Como vencer a autossabotagem: Quando você é o obstáculo

Como vencer a autossabotagem: Quando você é o obstáculo

 

Você já desistiu de algo no último minuto? Você provavelmente ficou um pouco confuso, envergonhado ou até mesmo bravo consigo mesmo quando isso aconteceu.

Pode ser qualquer coisa. Um novo emprego, um evento ou experimentar uma comida nova. Você provavelmente não está surpreso em saber que o sabotador chato que te persegue pela vida e te impede de atingir seus objetivos não é outro senão você mesmo.

O desconforto faz com que muitos de nós pisemos no freio. Nós nos tornamos nossos piores inimigos, nos impedindo de tentar coisas novas ou perseguir nossos sonhos. Não é fácil parar nosso comportamento de autossabotagem em qualquer situação.

É disso que se trata a autossabotagem. Somos duros conosco mesmos.

Felizmente, é possível parar de se autossabotar. É um hábito que será ótimo quebrar com esforço e uma maior compreensão de nós mesmos. Temos algumas dicas para ajudar você.

O que é autossabotagem?
A autossabotagem acontece quando nos impedimos de atingir nossos objetivos, tentar coisas novas ou fazer qualquer coisa que esteja fora da nossa zona de conforto . Ela nos impede de atingir o desenvolvimento profissional e pessoal .

As pessoas se autossabotam em todas as áreas da vida, de relacionamentos românticos a escolhas de carreira. Até mesmo os empreendedores mais bem-sucedidos podem ser vítimas das consequências negativas desse fenômeno.

É um ciclo vicioso em que ficar preso. Esses comportamentos autodestrutivos estão fortemente ligados a conversas internas negativas , comportamento autodestrutivo, autocrítica crônica , emoções negativas e, potencialmente, até mesmo problemas de saúde mental.

Esses padrões de pensamento podem ser sutis e não tão óbvios. Eles podem ocorrer sem que percebamos que estamos nos impedindo de nos destacar, e acontecem com mais frequência quando a dúvida e a negatividade se tornam pensamentos automáticos .

Autossabotagem consciente e inconsciente
Você pode se envolver em autossabotagem consciente ou inconscientemente.

A autossabotagem consciente pode parecer contraintuitiva. Por que você se colocaria voluntariamente no seu próprio caminho? E, no entanto, você pode estar fazendo exatamente isso. Todos os dias você toma decisões, sabendo que elas podem estar trabalhando contra seus objetivos. Por exemplo, você pode:

Assista à sua série favorita em vez de trabalhar em seu trabalho paralelo
Durma até mais tarde em vez de acordar cedo para escrever seu livro
Passeie com amigos em vez de fazer networking para o emprego dos seus sonhos
Reservar um tempo para cuidar de si mesmo e para seus passatempos favoritos é saudável (e necessário), mas você pode conscientemente exagerar nessas atividades em detrimento de seus objetivos.

A autossabotagem inconsciente é mais difícil de medir. Como o nome sugere, você pode se envolver nela sem nem mesmo estar ciente. Geralmente envolve pensamentos, emoções e comportamentos sutis que estão segurando você. Você pode:

Fique bravo com um amigo por lhe dar conselhos, mesmo sabendo que ele está tentando ajudar
Encontre um motivo para terminar um relacionamento com alguém que você realmente gosta
Evite se candidatar a uma vaga porque ela parece “chata”, mesmo que seja o emprego dos seus sonhos

5 sintomas de autossabotagem
Você pode observar vários sinais de autossabotagem para conter seu comportamento autodestrutivo assim que o notar. Ao avaliar como nos sentimos e por que nos sentimos dessa forma, podemos identificar melhor a autossabotagem.

A autossabotagem pode ser sorrateira. Embora possamos fugir de atividades das quais temos medo, no trabalho, geralmente é mais sutil. Nós nos sabotamos por meio da procrastinação ou por não nos prepararmos adequadamente para uma tarefa. Nosso sabotador nos diz para nos protegermos não nos comprometendo totalmente.

Outro sabotador racionaliza que provavelmente poderíamos ter sucesso se tivéssemos mais tempo ou dinheiro, mas não temos, então não podemos. Nosso sabotador pode minar o valor do que alcançamos até agora ou o mérito de nossos objetivos.

Aqui estão cinco sintomas de autossabotagem a serem considerados:

Você tem baixa autoestima e raramente corre riscos
O medo do fracasso está constantemente em sua mente
Suas inseguranças tomam conta de você o tempo todo
Você evita coisas na sua lista de tarefas diárias porque está “muito ocupado”
Você se afasta de coisas desafiadoras, preferindo ser “realista”

Se você está procurando aprender como identificar quaisquer comportamentos negativos que o colocam para baixo, um coach BetterUp pode ajudar. Nossos coaches estão prontos para trabalhar diretamente com você e seu plano personalizado para atingir o que está segurando você e descobrir um caminho a seguir.

O que causa o comportamento de autossabotagem?
Uma variedade de coisas pode levar as pessoas à autossabotagem. Em muitos casos, é porque tentamos nos adaptar a certas situações e agora agimos em autodefesa. Esses mecanismos de enfrentamento podem ter ajudado você na época, mas agora, tudo o que eles fazem é segurar você.

Primeiro, conceda a si mesmo um pouco de autocompaixão . Nenhum de nós escolheria se autossabotar, então entenda que você está fazendo o seu melhor. Então dê a si mesmo permissão para trabalhar para superar isso.

1. Relacionamentos doentios passados
Sejam românticos, platônicos ou familiares, nossos relacionamentos passados ​​nos impactam significativamente. Se seu parceiro ou pai não se importava com seus sentimentos ou opiniões, você pode estar acostumado a ficar quieto por autopreservação. Se você se absteve de falar por si mesmo para evitar conflitos , provavelmente se ajustou a não advogar por si mesmo.

2. Desejo de controle
Quando você se sente no controle da sua situação, você se sentirá seguro em sua zona de conforto. Mas você pode sabotar a situação quando forçado a encarar suas inseguranças ou mostrar vulnerabilidade. Seu crítico interno pode lhe dizer que você não pode ter sucesso sem controle.

3. Medo do sucesso
Você provavelmente já ouviu falar do medo do fracasso, mas as pessoas também temem o sucesso . Mesmo quando trabalhamos duro por algo e sabemos que o merecemos, a síndrome do impostor pode se instalar . Ela enche nossas mentes de negatividade se não temos autoestima e nos sentimos como fraudes. A baixa autoestima pode fazer as pessoas pensarem que atingiram um teto no que diz respeito ao sucesso.

4. Comportamento aprendido desde a infância
As crianças são muito impressionáveis. Elas olham para os adultos em suas vidas para modelar seu comportamento. Se os adultos ao seu redor demonstrassem que não há problema em desistir no último minuto se as coisas não estivessem de acordo com seu padrão ou se eles não quisessem correr riscos quando se tratasse de empregos, isso poderia ter ficado com você até a idade adulta.

O comportamento de autossabotagem que você testemunhou quando criança pode segui-lo aonde quer que você vá, porque você o via como algo normal. Mas, na verdade, ações que podem causar dor emocional ou prejudicar seu bem-estar não devem ser consideradas normais.

Autossabotagem no local de trabalho
Seus comportamentos podem te segurar em todas as áreas da sua vida. Mas no trabalho, eles podem ser particularmente prejudiciais. Essas formas de autossabotagem podem te impedir de obter uma promoção , um aumento ou receber novos projetos interessantes:

Medo de fazer perguntas. Você pode se sentir pressionado a saber tudo o tempo todo. Mas como você pode saber das coisas se não perguntar sobre elas? Fazer perguntas não faz você parecer incompetente; faz você proativo.
Questionar tudo o que você faz. Este é um caso clássico de falta de confiança e autoimagem ruim. Quando você não tem certeza de suas próprias habilidades, é normal se preocupar com a qualidade do seu trabalho. Mas questionar demais pode atrasar seus prazos e afetar o fluxo de trabalho de outras pessoas. Confiar em suas habilidades tornará a vida mais fácil para todos — especialmente para você.
Perfeccionismo. Ter altos padrões não é ruim, mas pode distorcer rapidamente sua visão do que é possível alcançar com seus recursos atuais. Isso pode levar à ansiedade, sentimentos de inadequação e perda de tempo ao levar um projeto ao ponto. Não deixe que “ perfeito” fique no caminho de “perfeitamente bom ”.
Síndrome do impostor. Esse tipo de autossabotagem envolve o medo implacável de que você não pertence aonde está . Sua voz interior o convenceu de que você é uma fraude, e é uma questão de tempo até que seu chefe descubra. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Você está no seu trabalho porque merece. Quanto mais cedo você internalizar suas realizações, mais cedo poderá trazer seu Eu Completo para o trabalho e viver de acordo com seu potencial.

7 dicas para parar de se sabotar
Só porque geralmente nos tratamos de uma certa maneira não significa que essa seja a única maneira. É difícil quebrar hábitos, mas uma vez que os quebramos, vemos quantas oportunidades de crescimento existem. Além disso, isso cria espaço para que possamos construir hábitos mais saudáveis .

Quando a autossabotagem está enraizada no medo (e geralmente está), temos que ser corajosos para superá-la.


Identifique o que o desencadeia e aprenda com os padrões. A autoconsciência o ajudará aqui. Se você puder notar e identificar seus comportamentos, poderá intervir para que eles não o sabotem novamente.
Fique confortável com o fracasso e entenda que não tem problema cometer erros . Cada erro é uma oportunidade de aprender e crescer, mesmo que cause sentimentos desconfortáveis. Olhar para os lados positivos do fracasso ajudará você a deixar de lado seu medo e a tirar o melhor proveito de um momento difícil.
Fale sobre suas preocupações e inquietações em voz alta com pessoas em quem você confia. Ouvir suas próprias palavras em voz alta pode ajudar você a perceber o quão derrotistas elas são. Seus entes queridos também vão lembrá-lo de que você é mais capaz do que pensa.
Ouça podcasts para inspiração quando estiver se sentindo desmotivado. Inúmeros programas informativos dão conselhos de graça. Se isso parece muito exigente agora, uma boa risada com seus apresentadores favoritos pode melhorar seu humor e clarear sua cabeça.
Incorpore bem-estar espiritual em sua vida diária. Entender suas crenças, valores e moral pode ajudar você a encontrar seu propósito. E, quando isso acontecer, você se sentirá melhor em perseguir seus objetivos porque é por uma causa maior.
Dê a si mesmo um pouco de autocuidado quando você realizar algo. Celebrar suas vitórias ajudará você a manter uma perspectiva positiva e lembrar que você é um superstar.
Tire um tempo para olhar para dentro e praticar o trabalho de sombra sozinho ou com um profissional treinado . Isso significa prestar atenção ao lado sombrio e emocional da sua psique, aceitá-lo e integrá-lo ao seu senso de identidade. Isso pode ajudar você a se livrar de pensamentos e comportamentos limitantes.

Quando obter ajuda
Pode ser difícil aceitar o fato de que você é seu pior inimigo. Mas você não precisa enfrentar suas lutas sozinho. Mesmo que ninguém ao seu redor pareça entender o que você está vivenciando, você ainda não está sozinho. Tudo bem se seus amigos e familiares não entenderem.

Você deixa sua procrastinação vencer na maioria das vezes? Você é perfeccionista e não consegue lidar com pequenos erros ou mudanças de planos? Se você tem medo de trabalhar seu comportamento de autossabotagem ou não sabe por onde começar, conversar com um profissional de saúde mental lhe dará a chance de encontrar estratégias para ajudá-lo.

Um profissional pode ajudar quando você precisa de alguém para tirá-lo desses padrões de pensamento negativos e trabalhar para melhorar sua saúde mental. Um coach de vida , psicólogo clínico ou outros terapeutas estarão lá para você quando ninguém mais puder reconhecer seus problemas.

Um coach BetterUp ajudará você a aceitar como você tem se tratado e criar um plano para acabar com sua autossabotagem. Ter alguém para guiá-lo na prática de autoconversa positiva e construir sua autoconfiança ajudará você a deixar qualquer comportamento de autossabotagem no passado.

Talvez você duvide se é capaz de completar uma caminhada rigorosa. Em vez de dizer a si mesmo para não se incomodar porque é impossível e você nunca vai conseguir, guarde no bolso de trás. Lembre-se de que não é algo "nunca" só porque você não consegue fazer agora. Você pode se surpreender um dia.

O primeiro passo para sacudir seus hábitos de autossabotagem é reconhecer os sinais. Tomar essas medidas para ser mais gentil consigo mesmo é um investimento em seu futuro. Você está tentando mudar algo que impacta sua vida profissional e pessoal, e isso é algo para comemorar.

Nunca se esqueça de tirar um momento para parar e refletir sobre seu progresso. Pouco a pouco, você notará como está melhorando. Seja porque seu terapeuta preparou algumas estratégias eficazes para seguir ou porque você começou a praticar mais autocuidado, tudo é progresso.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos

 

Compartilhe esse artigo: