Avaliação por Competências: como aborda e aplicar
A prática há muito estabelecida de avaliações de habilidades está agora passando por mudanças significativas. A maneira como os funcionários são avaliados e orientados em suas carreiras está agora mudando para uma abordagem baseada em competência . Este método valoriza o conhecimento e o potencial de cada pessoa de forma diferente, oferecendo mais flexibilidade, auxiliando nas transições de carreira e criando oportunidades variadas.
Ao colocar as competências no centro, essa abordagem garante que os funcionários sejam reconhecidos de forma justa e tenham melhor alinhamento com as expectativas do mercado de trabalho. Vamos explorar como esse método molda os caminhos de carreira e abre novas oportunidades para enfrentar os desafios do ambiente de trabalho atual.
Importância da abordagem baseada em competências nas avaliações de habilidades
Anteriormente focados em uma abordagem baseada em trabalho, os funcionários agora reconhecem a necessidade de se adaptar aos desafios do ambiente de trabalho moderno. Uma das principais razões para isso é a incerteza devido à natureza mutável dos empregos, dificultando a definição de benchmarks confiáveis para analisar o desempenho dos funcionários.
Estudos mostram que quase uma em cada três habilidades necessárias para um emprego em 2018 não é mais necessária hoje. Além disso, "habilidades técnicas" antes vistas como uma medida essencial e confiável das capacidades de um indivíduo perderam sua credibilidade. Elas não fornecem mais uma base sólida para avaliar funcionários.
Soft Skills: O novo núcleo das avaliações de habilidades
Atualmente, as avaliações focam menos no domínio de habilidades técnicas específicas e mais na capacidade de um indivíduo de desaprender habilidades antigas, aprender novas, permanecer proativo e aplicar novos conhecimentos ao seu ambiente de trabalho. Portanto, o foco das avaliações mudou para o que um indivíduo "sabe ser" em vez do que ele "sabe fazer".
Essas habilidades sociais valiosas são medidas por meio do que são conhecidas como habilidades transversais . Essas habilidades permitem transições fáceis entre diferentes empregos e fornecem uma visão abrangente de um indivíduo ao valorizar quem ele é e seu potencial de crescimento. A abordagem baseada em competência considera o indivíduo como um todo, dando significado ao seu caminho de carreira e utilizando todo o seu conhecimento para criar novas oportunidades.
Benefícios da Abordagem Baseada em Competências
1. Valorizar experiências diversas
A abordagem baseada em competência valoriza todas as experiências de um indivíduo, tanto profissionais quanto pessoais. Essa nova perspectiva destaca o potencial de um indivíduo ao considerar suas habilidades e valorizar seus caminhos de carreira únicos.
Isso inclui habilidades incomuns, como as chamadas "habilidades malucas" , frequentemente negligenciadas em uma abordagem baseada em trabalho, mas que agregam valor real às expectativas do trabalho. Essas "habilidades malucas" e competências únicas decorrentes de paixões específicas ou experiências de vida de um indivíduo agregam valor significativo ao seu trabalho. Por exemplo, um gerente de projeto que participou de expedições em condições extremas pode trazer habilidades como gerenciamento de estresse e resolução de problemas complexos para o local de trabalho.
2. Alinhar os indivíduos com o mercado de trabalho
O cenário profissional está evoluindo rapidamente devido aos avanços tecnológicos e às demandas ocupacionais emergentes. A abordagem baseada em competências permite que os indivíduos demonstrem habilidades transversais essenciais, como pensamento crítico, comunicação, colaboração, agilidade de aprendizagem e gerenciamento de estresse. Ao destacar essas habilidades essenciais, essa abordagem alinha melhor os indivíduos com o mercado de trabalho e também melhora sua empregabilidade .
3. Expansão de oportunidades de carreira
A natureza transversal das competências facilita as mudanças de carreira para novos setores e empregos, abrindo mais oportunidades para os indivíduos. Essa abordagem expande as possibilidades, oferecendo projetos que estão alinhados com as aspirações e talentos de um indivíduo.
Avaliação de habilidades, uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento profissional
A abordagem baseada em competência em avaliações de habilidades fornece uma nova perspectiva sobre o potencial dos indivíduos. Ao focar em soft skills e competências transversais, esse método permite um melhor alinhamento com as necessidades do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que valoriza a diversidade de trajetórias de carreira individuais.
Desenvolva e ofereça treinamento em habilidades sociais de vendas com a JP&F Consultoria
Neste ponto, você sabe por que as soft skills são tão cruciais para o sucesso em vendas e quais delas os vendedores precisam. Mas e como ensinar habilidades de vendas?
Equipes de vendas eficazes devem combinar o poder das hard skills e soft skills. Do conhecimento do produto à resolução de problemas, as soft skills para vendedores são essenciais para o sucesso da sua empresa. Para garantir que seus representantes de vendas tenham o conjunto certo de habilidades, faça uma parceria com a JPeF Consultoria
#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe #Inteligência #emocional #InCompany #Comportamental #uberlandia #araguari #mg #Go #Técnico #Onboarding #Integração #Motivacional #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #caldas #novas #catalão #uberaba #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #recrutamento #Seleção #Recruiter #TI #Tecnologia #projetos #processo #cultura #Sales #Enablement #vendas #capacitação #B2B #B2 #TI Tecnologia #sistema #Software