Como escrever um currículo compatível com ATS

Como escrever um currículo compatível com ATS

Seu currículo pode ter qualificações excelentes e um design atraente, mas é compatível com ATS? Saiba como funciona o ATS e como seu currículo pode passar nos padrões do ATS.

A internet está cheia de guias passo a passo sobre como aperfeiçoar um currículo. Mas o que a maioria dos guias de currículo não disse é que algumas empresas usam sistemas automatizados para filtrar as candidaturas dos candidatos. 

Primeiro, as empresas definem as qualificações profissionais que procuram num candidato – competências, histórico de carreira, formação académica e assim por diante. Em seguida, eles inserem essas qualificações em um sistema informatizado que recebe os currículos dos candidatos. Esse sistema, denominado Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS), identifica os currículos que possuem as qualificações definidas.

Maneiras seguras de passar no ATS
Como teste inicial, o ATS serve para agilizar o processo de contratação. Além da comodidade e produtividade que traz, o ATS também é uma forma não discriminatória de selecionar inicialmente candidatos para um emprego. Não considera fatores como raça, sexo ou idade – apenas as qualificações do candidato.

Com tudo isso em mente, você precisa adaptar seus currículos de acordo com as necessidades da organização. Portanto, aqui estão dicas úteis para você passar neste teste inicial e conseguir o emprego com eficácia.

1. Escolha o formato apropriado
Cada setor segue diferentes formatos de currículo de acordo com suas necessidades. Conseqüentemente, eles geralmente não estão em conformidade com uma única estrutura. Mas, se o fizerem, normalmente usam o formato de currículo cronológico. É um formato de currículo aprovado pelo RH que é mais compatível com o software ATS. 

Resumindo, um currículo cronológico lista sua trajetória profissional em um padrão cronológico reverso, com destaque para seu histórico de trabalho e experiências. Se você não tiver mudanças ou interrupções na carreira, este modelo é mais adequado para você. No entanto, se não tiver certeza, recomendamos que você trabalhe com um  especialista em redação de currículos  que tenha um histórico de clientes recrutados com sucesso.

2. Escolha o tipo de arquivo adequado
Ao redigir seu currículo, use um software de processamento de texto fácil, como Microsoft Word ou Google Docs. Usar Adobe Photoshop, Indesign ou um criador de currículos online também é perfeito se você quiser mostrar seu lado artístico.

Não importa qual software você usa, salve o arquivo em formato PDF. Este formato é universal e legível pela maioria dos ATS. Também é ótimo para manter o design e o layout do seu currículo. 

Embora alguns ATS não consigam ler PDF, especialmente as versões anteriores. Portanto, sempre verifique primeiro com a empresa qual formato de arquivo ela prefere.

3. Use títulos de seção padrão
O ATS rastreia todo o conteúdo do seu currículo, incluindo os títulos das seções. Além disso, levará apenas seis gloriosos segundos para digitalizar seu currículo, então aproveite melhor esse tempo.

Para passar neste processo rápido, não use títulos personalizados ou parafraseados. Etiquetas padrão para as seções do seu currículo são adequadas. Não substitua a experiência de carreira fácil e compreensível pela minha montanha-russa de uma viagem de carreira. Este último pode ser muito personalizado e não será tão atrativo para a máquina que decide o seu futuro.

4. Use chavões da indústria
O ATS verifica informações críticas em um currículo para determinar se você é a combinação perfeita para a vaga de emprego. Assim como seus títulos, ele também verifica termos-chave específicos do setor.

Como orientação, volte ao anúncio de emprego e consulte as frases ou palavras que a empresa utilizou. Use-os e integre-os às suas habilidades ou responsabilidades profissionais.

Normalmente, as empresas usam palavras profissionais e formais. No entanto, se você não é muito bom em escrever e está lutando para incorporar essas palavras em seu currículo, uma ferramenta de paráfrase pode ser de grande ajuda. Essas ferramentas fornecem aos usuários vários modos que incorporam palavras diferentes no texto fornecido enquanto o reformulam.

5. Escreva siglas
Assim como a paráfrase, os acrônimos não funcionarão com ATS , a menos que especificado de outra forma. Portanto, se a empresa está procurando “Um conhecedor de mídia social bem versado em publicidade no Facebook e Instagram ”, não escreva: “Um conhecedor de mídia social bem versado em anúncios FB e IG”.

Seja sábio no uso de frases e sempre personalize-as de acordo. Não se arrisque com siglas, pois o ATS não saberá a diferença entre o título completo e o abreviado.

6. Faça alguns retoques finais
Quando você cria um currículo compatível com ATS, isso não significa necessariamente que você deva criá-lo de forma clara. Você sempre pode criar um design minimalista com seu toque pessoal. Os criadores de currículos têm uma biblioteca de modelos que o ajudarão a criar o design perfeito.

7. Verifique novamente se há imprecisões
ATS é uma ferramenta meticulosa e imparcial que aplica tudo o que foi definido. Portanto, mesmo seguindo todas as dicas que reunimos para você, ele ainda não será aprovado se estiver cheio de grafia e gramática incorretas. 

8. Não trapaceie
Se você está pesquisando ATS, é provável que também tenha aprendido os chamados truques para passar nesse sistema automatizado. Alguns deles podem incluir escrever as habilidades listadas em branco ou colocá-las sob uma camada oculta para aumentar suas chances.

Não importa o quão tentado você esteja em tentar enganar a ATS – não faça isso. 

O ATS destacará os textos que você usou em segundo plano e os enviará de volta ao recrutador ou gerente de contratação. É claro que isso refletirá mal em você. Eles perceberão que você está disposto a ir além da boa ética para progredir.

A ideia de uma máquina determinando seu futuro pode te irritar, mas não significa que você tenha que trapacear. Se não quiser perder para um robô, você sempre pode entrar em contato com o empregador através de um telefonema agendado ou e-mail. Ao fazer uma ligação ou e-mail de acompanhamento, você mostra aos responsáveis ​​pela contratação seu entusiasmo e interesse pelo cargo.

Preparar um currículo que melhor fale com seu personagem e passe no ATS é difícil, mas não é impossível. Antes mesmo de seguir as dicas que separamos para você, comece primeiro com a honestidade. Escreva apenas informações do seu histórico real de carreira. A partir daqui, certifique-se de comunicar sua grandeza e autenticidade por meio de seu currículo. Boa sorte!

 

Conheça a JPeF: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#currículo #ATS #RastreamentodeCandidatos # processodecontratação #diferentesformatosdecurrículo #redaçãodecurrículos #CV #Seleção #Agencia #Emprego #Trabalho #Vaga #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Tecnologia #Processoseletivo #tecnologia #Sistemas #Software #Contratação #recrutamento #Genteegestão #Gestãodepessoas #talentoshumanos

 

 

Compartilhe esse artigo: