A utilização das redes sociais como ferramenta no processo de recrutamento e seleção
O recrutamento de candidatos por uma empresa através do uso de redes sociais tornou-se uma tendência e já é considerada a principal fonte de contratações de qualidade. Na busca por talentos, as mídias sociais constituem-se um universo vasto para a observação, monitoramento, avaliação e seleção de candidatos a possíveis processos de recrutamento, o que dependerá do conteúdo que é apresentado na página do candidato em potencial.
O desafio é encontrar o candidato ideal em meio a tantos profissionais que estão conectados. A rede social para profissionais LinkedIn, por exemplo, registrou aumento de 25% em sua base de usuários no Brasil entre o final do primeiro trimestre de 2015 e maio de 2016. Ao todo, são 25 milhões de perfis. Já o Facebook registra cerca de 92 milhões de pessoas que acessam a plataforma todos os meses, número que representa quase metade da população brasileira. Mas, se a ampla gama de informações é um desafio também se constitui uma oportunidade, pois possibilita conhecer previamente o perfil dos candidatos, já que os usuários expõem nestes ambientes suas características psicológicas, valores, interesses, preconceitos e ambições, dentre outras particularidades.
É justamente o lado pessoal que as agências recrutadoras observam na hora de olhar para o perfil do candidato. Através dos posts e informações disponíveis, é possível perceber como a pessoa interage com as outras, como se comunica e se está atualizada sobre os fatos. Ao mesmo tempo, a forma como escreve revela desde seu nível ortográfico, se ela consegue defender suas ideias de forma corrente e seu nível de conhecimento. Outro fator importante a ser analisado pelo recrutador é o quanto a pessoa exibe ou preserva sua imagem pessoal.
As mídias sociais tornam-se, portanto, um ótimo ambiente para se conhecer se candidato. Nelas, se revelam várias facetas de sua personalidade, pois tratam-se de ambientes onde se tende a comportar com maior naturalidade que em outros, como, por exemplo, uma entrevista de emprego, quando se pode mudar suas opiniões de acordo com a necessidade do cargo. Claro que as redes sociais não são o único canal de informações para a seleção de um candidato, mas os dados adicionais ali disponíveis possibilitam uma avaliação mais completa e segura do perfil, de forma a ser mais assertivo no momento da contratação.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Recrutar #Soluçõespersonalizadas #EstrategiasCriativas #SaudeMental #Produtividade #Potencializar #Equipe #Indicadoresdedesempenhoorganizacional #Desdobramentodemetas #DescriçãodeCargoseSalários #Desempenhonotrabalho #EngajamentoOrganizacional #ImplantaçãodeumPlanodeCargoseSalários #EntrevistasdeEmprego #BusinessPartner #EntrevistasOnline #ComunicaçãoInternanasEmpresas #MercadodeTrabalho #GovernançacorporativaCompliance #Resiliêncianotrabalho #ReduziroTurnover