Crítica Construtiva: por que você deve ouvi-la!

Crítica Construtiva: por que você deve ouvi-la!

Críticas construtivas são muitas vezes desconfortáveis ​​de ouvir. Mas, em arquitetura e design, aqueles que aceitam feedback com humildade são mais capazes de aprender no trabalho e melhorar suas habilidades ao longo do tempo. Essas dicas podem ajudar você a capitalizar críticas construtivas no local de trabalho.

Pause e ouça
A maioria dos profissionais experimenta uma reação emocional imediata quando ouvem críticas, porque o feedback negativo pode parecer um ataque pessoal. Antes de reagir, pare e ouça verdadeiramente o que a outra pessoa está dizendo. Dê a ela a oportunidade de compartilhar seu ponto de vista e processar suas palavras completamente. Seu primeiro objetivo deve ser entender qual é a crítica dela. Você pode reagir às críticas quando estiver sozinho, mas quer parecer grato pessoalmente, então evite ficar na defensiva e tente permanecer gracioso.

Faça perguntas de acompanhamento
Depois de ouvir completamente as críticas e processar as informações, reserve um tempo para fazer perguntas de acompanhamento. Esta é sua chance de ter certeza de que entendeu o feedback e mostrar ao seu gerente que você valoriza a contribuição dele. Se você reagir com raiva, seu gerente pode presumir que você não tem interesse em melhorar. Ao fazer perguntas e se envolver em uma conversa saudável, você mostra a eles que está disposto a aprender e a mudar para melhor.

Não alimente emoções negativas por muito tempo
Sentir-se chateado quando ouve críticas é uma reação perfeitamente normal. Você pode estar com raiva de si mesmo por decepcionar sua equipe, com medo pela sua segurança no emprego ou qualquer número de emoções negativas. A chave é se deixar experimentar essas emoções, mas fazê-lo em particular e superar a negatividade rapidamente. O que você tem que lembrar é que seus gerentes fazem críticas construtivas porque eles querem que você melhore suas capacidades e eles querem que você tenha sucesso.

Aborde a crítica como uma oportunidade
Depois de ter tido tempo para aceitar o feedback, pratique a autorreflexão. A maioria das pessoas tem dificuldade em avaliar seu desempenho e habilidades objetivamente. O feedback é útil porque permite que você identifique pontos fortes e fracos que, de outra forma, você não reconheceria em si mesmo. Pense no que você fez de errado e quais passos você pode tomar para fazer melhorias. Você tem a oportunidade de ajustar seu comportamento para se tornar um ativo mais valioso para sua empresa, então você quer aproveitar ao máximo isso.

Ninguém gosta de receber feedback negativo no trabalho porque isso chama a atenção para suas deficiências. A realidade é que ninguém é perfeito, e todos têm espaço para melhorar. Em vez de ver a crítica construtiva como uma instância de fracasso, aborde-a como uma oportunidade de aprender sobre si mesmo e fazer mudanças que podem beneficiar seus objetivos de carreira de longo prazo.

Entre em contato conosco para discutir como podemos trazer os melhores talentos de liderança para sua empresa. 

Compartilhe esse artigo: