Benefícios da automação robótica de processos (RPA)

Benefícios da automação robótica de processos (RPA)

Uma pergunta popular este ano foi “O que é Automação Robótica de Processos (RPA)?” e, mais especificamente, “Quais são os benefícios da RPA para o meu negócio”. Os robôs estão chegando. É um fato que as empresas precisam aceitar. Em um escritório típico, muitas tarefas do dia a dia são concluídas seguindo comportamentos repetitivos e seguindo um conjunto rígido de regras. Quantos de nós nos lembramos da experiência tediosa de copiar ou transcrever dados de um lugar para outro no início de nossas carreiras? Como você sabia na época, os humanos são mais valiosos do que isso.

A Automação Robótica de Processos permite que as empresas liberem seus funcionários para se concentrarem na resolução de problemas valiosos, em desafios criativos e em interações diretas com clientes ou parceiros – áreas onde a automação simplesmente não é possível (pelo menos nos dias de hoje). Por meio da RPA, tarefas que envolvem comportamentos repetitivos e baseados em regras podem ser atribuídas a um robô (normalmente um sistema controlado por software, em vez de um robô mecânico arquetípico).

Uma pesquisa da McKinsey & Company indica que o mercado de automação provavelmente será a terceira mudança mais impactante para as empresas no restante da década (atrás apenas do crescimento da internet móvel e das tecnologias sem fio). Em outro relatório , a McKinsey & Company sugere que até "45% das atividades pelas quais os indivíduos são pagos podem ser automatizadas adaptando as tecnologias atualmente demonstradas". É hora de considerar não se a RPA é relevante para o seu negócio, mas como ela é relevante.


Precisão – uma vez programado, um 'bot' RPA não se desviará da tarefa, a cópia e colagem são 100% precisas, as informações nunca são digitadas incorretamente e a qualidade nunca diminui devido à fadiga.


Escalabilidade – colocar mais bots online para lidar com volumes maiores do mesmo processo é uma tarefa simples, como clonar o bot original, sem necessidade de treinamento. Modificar o programa de um bot para estender sua área de atuação pode ser apenas um ajuste em algumas linhas de código. A RPA permite que as empresas aumentem ou diminuam rapidamente, sem a necessidade de treinar, contratar ou reestruturar funcionários para atender às demandas em constante mudança.


Velocidade – trabalhando na velocidade de uma máquina, os bots podem processar enormes quantidades de informações, muito mais rapidamente do que um humano. Com o advento da Inteligência Artificial (IA) e do Aprendizado de Máquina, a RPA abre caminho para processos de autorrefinamento que melhoram em eficiência e velocidade com o passar do tempo.


Segurança – quando programada corretamente, a RPA proporciona uma força de trabalho segura e confiável. Acabaram-se as preocupações com vazamento acidental de dados, atos maliciosos ou vulnerabilidades decorrentes da exploração de vulnerabilidades humanas. A segurança se torna uma questão de criptografia de transferências de dados, reforço de firewalls e algo que pode ser terceirizado para um parceiro de RPA, em vez de uma preocupação de RH.


Visibilidade – cada ação realizada por um bot pode ser registrada para revisão e auditoria posterior. Transparência e visibilidade totais de todas as atividades são alcançadas por meio do RPA. Existem várias maneiras de implementar a RPA no seu negócio.

Normalmente, é aconselhável contratar um especialista para automatizar qualquer aspecto do seu negócio em que você queira se concentrar. Algumas soluções são orientadas por comandos em nível de código, e outras utilizam uma camada de abstração completa que acessa a interfacNossa abordagem exige tempo e suporte técnico mínimos do seu departamento de TI, permitindo uma implantação

Compartilhe esse artigo: