Como funciona uma verificação de referências de emprego?
Uma verificação de referências ocorre quando um empregador, recrutador ou gerente de contratação entra em contato com o antigo local de trabalho do candidato para saber mais sobre suas habilidades e desempenho profissional .
Se o candidato for recém-formado e sem experiência profissional, o recrutador pode entrar em contato com a escola ou outras pessoas que possam falar sobre a ética de trabalho, o caráter e a experiência geral do candidato.
Diferenças entre verificação de referências e verificação de antecedentes
Embora as verificações de referências e antecedentes sejam cruciais na triagem de candidatos, esses dois processos são fundamentalmente diferentes.
Um recrutador realiza uma verificação de referências para conhecer melhor o candidato , especificamente seu desempenho e caráter no trabalho. Por outro lado, uma verificação de antecedentes geralmente é realizada para verificar informações sobre o candidato, como histórico de crédito e antecedentes criminais.
Como funciona uma verificação de referências de emprego?
Tradicionalmente, os recrutadores realizam verificações de referências no final do processo de entrevista. Eles ligam para referências profissionais ou pessoais para fazer perguntas sobre o candidato. Também é uma oportunidade de saber se o candidato se encaixa na cultura.
O processo tende a ser demorado, então alguns recrutadores optam por usar sistemas de verificação de referências. Embora cada solução funcione de forma diferente, elas tornam possível obter as informações que desejam das referências de forma mais rápida e eficiente.
Por que realizar uma verificação de referências de emprego?
Como empregador ou recrutador, você quer contratar alguém que seja adequado para a função. Mas você não pode confiar apenas no conteúdo do currículo do candidato e na entrevista dele para tomar uma decisão de contratação.
Alguns candidatos incluem declarações falsas em seus currículos. Eles podem mentir sobre suas lacunas de emprego , experiência ou outros detalhes sobre seu emprego. Realizar uma verificação de referência de emprego é uma maneira de detectar qualquer mentira e aprender mais sobre o candidato. Também oferece outros benefícios.
Os benefícios de uma verificação de referência de emprego
- Obtenha informações adicionais sobre o desempenho profissional e as habilidades de um candidato.
- Verifique os detalhes relacionados ao trabalho fornecidos pelo candidato.
- Ajude a avaliar o potencial de sucesso do candidato na função.
- Tome melhores decisões de contratação.
Quando fazer uma verificação de referência de emprego
Uma verificação de referências de emprego pode ser demorada, por isso normalmente é feita após reduzir o grupo de candidatos a apenas algumas opções por meio de vários métodos, como o uso de uma persona de candidato .
Os recrutadores normalmente entram em contato com as referências fornecidas no final do procedimento de contratação. Você pode conduzir a verificação de referências após confirmar que o candidato é quem ele diz ser por meio de uma verificação de antecedentes.
Como realizar uma verificação de referência de emprego
Embora uma verificação de referências de emprego pareça um processo simples, ainda há etapas específicas que você deve seguir.
- Obtenha consentimento do candidato antes de contatar qualquer referência. O candidato ainda pode estar empregado e pode ficar em uma posição desconfortável se você contatar o empregador dele.
- Prepare uma lista de perguntas com antecedência para garantir que você obtenha insights significativos.
- Entre em contato com a referência fornecida. Você pode começar se apresentando à referência e, então, perguntar se é um bom momento para falar com ela. Você pode ser transparente sobre a função para que a referência saiba como avaliar seu funcionário anterior.
Perguntas a serem feitas
Aqui estão algumas perguntas que você deve considerar fazer durante uma verificação de referências:
- Qual era sua relação com o candidato?
- Por quanto tempo você trabalhou com o candidato?
- Como você descreveria o desempenho geral do candidato?
- Quais eram os principais pontos fortes e fracos do candidato?
- Você se lembra de alguma ocasião em que o candidato recebeu uma ação disciplinar?
- O candidato trabalhou bem com seus colegas ou com o restante da equipe?
- Há mais alguma coisa que você gostaria de compartilhar sobre o candidato?
Melhores práticas: o que fazer e o que não fazer
Aqui estão mais algumas dicas para definir sua verificação de referências para o sucesso:
- Leve o processo de verificação de referências a sério e faça os preparativos.
- Mantenha a linha de questionamento relacionada ao trabalho para evitar que a referência faça declarações potencialmente difamatórias.
- Fique atento a referências falsas verificando-as nas redes sociais, cruzando números de telefone, etc.
- Faça anotações durante a entrevista por telefone.
- Não faça perguntas ou afirmações capciosas.
- Não presuma que verificar referências é perda de tempo.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos