Como usar o LinkedIn para sua busca de emprego

Como usar o LinkedIn para sua busca de emprego

Se você está procurando emprego agora, algumas de suas estratégias usuais podem estar fora de questão. Você não pode fazer networking em eventos ou participar de feiras de carreira. Você nem sempre pode encontrar contatos pessoais para um café.

Mas ainda tem o LinkedIn. Mais de  75 milhões de pessoas no Brasil têm uma conta no LinkedIn e quase 850 milhões no mundo. Então, embora tenhamos que minimizar nossos contatos físicos, é a melhor maneira de fazer networking e buscar novas oportunidades.

Aqui estão cinco das melhores maneiras de usar o LinkedIn para procurar emprego.

1. Atualize seu perfil
Então esse é um primeiro passo óbvio, mas aqui estão as principais áreas que você deve analisar antes de começar sua busca por emprego no Linkedin.

 

  • Adicione uma foto profissional: Perfis com foto recebem 14 vezes mais visualizações, de acordo com o LinkedIn .
  • Preencha a seção de habilidades e recomendações do seu perfil: Listar suas habilidades significa que seu perfil tem 13 vezes mais probabilidade de ser visualizado. Por quê? Porque os recrutadores geralmente encontram candidatos pesquisando as habilidades de que eles precisam.
  • Construa cuidadosamente seu título: Este é o resumo que aparece no topo do seu perfil. Além do seu nome, é o único texto que aparece nos resultados de pesquisa do LinkedIn. Portanto, certifique-se de que ele se destaque e esteja alinhado com seus objetivos.

Além dessas três áreas principais, certifique-se de ter adicionado seus projetos, experiência e educação mais recentes ao seu perfil. Se você está procurando mudar de direção na carreira , deixe as pessoas saberem.

Você também pode editar as 'preferências de emprego' do seu perfil para mostrar que está aberto a oportunidades. Se você ainda estiver empregado em outro lugar, pode restringir essas informações para que fiquem visíveis apenas para recrutadores. O LinkedIn ocultará isso automaticamente dos gerentes de contratação da sua empresa.

2. Siga recrutadores e empresas
Siga empresas e agências de recrutamento do seu setor para ver automaticamente suas últimas vagas e notícias de recrutamento.

Quando você está na página de uma empresa, você pode ver todas as conexões que trabalham lá atualmente. Então você sabe a quem perguntar se precisar de informações sobre a cultura da empresa ou futuras campanhas de recrutamento. Ou, se houver uma vaga ativa na qual você esteja interessado, você pode pedir uma apresentação.

Se você não tiver nenhuma conexão com uma empresa, o LinkedIn mostrará a você qualquer colega universitário que trabalhe lá. Você pode se conectar com eles - mesmo que não tenha nenhuma conexão em comum. Esta é uma ótima maneira de construir links com uma empresa.

3. Configurar alertas de emprego
Na seção "Vagas" do seu perfil, você pode configurar alertas por e-mail e notificações do LinkedIn para novas vagas publicadas.

Você pode filtrar o que aparece por local, empresa, cargo ou habilidade. Isso economizará muito tempo durante sua busca de emprego no LinkedIn. É uma boa ideia configurar filtros específicos para que apenas vagas altamente relevantes apareçam.

Se você quiser uma seleção mais ampla de sugestões, você também pode ativar notificações para recomendações de emprego do LinkedIn. Elas são baseadas em suas habilidades, candidaturas anteriores e uma série de outros critérios úteis.

4. Seja ativo
Adicionar novas conexões aumentará exponencialmente sua visibilidade no LinkedIn. Assim como curtir, comentar e compartilhar. Conforme você interage com os outros, você aparecerá em mais e mais feeds de notícias das pessoas - isso significa que você tem mais probabilidade de ser visto por um recrutador que precisa de suas habilidades.

Então importe seus contatos do Gmail, veja as sugestões de conexão do LinkedIn e siga os líderes de pensamento do setor local. Também é uma boa ideia olhar o conteúdo de agências de recrutamento e do LinkedIn para as últimas tendências de empregos. (Todo mês, o LinkedIn publica um artigo útil sobre funções em demanda.)

Entrar em grupos do LinkedIn também é uma ótima ideia para fazer networking. Você poderá enviar mensagens para outros membros do grupo mesmo que não tenha conexões em comum.

5. Entre em contato com os gerentes de contratação
Se você encontrar uma empresa ou uma função que goste, você pode entrar em contato diretamente com o gerente de contratação ou recrutador relevante pelo LinkedIn. (Às vezes, as postagens de emprego do LinkedIn terão um link para a pessoa que as publicou.)

Essa é uma ótima maneira de entrar em contato porque, se eles quiserem saber mais sobre você, basta clicar no seu perfil.

Como alternativa, você pode solicitar uma indicação se conhecer alguém que trabalhe na empresa.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos

Compartilhe esse artigo: