Como alinhar as ações de RH à estratégia empresarial
Você tem que considerar muitos fatores ao criar uma estratégia de go-to-market ou de negócios. Da mensagem da marca aos roteiros de produtos e processos de vendas, estratégias de negócios eficazes também dependem da contribuição de muitas pessoas em muitos departamentos.
Poucos departamentos têm uma visão melhor de toda a organização do que os recursos humanos. Os profissionais de RH podem ver por que uma estratégia existe e como ela é desenvolvida e implementada. No entanto, com muita frequência, os departamentos de RH não têm um assento na mesa de estratégia. Vamos dar uma olhada em como o RH pode ajudar a moldar a estratégia de negócios e dar vida a ela.
Por que o RH deve se envolver na definição da estratégia corporativa
Hoje, os negócios se movem mais rápido do que nunca — é um chavão, mas ainda é verdade. Tecnologias, indústrias e os próprios consumidores evoluem continuamente em um mercado movido digitalmente, e as empresas mudam continuamente seu foco estratégico para manter o ritmo.
Essa cultura de mudança tem um impacto significativo nas pessoas. Cada decisão empresarial tem um impacto na vida real, e os departamentos de RH são especialmente equipados para informar a estratégia e ajudar os funcionários a navegar nas mudanças resultantes.
Considere estas razões pelas quais é tão importante que o RH esteja alinhado com a estratégia de negócios:
- Ande em sintonia com o resto da empresa: as metas são sempre mais alcançáveis quando há adesão universal e alinhamento entre as equipes.
- Dê às iniciativas de RH um foco estratégico: Na economia em mudança de hoje, há inúmeras maneiras de recrutar, treinar, atrair, investir e dar suporte aos funcionários. Mas é impossível lidar com todas as iniciativas de uma vez. O alinhamento com a estratégia de negócios dá ao RH um foco estratégico e ajuda a priorizar metas.
- Garanta o talento certo: Bons talentos são sempre valiosos, mas as empresas podem precisar investir em diferentes conjuntos de habilidades ou funções em momentos diferentes. Entender as metas estratégicas do negócio ajudará o RH a atrair e reter o talento certo no momento certo.
Qual o papel dos recursos humanos no planejamento estratégico
Então, como o RH se torna parte do processo mais amplo de tomada de decisões empresariais? Como os departamentos de RH passam de uma função reativa e orientada a serviços para uma mais estratégica e de nível executivo?
Começa com a definição de objetivos claros para o departamento e valores fortes para toda a organização. Empresas com valores documentados têm menos probabilidade de ignorar o impacto real de quaisquer mudanças de estratégia ou grandes decisões. Considere estas etapas ao começar.
1. Alinhe e defina suas metas de RH
O principal papel estratégico do RH é criar metas para ajudar a atingir os principais objetivos de negócios. As metas podem variar dependendo do plano estratégico da empresa, mas focar nos fundamentos de RH é um excelente lugar para começar. Aqui estão algumas áreas de RH mais comumente afetadas por mudanças estratégicas de negócios mais amplas.
Estrutura organizacional
A forma como as empresas são organizadas depende em grande parte de seus objetivos estratégicos atuais e estágios de crescimento. Se uma empresa está em um estágio de alto crescimento, ela pode ter uma cultura voltada para vendas, com mais funcionários de vendas e executivos de vendas em funções de tomada de decisão. Empresas maduras com uma estratégia focada em retenção podem contratar mais funções de sucesso do cliente.
Compensação de funcionários
Talvez as metas comerciais atuais sejam mais focadas na retenção de funcionários ou na construção de cultura. Por outro lado, talvez a empresa precise cortar custos. Em ambos os casos, a estrutura de remuneração pode ser uma consideração importante. Quando o RH está alinhado e informado sobre essas metas, ele pode tomar decisões estratégicas para ajudar a organização a atingi-las.
Desenvolvimento de funcionários
Dependendo dos objetivos do negócio e das iniciativas imediatas, pode ser necessário treinar funcionários em novos conjuntos de habilidades. Alguns funcionários podem resistir a papéis e responsabilidades adicionais, então o papel do RH nessas situações é tanto evangelizar treinamento adicional quanto garantir que as equipes sejam desenvolvidas para acompanhar as necessidades em mudança.
Avaliações de desempenho
Estratégias de negócios claras também estão vinculadas a KPIs claros. Com o RH alinhado a esses benchmarks de desempenho, ele pode avaliar melhor o desempenho dos funcionários e fornecer feedback mais acionável durante as discussões de revisão.
Gestão de mudanças
Como um departamento focado em pessoas, o RH geralmente tem o melhor pulso sobre o sentimento dos funcionários em toda a organização. Os departamentos de RH podem encorajar os funcionários a compartilhar seu feedback sobre novas estratégias de negócios ou investimentos em tecnologia para garantir que quaisquer mudanças ou mudanças estratégicas façam sentido de uma perspectiva operacional.
2. Formule ações específicas para atingir essas metas
Depois de alinhar e definir metas, é hora de desenvolver planos de ação para executar sua visão estratégica de RH. Concentre-se em desenvolver e melhorar processos de recrutamento, contratação, desenvolvimento de funcionários e avaliações de desempenho.
Ao desenvolver um plano de ação, você precisará ter uma compreensão clara da estrutura atual da sua organização e identificar quaisquer lacunas ou deficiências em seus processos. Onde você deve investir mais em recrutamento? Se os orçamentos forem apertados, quais programas de treinamento ou desenvolvimento de funcionários podem maximizar a produtividade e a eficácia do seu talento existente?
A capacidade de visualizar onde cada jogador se encaixa na organização maior pode ajudar os departamentos de RH a alinhar os funcionários à estratégia de negócios, maximizar a eficiência e ver os dados em contexto para impulsionar melhores decisões. Organogramas e visuais relacionados podem ajudar os departamentos de RH a otimizar a estrutura organizacional em todos os níveis e tomar melhores decisões, como:
- Atribuir funcionários onde suas habilidades podem causar o impacto mais significativo
- Tomar decisões informadas sobre remuneração, equidade e desempenho
- Modelagem de estruturas organizacionais atuais e futuras para determinar a melhor forma de dimensionar seu negócio
3. Acompanhe e meça o desempenho
Historicamente, o papel do RH permaneceu no lado “mais suave” e focado em pessoas do negócio. No entanto, a análise de pessoas é agora o novo RH, e os departamentos de RH são tão responsáveis por relatar o desempenho de suas iniciativas quanto qualquer outro departamento.
Com o alinhamento de recursos humanos em torno de metas orientadas por dados, os líderes de RH podem garantir que a tomada de decisões não apenas se alinhe com os objetivos estratégicos de negócios, mas também ajude a impulsionar essas metas. Os líderes de RH podem analisar dados de vendas, marketing e contabilidade para quebrar silos departamentais e se alinhar melhor com as metas gerais de negócios.
Equipes de RH orientadas por dados têm quatro vezes mais probabilidade de serem respeitadas por suas contrapartes de negócios, o que pode resultar em mais contribuição na tomada de decisões estratégicas. Ao combinar dados departamentais e dados de RH e visualizar tudo em um único espaço de trabalho, os departamentos de RH podem alinhar melhor suas decisões à estratégia de negócios. Considere as maneiras como esses tipos de análise de pessoas podem impactar os negócios mais amplos:
Análise de funcionários
Meça o desempenho de todas as iniciativas de RH em termos de custo, tempo, desempenho e, em seguida, use um painel para rastrear os tempos de recrutamento, velocidade de integração, satisfação dos funcionários e salários dos funcionários. Essa abordagem baseada em dados para gerenciamento de pessoas ajuda os departamentos de RH a avaliar disparidades salariais, rastrear a retenção de funcionários, identificar tendências e ver métricas críticas de funcionários que fornecerão insights rápidos para uma melhor tomada de decisão.
Tudo isso lhe dá a chance de integrar novos funcionários de forma mais eficiente, melhorar a satisfação dos funcionários e reduzir a retenção.
Análise de talentos
Hoje em dia, a aquisição eficaz de talentos vai muito além do orçamento e do número de funcionários. Os departamentos de RH podem contar com dados algorítmicos para peneirar rapidamente grandes grupos de candidatos qualificados para atrair e reter os melhores talentos.
Hoje, a aquisição eficaz de talentos vai muito além do orçamento e do número de funcionários. Os departamentos de RH podem contar com dados algorítmicos para peneirar rapidamente pools profundos de candidatos qualificados para atrair e reter os melhores talentos. Isso permite que você identifique e atraia funcionários de alta qualidade e melhore seu planejamento de força de trabalho.
Análise preditiva
Configure indicadores para ver quando um funcionário corre risco de deixar a empresa. Os departamentos de RH podem usar dados para identificar fatos de risco e prever a rotatividade de funcionários e como isso afetará a empresa. Isso leva a melhor retenção e planejamento de funcionários
Invista em um melhor planejamento de pessoas
Os departamentos modernos de recursos humanos gerenciam muito mais do que contratação, integração e benefícios. Alinhar o RH com a estratégia de negócios pode aumentar a satisfação e o desempenho dos funcionários, garantir que as equipes estejam alinhadas para ajudar a empresa a atingir seus objetivos estratégicos e aumentar sua influência e poder de decisão em toda a organização.
Para melhorar o R&S da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias, Executive Search e Headhunter Executivo para Indústria Financeira, Processamento de Cartões, Serviços Bancário, Ecommerce e Mercados de Capitais podemos ajudar você.
Conheça a JPeF Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias (TI) para Indústria Financeira, meios de pagamento, sistemas de pagamentos (Payments).