Como reduzir o estresse no ambiente de trabalho

Como reduzir o estresse no ambiente de trabalho

A busca por ganhos de eficiência e produtividade, metas cada vez mais audaciosas mesmo em um cenário recessivo, acúmulo de trabalho, clientes e chefia, não apenas exigentes, mas incompreensivos são alguns dos fatores que causam stress no ambiente de trabalho. Seja em um ou vários colaboradores, essa situação resulta em perda de performance. Fatores que provocam stress são comuns e devem ser administrados, tanto pelo indivíduo como pelos líderes e pelo RH, para que o desempenho do profissional e da empresa não seja comprometido.
Muitas vezes, gestores pensam em melhorar o clima na corporação por meio de atividades que integrem as equipes. Confraternizações, por exemplo, permitem a colaboradores conhecer o lado pessoal de seus colegas e, assim, acabam tanto por aproximá-los, torná-los mais compreensíveis e unidos e dirimir eventuais rusgas. Porém, se realizados durante o expediente, podem também resultar no comprometimento de horas que seriam dedicadas ao trabalho, em prazos mais exíguos, menos tempo livre e, consequentemente, mais stress.

A administração do tempo é um fator fundamental para se evitar tensões. Reservar uma parte do dia para dedicação concentrada em determinadas tarefas evita que haja acúmulo de trabalho. Também se deve evitar – o que nem sempre é possível – o agendamento de compromissos um em seguida do outro. Organizar as demandas de um cliente, por exemplo, é mais fácil do que elencar as exigências de dois ou três. Se esta gestão for eficiente, reduz-se a possibilidade de insatisfação daquele a que se atende, o que evita tensões futuras.

Para o profissional, que atua com equipes cada vez mais enxutas, sempre haverá pressão. Saber administrá-la é garantia, não só de manter um desempenho adequado no trabalho, mas também de garantir sua saúde física e emocional. Uma alternativa é buscar atividades que deem prazer o que aliviem as tensões, como a prática de uma atividade física ou a dedicação a um hobby. Tais práticas propiciam tranquilidade, fator essencial para se contornar momentos de tensão com colegas ou clientes.

Sempre haverá pressão e stress no trabalho. Deve-se perceber que ambos resultam da busca pela superação de limites, seja por indivíduos ou corporações. Esses fatores, porém devem ser administrados para que não comprometam o desempenho de equipes e a saúde e a carreira dos profissionais.

Compartilhe esse artigo: