Construção Civil: 5 dicas para recrutamento de talentos

Construção Civil: 5 dicas para recrutamento de talentos

Siga estas dicas ao selecionar talentos qualificados no setor da construção civil para economizar tempo e dinheiro. Depois de analisar as necessidades da empresa, verifique as referências , avalie as habilidades técnicas e automatize processos como a triagem inicial de currículos . A falta de talentos neste setor acarreta o risco de contratações precipitadas. Busque comprometimento , motivação e habilidades contemporâneas. Ofereça garantias de saúde ocupacional , reputação e bem-estar. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

Diferentes fontes de recrutamento de acordo com as necessidades

Ao selecionar talentos no setor da construção, o primeiro passo é entender o setor. Uma de suas características atuais é o processo contínuo de digitalização. Isso impacta o capital humano, visto que muitas posições foram transformadas pela automação de processos. Por exemplo, a análise das necessidades da empresa é realizada por meio de quantificação, avaliação de indicadores e aplicação de métricas.

Outro fator importante para a contratação é estar atualizado sobre as novidades legislativas referentes aos contratos de trabalho , comumente utilizadas no setor.

O próprio processo seletivo utiliza soluções de TI, otimizando as fontes de recrutamento . Você já sabe que uma das etapas mais tediosas e demoradas é a avaliação de currículos . Graças a diversas tecnologias e à ajuda de serviços de emprego externos , essa fase está se tornando cada vez mais ágil, com formulários que facilitam, sobretudo, a triagem inicial. Dessa forma, você pode chegar à entrevista de emprego apenas com os candidatos com maior probabilidade de se encaixar no projeto da empresa de construção.

5 dicas para selecionar talentos na construção civil

Independentemente da vaga que você deseja preencher na construtora, o RH precisará coletar determinadas informações. Para otimizar o processo de seleção de talentos no setor da construção, siga estas 5 dicas:

  • Testes de habilidades contemporâneos: Não se trata mais apenas de ter as habilidades técnicas específicas de cada categoria. Hoje, os fluxos de trabalho mudaram e todos os funcionários precisam ser treinados nos diversos aplicativos usados para gerenciar tarefas. Essa certeza aumenta à medida que o desempenho se torna mais abstrato, como em profissões como Arquitetura. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.
  • Recrutamento de funcionários comprometidos e motivados: Os setores de hotelaria e construção civil foram os mais afetados pela pandemia. A falta de profissionais qualificados e as dificuldades das empresas em recrutar levam a processos seletivos excessivamente rápidos. É melhor investir tempo e esforço na contratação da pessoa certa. Caso contrário, você pode entrar em um ciclo prejudicial com alta rotatividade.
  • Antecipe potenciais vagas: É altamente recomendável ter um banco de dados contínuo. Não limite o processo de seleção ao momento da necessidade. Antes de identificar a necessidade de um processo de integração, analise as fragilidades da sua força de trabalho e desenvolva o protocolo com antecedência.
  • Verificação de referências: A experiência profissional listada em um currículo pode ser enganosa. Certifique-se de verificar e validar o histórico do candidato antes de fazer a seleção final. Você economizará muito tempo e trabalho.
  • Monitore a saúde ocupacional: Ter uma marca empregadora elegante e atraente permite atrair os talentos que você deseja reter. Aplique o recrutamento inbound para otimizar os processos. Manter seu programa de prevenção de riscos ocupacionais atualizado e garantir os direitos dos trabalhadores é fundamental para alcançar esse objetivo.

Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.

Compartilhe esse artigo: