A administração de cargos, salários e carreiras e seus impactos nos resultados

A administração de cargos, salários e carreiras e seus impactos nos resultados

A troca de colaboradores resulta em custos e comprometimento do desempenho de uma empresa. Para conquistar sucesso, uma corporação depende de talentos. Para que possa atraí-los e mantê-los por longos períodos em seus quadros, deve oferecer salários competitivos e mostrar aos profissionais que a integram os caminhos que possibilitem a ascensão em suas carreiras sem que, para isso, seja necessário trocar de emprego.

Planos de carreira e salários compatíveis são formas de garantir a satisfação de colaboradores, sua motivação e assegurar sua permanência na empresa. A competição entre empresas é crescente não apenas com relação à conquista do consumidor. A disputa por profissionais também é intensa.

Gestores e o departamento de RH devem mostrar aos integrantes de cada equipe que seus esforços e preparo são valorizados e serão compensados. Nesse sentido, torna-se fundamental a adoção de um plano de carreiras.

Ao vislumbrar a possibilidade de ascensão dentro da empresa, um profissional pode optar pela permanência mesmo quando recebe uma proposta com um salário mais atrativo. A remuneração, porém, deve ser adequada e condizente com a função. Dessa forma, o RH deve desenvolver pesquisas para conhecer as práticas adotadas pelo mercado, não só com relação a seus concorrentes diretos, mas em empresas que requisitam profissionais com o mesmo perfil que os de sua corporação. Esta é uma forma de não comprometer os resultados da companhia com remunerações demasiadamente elevadas e, ao mesmo tempo, ser competitivo quanto a atração e retenção de talentos.

Particularmente em uma crise, as companhias têm de reduzir custos, o que inviabiliza a elevação de salários. Em momentos assim, a estratégia para garantir a manutenção das equipes pode se concentrar na oferta de planos de carreira. O gestor deve ter em mente que a substituição de quadros em uma empresa não só acarreta custos, mas também compromete o desempenho, no presente e no futuro, e resulta na perda de competitividade e eficiência perante a concorrência, que poderá estar em vantagem quando o mercado reaquecer.

 

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#JPeFConsultoria #JPeF #Consultoria #GestãodePessoas #RecursosHumanos #RH #InteligenciaEmocional #Lideranca#GenteGestão #TalentosHumanos

 

Compartilhe esse artigo: