Atração, Retenção e Engajamento de Pessoas

Atração, Retenção e Engajamento de Pessoas

As empresas são, em última instância, as pessoas que nelas trabalham. Dessa forma, os colaboradores devem ser permanentemente valorizados. Corporações que ao invés de seguirem essa política adotam a máxima do “ninguém é insubstituível” acabam sendo preteridas por talentos e retêm apenas profissionais acomodados.

Independente do cenário econômico, toda empresa deve manter-se atraente para profissionais. É dessa forma que conseguirá atrair talentos, retê-los e manter as equipes engajadas, o que garantirá sua perenidade e o sucesso nos negócios.

Para isso, os gestores precisam manter, além de um bom clima organizacional – o que garantirá o foco nos negócios –, políticas que proporcionem tanto a ascensão do profissional na empresa quanto o reconhecimento pelos resultados alcançados. A adoção de um plano de carreira motiva todos os colaboradores. Isso lhes dará a intenção de levar suas carreiras a novos patamares dentro de uma mesma organização. Isso, além de elevar a dedicação no dia-a-dia, fará com que busquem o preparo necessário para subirem na hierarquia.

Essa busca por novas qualificações não se resume na realização de cursos ou preparo acadêmico. Também se dá dentro da organização. Dessa forma, deve existir uma troca de experiências, de modo que gestores e profissionais mais experientes possam transmitir seus conhecimentos aos demais. Além do trabalho colaborativo, que passa sempre pela delegação de responsabilidades, a companhia deve favorecer a integração entre departamentos.

Os canais de comunicação precisam estar permanentemente abertos a fim de que os colaboradores possam apresentar sugestões, projetos ou mesmo insatisfações. Esse processo, porém, só funcionará se houver respostas às questões apresentadas pelos profissionais. Mesmo que pleitos não possam ser atendidos ou ideias tenham de esperar para serem colocadas em prática, a gestão deve dar um feedback sempre que for procurada.

Manter equipes motivadas demanda reconhecimento. O aspecto financeiro pode ser fundamental, mas não garante sozinho a atração de talentos ou seu engajamento. Um colaborador deve saber que é parte da empresa e que se ela crescer ele será reconhecido e recompensado com isso. 

Compartilhe esse artigo: