ao comportamento do seu entrevistador. Quando ele vier chamá-lo, trace seus passos, siga-o rapidamente e veja como seus braços se movem. Tente espelhar os movimentos, mas não como atores frenéticos.
Permitir-se seguir os passos deles dará a eles uma dica de que você está pronto para seguir a liderança deles e se ajustar. Confie em nós, é um bom sinal.
Dica de linguagem corporal 7: nunca segure nada no colo!
O portfólio fino com todos os seus documentos importantes e apresentação deve estar na sua mesa, não dentro da sua bolsa. Tire-o antes de ir para a entrevista. Mantenha-o na mesa e não se preocupe, ninguém se importa se ele tem desenhos!
As pessoas, sem saber, colocam suas pastas, bolsas, sacolas etc. no colo enquanto dão uma entrevista e isso não faz nada além de confirmar sua personalidade restrita ao entrevistador. Coloque-as firmemente sobre a mesa ou no chão e seja claro em seus gestos. Sente-se a um pé de distância da mesa para que seus gestos sejam claramente visíveis para eles.
Dica de linguagem corporal 8: coloque os pés firmemente ou cruze as pernas corretamente
Mostre suas palmas abertas em gestos, para ganhar a confiança dos entrevistadores. Use gestos de cabeça e mãos, mas sutilmente. Use gestos de mão para adicionar uma forte convicção. Coloque seus pés no chão firmemente. Senhoras, por favor, não cruzem suas pernas nos joelhos, mas nos tornozelos.
Dica de linguagem corporal 9: terminar bem a entrevista é tão importante quanto iniciá-la corretamente
Depois que todas as perguntas forem respondidas por você e o painel tiver entrevistado você completamente, vem o último teste de sua linguagem corporal. Se você estiver muito ansioso para se levantar e sair, eles terão certeza sobre seu nervosismo e necessidade de ar fresco. Levante-se calmamente, pegue suas coisas, sorria um pouco e acene com a cabeça enquanto expressa sua gratidão. Um educado "Obrigado, senhor. Espero ouvir da empresa em breve", será perfeito. Apertar as mãos é um ritual importante novamente.
Por fim, tenha uma saída suave. Não tente julgar a linguagem corporal do painel, porque eles são treinados para não revelar muito. Saia suavemente e sorria para as pessoas que fizerem contato visual com você enquanto você sai.
Esses foram alguns truques rápidos para usar a linguagem corporal a seu favor e esperamos que eles ajudem você imensamente. Boa sorte na sua entrevista!
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F