Carreira: Qual a diferença entre Coaching e Mentoring

Carreira: Qual a diferença entre Coaching e Mentoring

Além da competição cada vez mais acirrada, o cenário econômico faz com que as empresas busquem formas de elevar a performance de suas equipes, mantendo-as motivadas para alcançar metas. Para isso, é necessário que cada colaborador sinta-se parte da corporação e identifique nela formas de impulsionar sua carreira. Dois métodos voltados ao desenvolvimento das capacidades atendem essa necessidade e se destacam cada vez mais no Brasil: o Coaching e o Mentoring.

A palavra do idioma inglês Coaching deriva de coach, que significa condutor da carruagem. Designa o processo conduzido por um coach credenciado e certificado, que visa alinhar as esferas pessoal e profissional de colaboradores, por meio de um treinamento voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades emocionais, psicológicas e comportamentais. O método pode ter foco no campo pessoal (life caching) ou profissional (individual e sistêmico organizacional) e busca integrar as ações a serem empreendidas pelo cliente (coachee) para realização das suas metas e desejos, visando um melhor desempenho na sua vida ou no contexto empresarial.

No Coaching, busca-se que uma pessoa atinja metas e objetivos com o uso de técnicas que despertam seu potencial. A conquista dos resultados requer empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente, que é auxiliado com o uso de perguntas e técnicas que o levam a alcançar o estado desejado. Nesse processo, parte-se do pressuposto de que o coachee já possui as respostas e soluções para seus dilemas e apenas necessita de uma orientação que o leve ao autoconhecimento. Assim, ele é motivado a fazer reflexões sobre sua vida e carreira. As sessões podem ser semanais, quinzenais ou mensais. A cada encontro, o coach apresenta tarefas para que a pessoa aja no sentido de alcançar metas em um prazo pré-determinado.

Outro processo bastante utilizado nas corporações é Mentoring. Um profissional mais experiente (tutor) orienta os mais jovens no sentido do crescimento profissional e no âmbito pessoal. Ao contrário do coach, o mentor deve ter experiência na área em que o tutorado atua a fim de aconselhar, orientar a carreira e até dar soluções para problemas. A técnica se difundiu muito rapidamente no meio empresarial, pois leva ao crescimento e desenvolvimento da empresa ao unir a experiência do mentor com a força de vontade de seu seguidor.

Para empregar o método, a empresa deve selecionar os melhores líderes entre seus executivos e treiná-los para que possam saber transmitir seus conhecimentos, práticas e experiências. Entretanto, o mentor de um jovem profissional não será necessariamente seu chefe ou alguém dentro do seu contexto hierárquico

Outra diferença em relação ao Coaching é que o Mentoring não possui um tempo definido para sua conclusão. A mentoria pode ser contínua e acompanha a evolução do tutorado.

Embora diferentes, tanto o Mentoring quanto o Coaching são métodos que abrem caminho para realizações no presente e no futuro e possuem a meta comum de levar um indivíduo à evolução. Para as empresas, além de favorecerem a melhora de desempenho, servem como fatores que motivam seus colaboradores, valorizando-os como profissionais e indivíduos.

 

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Recrutar #Soluçõespersonalizadas #EstrategiasCriativas #SaudeMental #Produtividade #Potencializar #Equipe #Indicadoresdedesempenhoorganizacional #Desdobramentodemetas #DescriçãodeCargoseSalários #Desempenhonotrabalho #EngajamentoOrganizacional #ImplantaçãodeumPlanodeCargoseSalários #EntrevistasdeEmprego  #BusinessPartner #EntrevistasOnline #ComunicaçãoInternanasEmpresas #MercadodeTrabalho #GovernançacorporativaCompliance #Resiliêncianotrabalho #ReduziroTurnover

Compartilhe esse artigo: