Análise SWOT (FOFA): o que é e como aplicar em sua empresa!
A análise SWOT é uma estrutura para identificar e analisar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de uma organização. Essas palavras compõem a sigla SWOT.
O objetivo principal da análise SWOT é aumentar a conscientização dos fatores que entram na tomada de uma decisão de negócios ou no estabelecimento de uma estratégia de negócios. Para fazer isso, a SWOT analisa o ambiente interno e externo e os fatores que podem impactar a viabilidade de uma decisão.
As empresas geralmente usam a análise SWOT, mas ela também é usada por organizações sem fins lucrativos e, em menor grau, por indivíduos para avaliação pessoal. A SWOT também é usada para avaliar iniciativas, produtos ou projetos. Como exemplo, os CIOs podem usar a SWOT para ajudar a criar um modelo de planejamento estratégico de negócios ou realizar uma análise competitiva.
A estrutura SWOT é creditada a Albert Humphrey, que testou a abordagem nas décadas de 1960 e 1970 no Stanford Research Institute. A análise SWOT foi desenvolvida originalmente para negócios e baseada em dados de empresas da Fortune 500. Ela foi adotada por organizações de todos os tipos como um auxílio de brainstorming para tomar decisões de negócios.
Quando e por que você deve fazer uma análise SWOT?
A análise SWOT é frequentemente usada no início ou como parte de um processo de planejamento estratégico . A estrutura é considerada um suporte poderoso para a tomada de decisões porque permite que uma organização descubra oportunidades de sucesso que antes não eram articuladas. Ela também destaca ameaças antes que elas se tornem excessivamente onerosas.
A análise SWOT pode identificar um nicho de mercado no qual uma empresa tem uma vantagem competitiva . Ela também pode ajudar indivíduos a traçar um caminho de carreira que maximize seus pontos fortes e alertá-los sobre ameaças que podem frustrar o sucesso.
Esse tipo de análise é mais eficaz quando é usado para reconhecer e incluir pragmaticamente questões e preocupações de negócios. Consequentemente, o SWOT geralmente envolve uma equipe multifuncional diversa, capaz de compartilhar pensamentos e ideias livremente. As equipes mais eficazes usariam experiências e dados reais — como números de receita ou custo — para construir a análise SWOT.
Elementos de uma análise SWOT
Como o próprio nome indica, uma análise SWOT examina quatro elementos:
- Atributos e recursos internos que dão suporte a um resultado bem-sucedido, como uma linha de produtos diversificada, clientes fiéis ou um forte atendimento ao cliente.
- Fatores e recursos internos que tornam o sucesso mais difícil de ser alcançado, como uma marca fraca, dívida excessiva ou pessoal ou treinamento inadequados.
- Fatores externos que a organização pode capitalizar ou aproveitar, como tarifas de exportação favoráveis, incentivos fiscais ou novas tecnologias facilitadoras.
- Fatores externos que podem comprometer o sucesso da entidade, como aumento da concorrência, enfraquecimento da demanda ou uma cadeia de suprimentos incerta.
Uma matriz SWOT é frequentemente usada para organizar os itens identificados sob cada um desses quatro elementos. A matriz é geralmente um quadrado dividido em quatro quadrantes, com cada quadrante representando um dos elementos específicos. Os tomadores de decisão identificam e listam pontos fortes específicos no primeiro quadrante, fraquezas no próximo, então oportunidades e, por último, ameaças.
Organizações ou indivíduos que fazem uma análise SWOT podem optar por usar vários modelos de análise SWOT. Esses modelos são geralmente variações da matriz SWOT padrão de quatro quadrantes.
Como fazer uma análise SWOT
Uma análise SWOT geralmente requer que os tomadores de decisão especifiquem primeiro o objetivo que esperam atingir para o negócio, organização, iniciativa ou indivíduo. A partir daí, os tomadores de decisão listam os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças.
Existem várias ferramentas para orientar o processo de tomada de decisão . Elas frequentemente fornecem perguntas que se enquadram em cada um dos quatro elementos SWOT.
Por exemplo, pode-se perguntar aos participantes o seguinte para identificar os pontos fortes de sua empresa: "O que você faz melhor do que qualquer outra pessoa?" e "quais vantagens você tem?" Para identificar fraquezas, pode-se perguntar "onde você precisa melhorar?" Da mesma forma, eles responderiam a perguntas como "quais tendências de mercado podem aumentar as vendas?" e "onde seus concorrentes têm vantagens em participação de mercado?" para identificar oportunidades e ameaças.
Exemplo de uma análise SWOT
O resultado final de uma análise SWOT deve ser um gráfico ou lista das características de um sujeito. O seguinte é um exemplo de uma análise SWOT de um funcionário de varejo imaginário:
- Pontos fortes: boas habilidades de comunicação, pontualidade nos turnos, bom atendimento aos clientes, se dá bem com todos os departamentos, força física, boa disponibilidade.
- Fraquezas: faz longas pausas para fumar, tem pouca habilidade técnica e é muito propenso a passar tempo conversando.
- Oportunidades: atendente de loja, recepcionar clientes e ajudá-los a encontrar produtos, ajudar a manter os clientes satisfeitos, auxiliar os clientes após a compra e garantir a confiança dos compradores, abastecer as prateleiras.
- Ameaças: perda ocasional de tempo durante os horários de pico devido a intervalos, às vezes muito tempo gasto por cliente no pós-venda, muito tempo em bate-papo interdepartamental.
Como usar uma análise SWOT
Uma análise SWOT deve ser usada para ajudar uma entidade a obter insights sobre sua posição atual e futura no mercado ou em relação a uma meta declarada.
Organizações ou indivíduos que usam essa análise podem ver vantagens competitivas, perspectivas positivas, bem como problemas existentes e potenciais. Com essas informações, eles podem desenvolver planos de negócios ou metas pessoais ou organizacionais para capitalizar pontos positivos e abordar deficiências.
Uma vez que os fatores SWOT são identificados, os tomadores de decisão podem avaliar se uma iniciativa, projeto ou produto vale a pena perseguir e o que é necessário para torná-lo bem-sucedido. Como tal, a análise visa ajudar uma organização a combinar seus recursos com o ambiente competitivo.
Uma análise SWOT pode ser usada para avaliar e considerar uma série de metas e planos de ação , como os seguintes:
- a criação e o desenvolvimento de produtos ou serviços empresariais;
- tomar decisões de contratação, promoção ou outras decisões de recursos humanos;
- avaliar e melhorar as oportunidades e o desempenho do atendimento ao cliente;
- definir estratégias de negócios para melhorar a competitividade ou melhorar o desempenho empresarial; e
- fazendo investimentos em tecnologias, localizações geográficas ou mercados.
A análise SWOT é similar à análise PEST, que significa política, economia, sociedade e tecnologia. A análise PEST permite que as organizações analisem fatores externos que afetam suas operações e competitividade.
Prós e contras da análise SWOT
Entre as vantagens de usar uma abordagem SWOT estão as seguintes:
- A análise cria uma representação visual dos fatores que têm maior probabilidade de impactar a capacidade da empresa, projeto, iniciativa ou indivíduo de atingir um objetivo com sucesso.
- Ao envolver membros experientes de equipes multidisciplinares, uma análise SWOT pode incentivar muitas perspectivas e abordagens diferentes.
- Essa diversidade pode permitir que uma análise SWOT desenvolva cada elemento e exponha ideias criativas e problemas negligenciados que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.
Embora uma análise SWOT seja importante para entender as muitas dinâmicas que afetam o sucesso, a análise tem limites, como os seguintes:
- A análise pode não incluir todos os fatores relevantes porque alguns pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças podem ser facilmente ignorados ou mal compreendidos.
- A entrada para cada elemento pode frequentemente ser empírica ou subjetiva e dar uma perspectiva distorcida.
- Como ele captura apenas fatores em um ponto específico no tempo e não permite saber como esses fatores podem mudar ao longo do tempo, os insights que a análise SWOT oferece podem ter uma vida útil limitada.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos