Como melhorar o processo de entrevista?
É hora de aposentar práticas de contratação ultrapassadas para ressoar com os candidatos a emprego de hoje. Anúncios de emprego cheios de texto, entrevistas telefônicas impessoais e perguntas rotineiras do passado não atrairão e garantirão efetivamente os melhores talentos de hoje.
Em 2024, o LinkedIn relatou que quase metade (49%) dos profissionais de aquisição de talentos enfrentaram desafios para preencher cargos em pools de talentos de alta demanda. Esse número ressalta a necessidade de as empresas aprimorarem seus processos de recrutamento para melhor atrair e garantir os melhores talentos.
Quando se trata de avaliar os melhores talentos com processos de entrevista atualizados, esses profissionais de contratação têm a ideia certa:
1. Tenha uma conversa real.
Entrevistas comportamentais estão (finalmente!) morrendo. Fazer perguntas prontas não vai ajudar você a se conectar com os melhores talentos que você quer. Empresas com visão de futuro capacitam recrutadores e gerentes de contratação a mostrar suas personalidades e ter conversas com seus candidatos.
Pode parecer antiquado, mas nada supera sentar-se com um candidato para tomar um café e mergulhar fundo em sua experiência. Isso leva muito tempo? Sim, ter uma conversa com um candidato é um investimento, mas não é algo que você deve fazer com alguém que potencialmente se junta à sua empresa? O pior cenário é que o candidato não receberá uma oferta, mas sairá pelo menos se sentindo ouvido.
2. Envolva toda a equipe.
Entrevistas em equipe são frequentemente usadas por diferentes empresas para que os candidatos possam se reunir com toda a equipe (ou alguns membros importantes) em um ambiente de grupo ou de trabalho real.
Entrevistas de equipe garantem que haja sinergia entre a equipe e o candidato para colaboração, se contratado. Os membros da equipe geralmente se sentem ameaçados por novas contratações, então, se você permitir que eles opinem e ajudem a tomar a decisão, isso só pode beneficiar o negócio como um todo.
3. Conecte-se com os candidatos por vídeo.
Tornou-se uma tendência cada vez mais comum usar uma ferramenta de entrevista para ajudar a capturar candidatos mais rápido e para ajudar com a "conveniência" do candidato quando se trata de sair do trabalho para entrevistar. Essa abordagem também ajudou com os custos do empregador, eliminando a necessidade de trazer os candidatos várias vezes para entrevistas presenciais.
Muitos candidatos desistem no processo de entrevista por estarem muito ocupados com o trabalho em mãos e um processo de entrevista ineficiente, onde eles têm que sair do trabalho em várias ocasiões para entrevistar. Criar uma opção de videoconferência realmente ajuda a capturar candidatos de alto desempenho e os mantém engajados no processo de entrevista, limitando a quantidade de tempo que eles têm para sair do trabalho.
4. Foco na adequação cultural em vez de habilidades técnicas.
O melhor teste de uma boa contratação é o que acontece quando eles entram pela porta. Contratações em alto volume não são um sucesso se forem seguidas por alta rotatividade. Contratar por habilidades sociais e adequação cultural aumenta a probabilidade de novas contratações terem sucesso e prosperarem. Nem toda empresa é certa para todas as pessoas, então
avaliar cuidadosamente o ajuste antecipadamente pode reduzir significativamente o desgaste precoce (menos de um ano).
As empresas estão cada vez mais contando com recrutadores, RH, funcionários efetivos e membros do conselho como entrevistadores objetivos designados para falar com os candidatos sobre liderança, coaching, inspirar equipes e lidar com situações difíceis de funcionários. Esse novo foco dá aos recrutadores uma oportunidade de ir além do foco em números e experiência do candidato e contribuir estrategicamente para contratação e retenção de qualidade.
5. Faça algumas perguntas estranhas.
Alguns empregadores gostam de fazer perguntas estranhas, peculiares ou imprevisíveis. Ao fazer isso, os entrevistadores podem avaliar o quão bem um candidato consegue pensar rapidamente e ver se ele fica facilmente nervoso. Ao mesmo tempo, um entrevistador pode obter uma imagem ainda mais clara de como uma pessoa é, ao mesmo tempo em que se torna um pouco mais querido pelo candidato.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos