Abordando lacunas no currículo: preparando-se para reiniciar sua carreira

Abordando lacunas no currículo: preparando-se para reiniciar sua carreira

Lidar com lacunas de trabalho em um currículo pode ser uma tarefa muito complicada. Tirar uma folga do trabalho ou ser forçado a fazê-lo devido a circunstâncias inevitáveis ​​é algo que a maioria dos trabalhadores encontra em diferentes partes de suas carreiras. Esses problemas são frequentemente inevitáveis, mas ainda têm um impacto nas perspectivas futuras de um funcionário. Esses indivíduos não perdem permanentemente sua experiência ou conhecimento durante o período, mas uma lacuna de emprego em um currículo ainda é vista como desfavorável.

Os trabalhadores enfrentam um estresse considerável sobre como explicar as lacunas em seus currículos para futuros empregadores, mas essas lacunas não são tratadas de forma tão negativa quanto se poderia pensar.

Abordando lacunas no currículo — preparando-se para reiniciar sua carreira
Lacunas de emprego em currículos são bastante comuns — alguns tiram uma folga do trabalho para se recuperar e voltar mais fortes, e outros podem ter que se afastar do trabalho para cuidar de um parente doente ou obter ajuda médica. Ainda há outros que podem ter uma lacuna no currículo devido a um mercado de trabalho flutuante que tornou difícil encontrar emprego imediatamente. Todas essas são experiências válidas que os indivíduos podem encontrar, mas há pouco tempo para explicar essas circunstâncias em detalhes para ajudar um entrevistador a entender exatamente o que aconteceu com o funcionário.

Essas lacunas no currículo têm sido tradicionalmente percebidas negativamente porque os empregadores presumem que se um funcionário tirou uma longa folga antes, ele provavelmente deixará o trabalho novamente. Há também a crença de que um funcionário que tirou uma folga do trabalho pode não ter as habilidades necessárias para continuar com seus empregos.

Há muitas medidas que uma organização pode tomar para verificar se o candidato será capaz de lidar com sua nova função, mas seu desempenho aqui é frequentemente ofuscado pelo preconceito contra aqueles com lacunas de emprego em seu currículo.

Aprendendo a explicar as lacunas do currículo
Pode ser muito intimidador retornar ao trabalho após uma pausa. Micro mudanças permeiam a força de trabalho, gerentes de RH abordam a contratação de forma diferente, e a indústria regularmente avança alguns passos de onde estava quando você se afastou. Apesar desses desafios, inúmeras pessoas encontraram seu equilíbrio novamente e fizeram a transição de volta para a força de trabalho com facilidade.

Um número considerável de pessoas se tornou mais aberto sobre compartilhar suas histórias e experiências online, e a discussão sobre reservar um tempo para cuidar de sua saúde mental e física ajudou muito na discussão. Essa transição tornou muito mais fácil abordar as lacunas em um currículo sem medo de ser rejeitado. Quando se trata de procurar emprego futuro, abordar as lacunas no currículo com confiança é uma grande parte de avançar em sua carreira.

Quanto melhor você for capaz de explicar as lacunas em seu currículo no breve tempo permitido, maior será a probabilidade de encontrar o emprego ideal novamente.

Honestidade é a melhor política
Pode ser muito tentador inventar uma doença ou uma emergência familiar ou tecer uma história dramática de suas lutas para ganhar a simpatia de seu futuro empregador. No entanto, na maioria dos casos, é melhor liderar com honestidade.

Isso não significa que você tem que deixar escapar a verdade sem filtros sobre como você odiava seu trabalho e teve que sair. A resposta deve ser enquadrada de uma forma que ainda transmita que você pretendia que a pausa fosse temporária e agora está de volta com uma nova perspectiva e as vantagens coletivas de todas as habilidades que você adquiriu durante seu tempo fora.

Se você teve que fazer uma pausa devido a problemas de saúde, explique que precisa de tempo para trabalhar em si mesmo e se recuperar sem prejudicar o negócio, mas sente que está pronto para voltar a trabalhar. Se foi uma pausa forçada porque havia falta de oportunidades de emprego, explique que o mercado de trabalho não estava oferecendo o tipo de oportunidade que você precisava, mas sente que as que você está se candidatando agora são uma boa opção para você.

Não dê muita importância às datas de trabalho no seu currículo
Se você tiver um período de pausa em seu currículo , não tente falsificar as datas e meses e fingir que a lacuna nunca existiu. Pode ser muito fácil para o recrutador ligar para seus antigos empregadores e ganhar alguma perspectiva sobre sua experiência de trabalho e a mentira refletirá mais mal em você do que qualquer lacuna na carreira.

Ao mesmo tempo, você também pode evitar chamar atenção excessiva para as datas e meses por meio do formato que escolher para o documento. Se os olhos de um empregador forem atraídos para as datas antes de qualquer outra coisa no currículo, você só prejudicará suas chances de chegar à entrevista onde poderá explicar seu histórico de carreira.

Tenha uma breve explicação do seu raciocínio para a lacuna pronta para uso
Nem todos os entrevistadores vão mencionar as lacunas de emprego no seu currículo. Muitas vezes, uma lacuna de 3 a 4 meses pode ser facilmente descartada como um período de transição entre funções, especialmente se você tiver muita experiência no setor. Não chame a atenção para a lacuna ou mencione-a, a menos que o entrevistador o faça.

Se o entrevistador questionar você sobre a interrupção em sua experiência profissional, tenha uma explicação breve e honesta pronta para ir. O entrevistador raramente está procurando por uma análise aprofundada e ficará satisfeito com uma explicação da circunstância principal, por exemplo:

Preciso mudar de cidade depois do fim do meu contrato de locação e agora que minha família está estabelecida, posso voltar a trabalhar
Tive que cuidar de um familiar doente que não conseguia cuidar de si mesmo e queria dedicar toda a minha energia ao seu cuidado
Eu queria me concentrar no meu desenvolvimento profissional e tirei um tempo para atualizar meu conhecimento e compreensão da indústria como um todo, concluindo alguns cursos sobre tópicos de interesse
Eu precisava dar um passo para trás e reavaliar minha carreira e o que eu precisava fazer a seguir para crescer de forma mais holística
Eu queria garantir que a próxima oportunidade de trabalho fosse uma com a qual eu realmente me alinhasse, para que eu pudesse fazer o meu melhor para cumprir essa função. Como resultado, tenho sido mais seletivo sobre as posições para as quais me inscrevo e garanto que elas realmente ressoem com eles
Senti que seria melhor dedicar alguns meses para me concentrar na minha saúde, para poder voltar a trabalhar com uma nova perspectiva e um ímpeto renovado para atingir meus objetivos de carreira.

Destaque quaisquer insights profissionais que você adquiriu durante sua pausa
Depois de mencionar o motivo da lacuna no currículo, tente destacar algumas das lições profissionais daquele período. Leia sobre quaisquer mudanças importantes na indústria, tendências populares, software que está se tornando mais relevante, novas técnicas que estão ganhando popularidade, artigos de pesquisa que surgiram recentemente, campanhas que tiveram ou falharam, etc. Se tiver tempo, tente concluir um ou dois cursos profissionais que possam ser relevantes para sua indústria.

Se você trabalha em uma área que não necessariamente tem muitas informações para estudar ou acompanhar, concentre-se em destacar os conjuntos de habilidades que você desenvolveu durante esse período.

Destaque as habilidades que você adquiriu durante o seu intervalo
Quando se trata de tirar uma folga profissional, há muitas experiências que você pode ter que não parecem correlacionadas ao desenvolvimento profissional à primeira vista. Apesar disso, o desenvolvimento de habilidades e o crescimento do conhecimento podem acontecer até mesmo de fontes inesperadas. Enquanto cuida de um dos pais, você pode aprender habilidades de liderança, tomada de decisão, comunicação com especialistas, etc. que o ajudaram a lidar melhor com os problemas.

Se você tivesse escolhido viajar durante o intervalo, você poderia destacar como você ganhou uma perspectiva mais ampla, aprendeu sobre a importância da sensibilidade na comunicação, dominou a habilidade de negociação, etc. Não exagere na experiência e liste 15 habilidades diferentes que você adquiriu, mas tente pensar em pelo menos uma ou duas habilidades sociais ou insights que você ganhou. Se essas habilidades forem particularmente relevantes para sua nova função ou para a organização para a qual você está se candidatando, é ainda melhor.

Mantenha-se atualizado com suas redes profissionais
Mesmo quando você está desempregado, é útil tentar se manter ativo em plataformas profissionais como o LinkedIn e atualizar seu portfólio. Ao abordar lacunas em seu currículo, é mais reconfortante para o empregador quando ele pode ver evidências de que você não se desconectou totalmente da indústria e ainda pode interagir com o mesmo grau de profissionalismo.

Se você mantiver seus relacionamentos profissionais, será muito mais fácil encontrar emprego quando estiver pronto ou mostrar a uma nova organização que suas redes profissionais ainda podem ser benéficas para ela.

Concentre a conversa em seus objetivos futuros
Quando você pratica como explicar as lacunas do currículo para um entrevistador, pratique simultaneamente uma breve explicação de seus objetivos futuros também. Quando você é capaz de dizer ao empregador que "eu consegui tirar um tempo para pensar sobre minha carreira e agora sei o tipo de líder que quero ser", você pode ser capaz de mudar o foco para suas perspectivas futuras em vez de apenas analisar o passado.

Se um empregador estiver convencido de que você tem certeza de que quer voltar a trabalhar ou que trabalhou seriamente desde a última lacuna em seu currículo, ele poderá se concentrar melhor em suas qualificações.

A pressão de explicar lacunas em um currículo parece considerável, mas no mundo moderno, a maioria dos candidatos vê uma breve pausa em sua carreira em um ponto ou outro. Alguns podem ser mais longos do que outros, o que pode tornar mais difícil voltar, mas nunca é impossível. Modere suas expectativas sobre o tipo de funções que você pode ter disponíveis imediatamente, mas também não se subestime. Quanto mais confiante você estiver sobre ser qualificado para uma função, mais fácil será convencer a pessoa que vai contratá-lo.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#bemestar #Políticas #remoto #hibrido #Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #RH #Recursos #Humanos  #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #Carreira #trasição #plataformas  #trabalho #beneficios #CEO #Employer #branding #EVP #Atração #Retenção #empresas #negocios #cultura #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F

Compartilhe esse artigo: