Como conduzir uma entrevista de emprego: 6 dicas importantes

Como conduzir uma entrevista de emprego: 6 dicas importantes

Conduzir uma entrevista eficaz para um membro sênior da equipe é uma espécie de arte. Com a abordagem, perguntas e intuição certas, você será capaz de identificar um candidato de ponta que pode fazer uma verdadeira diferença na sua organização. Mas, se errar, você pode acabar com uma contratação ruim e muito custosa. Algo que qualquer empresa deve tentar evitar.

Se você perceber que algumas contratações ruins estão passando despercebidas, é hora de rever suas técnicas de entrevista.

Reunimos seis dicas principais, vindas diretamente da mente da nossa equipe de consultores especialistas em busca de executivos

Nossas 6 principais dicas para entrevistadores

Apresentamos seis tipos diferentes de entrevista que você pode considerar incluir em seu processo de entrevista. Dessa forma, se você estiver descobrindo que candidatos inapropriados que não têm as competências certas ou não estão alinhados com seus valores estão acabando com contratos, você pode usar nossas dicas de entrevista de competências ou valores para abordar essas questões de frente.

Vamos dar uma olhada mais de perto em nossas principais técnicas de entrevista.

1. Entrevista comportamental

Esta técnica de entrevistador foca em pedir aos candidatos que forneçam exemplos específicos de seu comportamento, experiências e realizações passadas. O entrevistador pode usar esses exemplos para avaliar a capacidade do candidato de lidar com os desafios e responsabilidades da função executiva para a qual está se candidatando.

Isso dá ao entrevistador uma ideia muito boa de como um candidato pode reagir em uma situação semelhante na sua organização e fornece uma visão mais clara do desempenho futuro dele também. Certifique-se de procurar o formato STAR (Situação, Tarefa, Ação e Resultado) nisso, para garantir que eles estejam adotando uma abordagem estratégica e completa para uma situação.

2. Entrevista situacional

Com esse estilo de entrevista, você apresentará aos candidatos cenários hipotéticos que provavelmente ocorrerão no trabalho e perguntará a eles como lidariam com a situação. Essa técnica de entrevista ajuda o entrevistador a avaliar as habilidades de tomada de decisão do candidato e sua capacidade de pensar rápido.

Como eles não estarão cientes do cenário com antecedência, isso lhe dá uma oportunidade de entender como eles podem reagir sob pressão e como eles provavelmente se sairão em situações de tomada de decisão no futuro também. Eles devem recorrer à sua experiência anterior também nesses momentos, o que lhe dá uma boa ideia de sua adequação para a função.

Isso é especialmente útil ao contratar para cargos executivos de alto nível, pois a pressão e a tomada de decisões serão parte integrante de sua função.

3. Entrevista baseada em competências

É incrivelmente útil avaliar as habilidades e capacidades do candidato em relação a um conjunto de competências predefinidas necessárias para uma função. O entrevistador pode fazer perguntas abertas que permitam ao candidato demonstrar como ele usou essas habilidades no passado e como ele as aplicaria no futuro.

Essa deve ser a base ou fundamento de qualquer entrevista de emprego e, neste ponto, quando eles passaram pelo processo de inscrição e seu currículo foi cuidadosamente revisado , é uma questão de garantir que o que eles disseram na inscrição seja verdade.

Pode parecer que, por terem escrito, eles têm a experiência relevante, mas perguntas baseadas em competências podem realmente esclarecer se eles são realmente os indicados para o trabalho.

4. Entrevista baseada em valores

Valores são incrivelmente importantes, especialmente quando você está procurando contratar alguém de nível sênior ou gerencial dentro do seu negócio. Seus líderes devem representar seus valores e liderar pelo exemplo para garantir que a cultura do seu negócio seja destilada de cima para baixo.

Esta técnica de entrevista envolve avaliar os valores e crenças pessoais do candidato para determinar se eles se alinham com a cultura e os valores da organização. O entrevistador pode fazer perguntas sobre as experiências do candidato que são relevantes para seus próprios valores como empresa.

A partir daí, você, como entrevistador, deve estar atento a respostas que reflitam os valores. E, se eles tiverem feito a devida diligência, devem consultá-las regularmente.

5. Entrevista em painel

Ao procurar empregar alguém em um nível executivo ou de liderança, é importante ter o suporte do painel. Com mais pessoas lá para ouvir e se envolver com o candidato em potencial, isso tira a pressão de uma entrevista individual e permite que vocês troquem ideias e opiniões uns com os outros.

Essa técnica envolve ter vários entrevistadores conduzindo a entrevista juntos. Cada entrevistador pode fazer perguntas que se concentram em diferentes aspectos das habilidades, experiências e personalidade do candidato. O painel pode então comparar notas e avaliar a adequação geral do candidato para o trabalho.

Para torná-lo ainda mais estruturado, você pode usar uma matriz de pontuação pré-determinada que todos vocês devem aderir. Você pode basear isso na descrição do trabalho e, portanto, garantir que todos estejam alinhados com sua abordagem para encontrar o candidato certo e melhor para a função.

6. Entrevista de caso

Semelhante à abordagem de entrevista situacional, esta é mais focada em decisões e abordagens de negócios. Ao compartilhar um caso de negócios, que pode ou não ter sido um problema real, você pode entender como a mente deles funciona quando se trata de negócios e entender se eles têm a experiência e a habilidade para levar sua organização ao próximo nível como um membro sênior da equipe.

Fique atento a exemplos de pensamento estratégico, habilidades de resolução de problemas, perspicácia empresarial e experiência em seu setor. Isso lhe dará uma visão real sobre se eles podem ou não beneficiar sua organização.

Pronto para sua próxima entrevista?

Nossas dicas para entrevistadores devem ajudar a dar a você uma boa ideia do que você pode estar perdendo em seu processo de recrutamento. No entanto, se você gostaria de mais suporte para encontrar e recrutar os melhores candidatos para sua empresa, você pode se beneficiar de um bate-papo com nossa equipe de consultores especialistas em busca de executivos.

Entre em contato com a JP&F Consultoria hoje mesmo e nós ajudaremos você a eliminar os riscos e as suposições da contratação de executivos.

 

 

Compartilhe esse artigo: