Análise Curricular: Candidatos com lacuna no Currículo como aborda

Análise Curricular: Candidatos com lacuna no Currículo como aborda

No passado, você provavelmente já foi avisado de que lacunas inexplicáveis ​​no currículo de um candidato poderiam ser um sinal de alerta. Curiosamente, pode não ser assim.

Existem inúmeras razões pelas quais as lacunas em um currículo não devem preocupar você. As pausas no trabalho podem representar coisas mais positivas sobre um candidato do que você imagina.

Pensando bem, uma lacuna no currículo não diz muito sobre a trajetória profissional de um candidato. A vida acontece com todos nós e, como empregador, é melhor não ser muito rígido. Em vez disso, considere os diferentes motivos pelos quais alguém pode ter tirado uma folga do trabalho.

As lacunas em um currículo são importantes?

Um histórico de trabalho longo e ininterrupto nem sempre é um sinal de que um candidato é adequado para um emprego. Se a maior parte da informação do candidato parecer boa, mas incluir uma lacuna inexplicável, não tire conclusões precipitadas antes de considerar razões viáveis ​​para as lacunas de emprego.

Uma pequena mudança de perspectiva pode ajudá-lo a ver que as lacunas em um currículo provavelmente não são motivo de preocupação! Mas se você ainda estiver um pouco preocupado, abaixo estão algumas práticas de contratação que podem ajudá-lo a avaliar candidatos com lacunas no histórico profissional.

Pense no que você está avaliando genuinamente
A primeira coisa que você deve fazer antes de começar a escrever a descrição do cargo ou revisar currículos é criar um perfil de candidato ideal. Isso o ajudará a detalhar as habilidades e a experiência que um candidato deve ter para preencher a função. Em seguida, considere o que é importante para você para esta posição.

Pergunte a si mesmo o que é mais importante, um histórico de trabalho perfeito ou uma habilidade verificável e um conjunto de habilidades específicas? Se um candidato tem todas as qualificações e habilidades que você disse que procurava, tirar um longo período de folga do trabalho é importante?

Contrate para potencial de crescimento
Talvez você queira que um candidato tenha vários anos de experiência em seu setor. E sim, às vezes isso é possível encontrar. Mas quando confrontado com um conjunto limitado de candidatos , a contratação com potencial de crescimento pode ser uma estratégia melhor.

Você deve olhar além do currículo e reconhecer talentos emergentes para conseguir isso. E fazer isso pode ajudá-lo a fazer ótimas contratações duradouras.

Esteja ciente do potencial preconceito
A maioria das pessoas tem preconceitos conscientes e inconscientes que podem impactar negativamente o recrutamento. Por exemplo, lacunas em um currículo podem levar você a presumir erroneamente algo ruim sobre um candidato que pode não ser verdade.

Abaixo estão algumas dicas sobre como superar o preconceito de contratação:

Eduque sua equipe de contratação para estar ciente dos preconceitos de contratação.
Consulte o seu Perfil de Candidato Ideal para avaliar os candidatos de forma objetiva.
Tenha padrões para avaliar currículos e oriente todos os currículos pelo mesmo processo.


Crie ótimas experiências para os candidatos
No passado, quando se tratava de um “mercado de empregadores”, os gestores de contratação podiam ser altamente seletivos. Hoje, os candidatos a emprego têm mais opções do que nunca e o número de candidaturas diminuiu em quase todos os setores. Ser muito exigente em um “mercado de candidatos” pode fazer com que você perca ótimos candidatos .

Um estudo recente descobriu que a maioria dos candidatos a emprego que recusaram uma oferta o fizeram devido a uma “experiência negativa durante o processo de entrevista”. Portanto, questionar um candidato sobre o ano que ele passou no exterior pode ser o suficiente para desligá-lo da sua empresa e empurrá-lo para outra empresa que respeite experiências fora do trabalho.

Num “mercado de candidatos”, é fundamental que os gestores de contratação se ajustem ao clima existente e ignorem conceitos ultrapassados ​​sobre o que constitui um “candidato sério”. Em vez disso, você pode dar aos candidatos uma excelente impressão da sua empresa e fazer as contratações perfeitas, avaliando-os com base apenas no que importa para a função.

Seguir a regra geral “sem lacunas no currículo” pode fazer com que você perca candidatos importantes. Ser mais generoso e considerar razões viáveis ​​para lacunas nos currículos – ao mesmo tempo em que as analisa para contratar e reter uma força de trabalho diversificada – demonstrará claramente que uma lacuna não significa muito na fase de revisão do currículo. Posteriormente, no processo de contratação , você poderá conhecer a história do candidato e ter uma ideia melhor de seus objetivos e motivações profissionais.

Evite fazer suposições e mantenha a mente aberta. Lembre-se de que a equipe da JPeF Consultoria possui o conhecimento e a experiência para ajudá-lo nesse processo.

#Consultoria #Processo #Seletivo #Contratação #Inteligenciamocional #Comportamento #JP&F #JPEF #JP&F #lacunas #currículos #candidato #profissionais #trabalho #CV # Vaga #histórico #SoftSkills #Linkedin #Recruiter #aquisição #talentos #CV #Oportunida #Empresas #Gestão #Liderança #Pessoas #Administração #Lider 

Compartilhe esse artigo: